Nutrição

Devo ou não devo comer de 3 em 3 horas?

Durante muito tempo, um verdadeiro mantra da boa forma ecoou aos nossos ouvidos: “Comer a cada 3 horas emagrece”. Mas os conceitos, ideias, teorias, pesquisas… tudo pode ser revisto, e modificado.

Parece que foi o que aconteceu com o tema de hoje. Veja mais nos parágrafos a seguir…

O fato é os estudiosos vão encontrando falhas; transformando o que até então era verdade absoluta em mito. Como o que diz para comer em pequenas porções, de 3 em 3 horas, a suposta fórmula perfeita para emagrecer.

Ok, pode até ser verdade, para alguns, e quando o plano é executado de forma adequada. Sim, lanchinhos a cada 3 horas ajudam a acelerar o metabolismo. Fato. Até aqui. Pode ser que isso mude mais adiante…

Mas pare e pense: como o emagrecimento pode acontecer se, ao somar as calorias, temos um número maior que o gasto diário? É matemática.

Dependendo do que ingerimos e da forma como passamos o dia, a conta nunca será favorável, mesmo dando ao corpo alimentação fracionada.

No entanto, não é raro ver alguém que conseguiu diminuir alguns números no manequim atribuir o sucesso à prática das múltiplas refeições.



Tem sentido se lembrarmos que, além de evitar que o metabolismo fique lento, ela impede que a pessoa chegue às refeições principais com uma fome de leão.

Em outras palavras, a recomendação funciona, mas nem sempre. Depende do caso, e do que cada um faz com a “fórmula mágica” da perda de peso.

Devo ou não devo comer de 3 em 3 horas? Se você comer mais do que gasta, não é uma boa ideia. Pode acontecer o inverso, isto é, o aumento de peso.

Reduzir os espaços entre as refeições não significa que podemos consumir qualquer alimento.

Comer em doses menores não libera ninguém da prática frequente de atividades físicas e do autocontrole.

Mitos, verdades e outras considerações sobre alimentação fracionada

bistrot-alimentação-saudável-dicas-720x340

Já parou para refletir se ter fome o tempo todo, a ponto de precisar comer várias vezes entre café da manhã, almoço e jantar, pode significar que você não está fazendo boas escolhas no sentido de suprir suas necessidades de energia ao longo do dia?

Tudo bem que cada caso é um caso, como dizem… entretanto, se o seu trabalho não exige esforço físico pesado, ingerir algo a cada 3 horas ou menos, pode sobrecarregar seu aparelho digestivo, estressar seu organismo. E, acredite, contribuir para o ganho de peso.

E mais: você sabe qual o seu tipo de metabolismo? Como saciar a fome de maneira adequada sem ter ideia de como seu organismo funciona e quais os alimentos ideais para o seu tipo físico?

Há quem defenda que comer de 4 a 6 vezes por dia é saudável porque passar mais de 5 horas em jejum provoca hipoglicemia. A consequência dela costuma ser mais fome em outros horários. Mas que comer de 3 em 3 horas não acelera o metabolismo, apenas dá maior sensação de saciedade.

Com isso, comemos menos, e emagrecemos. Tudo vai depender, é claro, do quanto comemos e o que ingerimos.

Dizem que, de médico e louco, todo mundo tem um pouco. Acredito que, quando o assunto é dieta, todos nós achamos que entendemos. Experimente comentar que precisa emagrecer e logo aparecem as dicas, os regimes às vezes exóticos.

Talvez existam muitas dietas justamente porque não damos conta de nenhuma delas na maioria das vezes.

Talvez não tenhamos sucesso porque acreditamos que existe um “milagre”. Mas não existe.
Devo ou não comer de 3 em 3 horas? Talvez… Na dúvida, pergunte ao seu nutricionista, ao médico especialista, para ver de que forma usar ideias, teorias, conceitos. Tudo isso muda, e você também pode mudar. Acredite!

Fica a dica!

Até o próximo post…

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */