Beleza Cabelos

Como acabar com piolhos? Confira aqui algumas dicas

Quem é que nunca sofreu com aquela coceira insuportável na cabeça por causa de piolho, não é mesmo? Principalmente na infância, a infestação desses insetos nos cabelos já incomodou muita gente, inclusive eu e você do outro lado, que está lendo esse artigo. Só de lembrar, já dá aquela coceira!

Pesquisas têm mostrado que cerca de 6 a 12 milhões de crianças no Brasil têm piolhos a cada ano, especialmente nos meses de março ou abril, quando começam as aulas nas escolas do país. Do mesmo modo, aumenta o número de pais preocupados em eliminar o inseto da cabeça da criançada.

Mas não pense que a proliferação de piolhos é restrita às crianças, ok? Apesar de a infestação por esses bichinhos incômodos ser mais comum entre os pequeninos, não significa que nós adultos também não possamos pegar os insetos.

A explicação é que os piolhos só são mais comuns na cabeça de crianças pelo fato delas ficarem mais próximas umas das outras, na escola, brincando ou até mesmo compartilhando objetos pessoais. Ao contrário dos mais crescidinhos, que raras vezes têm esse mesmo tipo de contato com outras pessoas adultas.

Portanto, não estranhe se algum dia se pegar coçando a cabeça e se deparar com um hóspede um tanto chato nos cabelos, certo? Por isso, a dica é eliminar os insetos da cabeça dos filhotes para não infestar toda a família.

Mas, como fazer isso? Como acabar com os piolhos? Continue lendo esse artigo até o final e confira dicas para se livrar dos insetos.

O que são piolhos e lêndeas?

piolho

Os piolhos são insetos de aproximadamente 4 mm de comprimento, de cor acinzentada ou transparente, chamado cientificamente de ectoparasita. Ou seja, trata-se de um parasita que vive no exterior do seu hospedeiro, que, neste caso, somos nós humanos.

Esses bichos vivem exclusivamente nos cabelos e, para sobreviverem, se alimentam unicamente de sangue humano. Por este motivo, um piolho não consegue sobreviver por mais de 48 horas fora da cabeça, o que já elimina a hipótese de ele ficar em travesseiros, na cama ou nas roupas, o que muita gente afirma por aí.

Já as lêndeas são os ovos dos piolhos. Não são o “piolho fêmea”, como arriscam dizer algumas pessoas. As lêndeas são os ovinhos colocados nos fios de cabelo pelos piolhos fêmeas, que possuem vida média de 30 a 40 dias.

Ou seja, a cada 30 ou 40 dias morre uma fêmea do piolho. Porém, antes de morrer, ela deixa cerca de 200 ovos ao longo da sua curta vida. A estimativa é de 10 ovos colocados por dia. Haja coceira!

Mitos e verdades sobre piolhos

A infestação acontece por falta de higiene: mito

Essa afirmação não passa de um preconceito! De acordo com especialistas, não existe nenhuma relação entre piolhos e falta de higiene nas madeixas. Ao contrário disso, esses insetos preferem sempre aqueles cabelos mais limpinhos, como os das crianças.

Piolhos pulam e voam: mito

Esses insetos não pulam e nem voam, apenas andam. Muitas pessoas cometem esse equívoco ao justificarem a infestação de piolhos na cabeça dos filhos. Como dissemos anteriormente, as crianças costumam ter um contato físico muito próximo e, por isso, os piolhos conseguem andar de uma cabeça para a outra sem que ninguém perceba.

Químicas no cabelo ajudam a matar os piolhos: verdade

Boa parte das tinturas para cabelos, alisamentos e hidratações tem mesmo o poder de eliminar os insetos da cabeça. Isso porque elas contêm uma série de substâncias químicas que alteram o pH dos fios, provocando a morte dos hóspedes indesejados.

Viangre é bom para matar piolhos: verdade

A mistura de água e vinagre pode mesmo matar os piolhos. O líquido contém pH ácido, que consegue deixar os insetos tontos, o que ajuda de forma bastante eficiente na remoção deles dos cabelos.

Piolhos aumentam em épocas de calor: mito

Apesar de a época mais evidente de proliferação dos piolhos ser em abril, período de muito calor, não é verdade que eles aumentam por este motivo. O calor ou o verão em si não tem nada a ver com a infestação desses bichos, apenas a volta às aulas e o maior contato físico entre crianças.

Cortar o cabelo ajuda a acabar com piolhos: verdade

Essa atitude pode apenas ajudar, mas nunca acabar com a infestação sozinha. A dica é cortar alguns centímetros dos cabelos ou raspá-los, mas também contar com outros métodos de tratamento contra os piolhos, como vamos ensiná-la mais à frente. Lembre-se que apenas o corte dos cabelos não deverá evitar novas infestações.

Piolhos ficam no travesseiro, roupas e cama: mito

Como falamos no decorrer desse post, os piolhos não conseguem sobreviver por mais de 48 horas fora da cabeça. Isso porque precisam se alimentar do nosso sangue o tempo todo.

Afinal, como acabar com os piolhos?

Existem inúmeros medicamentos e produtos fabricados especialmente para matar os piolhos. Porém, nem todos se mostram tão eficientes, fazendo com que haja novas infestações dos insetos pouco tempo depois.

Além disso, por não conhecermos bem a fórmula química de cada um deles, não se sabe ao certo a que perigos estamos nos submetendo ou as nossas crianças. Há, inclusive, várias reclamações sobre reações alérgicas e erupções causadas por esses medicamentos. É bom ficar de olho!

Neste caso, a dica é investir em remédios caseiros com produtos naturais contra os insetos. Por isso, nós separamos uma lista com algumas dicas para você preparar em casa e eliminar de vez os parasitas dos seus cabelos.

Vamos lá?!

Remédios caseiros para matar piolhos

vinagre

Infusão de folhas de eucalipto:

Basta ferver as folhas da árvore em uma quantidade de duas xícaras e deixar repousar por alguns minutos, até que a mistura esteja morna. Em seguida, aplique na cabeça, com os cabelos limpos, e massageie com os dedos em movimentos circulares. Depois, é só enxaguar.

Vinagre de maçã:

Depois de lavar os cabelos, aplique na cabeça cerca de duas ou três xícaras de água quente (ou morna, podendo ser a própria do chuveiro) com o vinagre de maçã. Se preferir, pode esperar o cabelo secar para aplicar a mistura.

Maionese:

Coloque uma colher (sopa) – ou mais, dependendo do comprimento dos fios – nos cabelos secos e sem lavar. Em seguida, coloque uma touca de banho ou um saco plástico e deixe agir por, pelo menos, oito horas.

Passado esse tempo, retire a touca e lave os cabelos com água quente (em temperatura alta, no máximo que você conseguir suportar). Depois, divida os cabelos em mechas e passe um pente fino.

Infusão de alecrim:

Basta ferver as folhas de alecrim em uma quantidade de duas xícaras e deixar repousar por alguns minutos, até que a mistura esteja morna. Em seguida, aplique na cabeça, com os cabelos limpos, e massageie com os dedos em movimentos circulares. Depois, é só enxaguar.

Óleos aromáticos:

Os mais usados para acabar com os piolhos são os de coco, anis, gerânio e jasmin. Você pode usar qualquer um deles para fazer o tratamento contra os insetos. Basta aplicar algumas gotas de óleo diretamente no couro cabeludo e esperar alguns minutos. Enxágue e lave os cabelos normalmente em seguida.

Azeite de oliva:

Esquente em uma panela ou recipiente que possa levar ao microondas uma quantidade de óleo de oliva extra virgem, de acordo com o tamanho do seu cabelo. Espere amornar e aplique nos cabelos, massageando bem os cabelos com os dedos, em movimentos circulares.

Em seguida, coloque uma touca de banho. A dica é deixar o produto agir durante a noite toda. Pela manhã, enxágüe com água quente ou morna. Passe um pente fino. Você pode repetir esse processo durante três noites seguidas para obter melhores resultados.

Outros métodos

mulher-com-secador

Secador para matar piolho:

Sim! O secador ou a chapinha podem ser boas armas para matar piolhos. Usados da forma correta, os aparelhos podem deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */