Casa Limpeza

Como acabar com ratos com 6 dicas efetivas

Como acabar com ratos

Além de desconfortável, a presença de ratos e outros insetos traz grandes perigos para saúde. Quando descobertos, o assunto como acabar com ratos logo vira tema de preocupação.

Ratos rasgam objetos e roupas, comem alimentos, são ameaças para pets e deixam o local sujo sem contar no cheiro insuportável.

Separamos as melhores dicas de especialistas para resolver de uma vez por todas este problema inconveniente de formas práticas e seguras.

Elimine as fontes de interesse dos ratos

Roedores são atraídos por comida e esconderijos. Tendo isto em mente é importante mapear os locais onde podem existir disponibilidade de alimento ou cantos para eles se esconderem.

Manter o lugar sempre limpo é uma medida simples que ajuda na prevenção. Verifique se existem cômodos ou cantos em que a limpeza não tem sido feita periodicamente ou com o cuidado necessário.

Embalagens ou restos de comida são outra fonte de atração dos ratos. Certifique-se que o local onde os mantimentos estão guardados esteja seguro contra invasões e de difícil acesso.

Procure manter alimentos em potes bem fechados. Não encontrando alimento fácil eles não terão motivos para se hospedarem onde você vive.



Outro cuidado que se deve ter é quanto ao manuseio do lixo. O cheiro e a disponibilidade de restos de comida atraem os ratos de longe.

Somente leve os sacos para a lixeira quando estiver próximo do momento da retirada, use sacos específicos (e resistentes) e verifique se é possível deixá-los em uma altura superior ao nível da rua.

Tome um cuidado extra com possíveis pelos, urina e cocô de rato. Além de sujos eles também trazem carrapatos, doenças e mal cheiro. Se encontrar, limpe imediatamente.

Como acabar com ratos

Dificulte a entrada dos roedores

Outra forma eficiente de como acabar com ratos é criando dificuldades para que eles tenham acesso aos ambientes interiores.

Primeiramente, faça uma inspeção visual procurando identificar fendas, buracos, rachaduras, espaços nas portas e janelas e outras possibilidades de passagens dos invasores.

Utilizando cimento, massa corrida, fitas, colas ou outra forma de vedação feche as aberturas destes caminhos. É importante acompanhar os dias seguintes pois é comum que eles façam buracos onde você vedou para conseguirem escapar.

Uma estratégia intermediária é, quando identificada a entrada e a saída do caminho, vedar um dos lados e no outro colocar um pedaço de pano. Assim, depois de alguns dias eles afastarão o pano na fuga e basta agora fechar em definitivo.

Utilize armadilhas

Atualmente é possível encontrar diferente tipos de armadilhas e ratoeiras. Cada uma tem uma finalidade específico e usos diversos. Existem desde aquelas que são feitas para prender o roedor até aquelas que visam oferecem veneno.

O tamanho e o tipo de armadilha que será utilizada dependerá, principalmente do local onde ela ficará disposta. Converse com algum especialista da loja que ele saberá indicar o melhor tipo dependendo da sua necessidade.

Geralmente, recomenda-se que não se utilize armadilhas que prendem o roedor em espaços internos como dentro de casa. Oferecer veneno é um recurso mais prático pois você não terá que lidar com o animal depois de capturado.

Com certa criatividade também é possível criar armadilhas caseiras, mas como explicamos, prender o bicho cria outro problema: o que fazer com ele. Especialistas recomendam jogar em outro local longe já que matar ele só atrairá mais invasores.

Além das armadilhas também existem diversos modelos de repelentes que tem por objetivo afastar os invasores para bem longe.

Um mecanismo moderno e mais higiênico de lidar com a questão é recorrendo aos aparelhos que transmitem sons ultrassônicos que não agridem aos ouvidos humanos, mas que são insuportáveis aos invasores.

Ajude os predadores naturais dos ratos

Uma maneira natural de como acabar com os ratos é usando a lógica da natureza a seu favor. Assim como todos os outros animais os roedores também possuem predadores naturais que os perseguem e os afugentam.

Manter um gato em casa é a maneira mais simples de “vigiar” o espaço. Ainda que o felino não abata nenhum rato somente sua presença servirá para manter eles distantes.

Porém nem todos os gatos são interessados em caçar roedores. Um truque que você pode recorrer é pedir para quem tem um gato um pouco de areia da caixa com urina. O cheiro vai causar o mesmo efeito de repelir os roedores.

Locais que em pássaros soltos visitam constantemente também possuem muito menos ratos. Existem espécies que são predadores naturais como corujas e aves de rapina. Se na sua região há presença destes pássaros crie abrigos para atrair eles.

Como acabar com ratos

Repelentes naturais e venenos industriais

A cultura popular possui diversas receitas de misturas feitas com plantas que geram repelentes naturais ou até matam estes bichos indesejáveis.

Pedaços de cebola fatiada, naftalina, spray de hortelã, urina de gato, fezes de vaca, óleo de hortelã são alguns exemplos de estratégias naturais para manter eles devidamente afastados.

Ao mesmo tempo é cada vez maior a oferta de repelentes e venenos industrias, em lojas e sites especializados encontra-se produtos específicos. Certifique-se da maneira correta de usar estes recursos sem correr riscos à sua saúde.

O uso de raticidas que demoram para fazer efeito é uma estratégia interessante pois fará com que o bicho não morra no local onde encontrou a isca. Neste sistema, ele levará o veneno para sua toca afetando e afastando outros ratos.

Cuidados ao lidar com ratos

Apesar de ser possível utilizar métodos de como acabar com ratos de forma caseira o mais recomendável é contar com a ajuda e orientação de especialistas. Eles saberão identificar a extensão do problema e apontar as melhores soluções.

Outra questão que deve ser observada é a possibilidade de contato direto com o rato ou seus efeitos diretos. Deve-se evitar ao máximo entrar em contato urina e das fezes deste animais e caso ocorra a limpeza imediata se faz necessária.

Os carrapatos são outra praga que vem junto com a presença de ratos. Verifique locais próximos e objetos que possam ter sido contaminados e limpe-os com atenção.

Como dissemos, é preferível não matar ou aprisionar os roedores. O sangue do animal pode transmitir doenças e o contato com ele vivo pode ser perigoso.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */