Beleza Cabelos

Como clarear o cabelo com camomila? Veja passo a passo e dicas

Os fios claros e bem iluminados são os favoritos entre as mulheres brasileiras, principalmente no verão, período do ano em que os dias são mais quentes e predominantemente ensolarados, dignos de um cabelo com a cara da estação.

Para isso, existem no mercado de cosméticos vários produtos, entre tinturas e tonalizantes, que ajudam para que a mulherada alcance as nuances de fios loiros com maior facilidade, podendo sair em poucas horas do salão de beleza com um look totalmente novo e dourado.

No entanto, como esses mesmo produtos e procedimentos químicos usados para clarear o cabelo, como a descoloração e coloração, possuem entre os seus componentes substâncias químicas agressivas – amônia e o tioglicolato – que, apesar de darem o efeito iluminado e claro aos fios logo de imediato, também podem danificar em muito a fibra capilar, nem todas as mulheres estão dispostas a passar pelo processo de clareamento capilar.

Isso porque os cabelos tendem a ficar mais ressecados e quebradiços após o procedimento, o que pode assustar as vaidosas de plantão, exigindo uma mudança drástica na rotina de cuidados com os cabelos, além da possibilidade de causar um efeito repentino e exagerado nos fios, e não gradativo, como deveria ser.

Por isso, muitas pessoas têm procurado formas alternativas aos produtos e procedimentos químicos para clarear o cabelo naturalmente, sem precisar agredir tanto os fios, como é o caso do clareamento com camomila, que você vai aprender como fazer no nosso artigo de hoje.

A erva é considerada um eficiente método de clareamento capilar, sendo utilizada desde os tempos da “vovó” para conseguir madeixas claras e douradas em casa, sem precisar ir ao salão de beleza.

Quer saber como clarear o cabelo com camomila? Então, continue lendo esse post até o final e confira o passo a passo e dicas de como realizar o procedimento em casa, sem danificar as suas madeixas. Vamos lá?

Camomila clareia mesmo o cabelo?

A camomila é rica em propriedades digestivas e calmantes, sendo utilizada como remédio natural para prevenir e tratar diversas enfermidades. No entanto, o seu uso não se restringe apenas aos cuidados com a saúde.

O fato é que muitas mulheres ainda desconhecem os efeitos desta poderosa planta nos cabelos, que podem não só ficar mais claros e bonitos, como também menos oleosos.

Os seus benefícios à beleza e saúde capilar se devem às suas propriedades adstringentes, que atuam na pigmentação dos fios e, ainda, na diminuição da produção de sebo (oleosidade natural) no couro cabeludo.

Os seus efeitos e dão graças a dois elementos presentes na composição da planta: a apigenina e o azuleno. A primeira trata-se de um pigmento amarelo natural, que se deposita nos cabelos, conferindo a coloração amarelada.

Já a segunda, graças à sua coloração violácea, tem a função de neutralizar a coloração amarela pelo efeito óptico de raios de cores complementares, que se anulam, produzindo o branco.

Por isso, ela pode ser uma alternativa aos produtos e procedimentos químicos para clarear os cabelos de forma natural, sem danificar a fibra capilar e causar o ressecamento e quebra dos fios. É possível conseguir até dois tons mais claros que a cor natural dos fios.

Porém, vale ressaltar que o clareamento capilar com camomila é gradativo. Ou seja, você não vai ficar loira da noite para o dia, como acontece com o processo de clareamento químico. Ao contrário disso, serão necessárias paciência e dedicação para deixar os fios claros aos poucos, sem pressa, com algumas sessões no seu dia a dia.

Essa é uma das vantagens da erva em relação aos demais tipos de clareamento, uma vez que, como os cabelos ficam claros de forma gradativa, você não vai precisar se preocupar com uma mudança drástica e repentina no visual e com o “choque” que ela pode causar na frente do espelho.

Qualquer pessoa pode clarear o cabelo com camomila?

Essa é uma dúvida que cerca muitas morenas que desejam aderir aos fios mais claros e iluminados, mas sem passar por procedimentos químicos agressivos. No entanto, a resposta, infelizmente, é NÃO, o clareamento com camomila não funciona em todos os cabelos.

Principalmente nos fios mais escuros, como pretos ou castanho-escuros, o procedimento pode não trazer resultado nenhum, uma vez que a planta não tem o poder de descolorir o cabelo, como acontece com as tinturas e tonalizantes.

Neste caso, a camomila é mais indicada para cabelos loiro-escuros ou castanho-claros, sendo possível conseguir até dois tons mais claros que a cor natural dos fios, como falamos anteriormente, o que confere uma luminosidade extra às madeixas já claras.

Porém, vale ressaltar que o clareamento com camomila também não funciona em cabelos com algum tipo de química. Somente cabelos com fios claros naturais conseguirão um melhor resultado.

Além disso, a plantinha também pode ser usada para clarear os pelos do corpo, no caso das mulheres que gostam de aderir ao famoso “banho de lua”, descolorindo os pelos para dar um efeito mais dourado à pele, só que de forma natural.

Inclusive, se você está grávida e adora ficar com os pelos do corpo loiros, a camomila pode ser uma ótima opção, já que ela possui propriedades medicinais e não deve fazer mal algum à sua saúde e do bebê. Além de clarinhos e dourados, os seus pelos ficarão com mais brilho e vitalidade.

Como clarear o cabelo com camomila? Veja passo a passo

Agora que você já sabe os benefícios e ação da camomila nos cabelos, chegou a hora de aprender como realizar o processo de clareamento com esta poderosa erva nas suas madeixas. Fique de olho no passo a passo e dicas que vamos te ensinar a seguir para não errar na hora de deixar os seus fios claros em casa.

O clareamento capilar é feito a partir do chá de camomila, que deve ser feito da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 xícara de flores de camomila (os saquinhos também servem);
  • ½ litro de água fervente.

Como fazer

Coloque as flores de camomila em uma panela e espere até começar a ferver. Em seguida, desligue o fogo e tampe o chá, deixando descansar por alguns minutos até você começar a aplicar nos cabelos.

Passo 1: O primeiro passo para clarear o cabelo com camomila é umedecer os fios com o chá e deixar a bebida agir por cerca de 20 minutos.

Passo 2: Enquanto isso, tome um pouco de sol, que irá acelerar o processo de clareamento dos cabelos, uma vez que reagirá com a camomila. A exposição solar só deve acontecer até que os cabelos fiquem secos. Depois, siga para o próximo passo.

Passo 3: Passado esse tempo, basta lavar os cabelos normalmente com o shampoo e condicionador que você utiliza no dia a dia.

Passo 4: Em seguida, é preciso fazer uma hidratação, aplicando uma máscara de tratamento bem hidratante. Prontinho! Os primeiros resultados já ficarão visíveis quando o cabelo estiver completamente seco.

Dicas importantes

  • Para obter os resultados desejados com o clareamento, é preciso que o processo de clareamento capilar seja realizado pelo menos duas vezes na semana.
  • Caso queira potencializar os efeitos do clareamento com a camomila, basta inserir na rotina de cuidados com o cabelo um shampoo clareador e um produto específico para fios claros.
  • Não se esqueça de fazer uma hidratação, pois os fios podem ficar com aspecto mais ressecado com a exposição solar. E por falar nisso…
  • Tome bastante cuidado com o tempo de exposição dos cabelos ao sol, pois o excesso pode queimar os seus fios. O período certo para tomar o banho de sol é apenas até a secagem normal das madeixas.
  • A exposição solar é bastante necessária para o clareamento capilar, uma vez que ela ativa a camomila e aumenta a oxidação dos pigmentos (naturais ou não) do cabelo.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */