Casa

Como colocar papel de parede: passo a passo descomplicado

Quando pensamos em reformar a casa ou dar um up no ambiente, logo pensamos na trabalheira que isso demanda. Usar tinta comum, massa corrida, lixar parede, enfim a lista de tarefas é grande. Felizmente, porém, hoje existe uma opção mais barata e menos custosa que é decorar a parede com um papel específico. Mas como colocar papel de parede?

Essa é uma dúvida bastante comum para aqueles que são apresentados pela primeira vez a esse novo conceito. A boa notícia é que não é necessário ser nenhum profissional para fazer uma boa reforma com papel de parede.

De modo geral, basta escolher a decoração ou cor que gostaria de usar em sua parede e aplicar seguindo alguns passos simples. Hoje em dia existem opções com estampas, cores e texturas diferentes. A seguir apresentamos os passos para fazer a aplicação de maneira correta.

Lista de materiais

Antes de pensar em como colocar papel de parede, procure ter em casa alguns materiais básicos para que o acabamento fique perfeito e a aplicação seja facilitada.

Você vai precisar de itens como, uma escada, um recipiente em que possa diluir a cola, fita métrica, tesoura, pincel de pintura, estilete, um pano seco, cola de papel de parede em pó, espátula, esponja e cola branca.

Preparo da parede

De posse dos materiais, é observar se há necessidade de fazer reparos na parede. Se ela apresenta rachaduras ou calosidade, o ideal é usar um pouco de massa corrida, pintar e só então aplicar o papel, pois o pó da massa pode grudar no papel e ele não colar corretamente.



É importante dizer que a restauração da parede deve ser realizada até sete dias antes do início da aplicação do papel de parede. Caso sua parede esteja em perfeitas condições, tudo o que tem a fazer é limpá-la e umedecer um pano, passando sobre ela para tirar o pó e começar a aplicar o papel.

Tire as medidas

Para evitar erros, procure medir o tamanho da parede a fim de verificar o quanto de papel será utilizado. Isso facilitará até na hora de fazer os reparos em janelas e tomadas.

Com a fita métrica tire as medidas, tanto da altura quanto de largura, pois dependendo o modelo de papel pode ocorrer uma variação. Para medir de forma correta, procure começar pelo rodapé e terminar na gola do gesso ou início do forro.

Hora de cortar

O próximo passo para saber como colocar papel de parede é aprender a cortar. Para isso é bom verificar ao certo a metragem especificada da largura do papel, pois possui largura fixa. Por isso é importante saber as medidas da parede, isso ajuda a cortar o tamanho certo para não perder papel.

Sempre que for cortar, procure deixar 10 centímetros de folga, sendo reservado 5 para a parte superior e 5 para parte inferior. Caso o papel de parede seja estampado, o ideal é deixar com 10% a mais no comprimento, dessa forma poderá casar as estampas.

Na prática, portanto, se o comprimento da parede for 270 cm você deve acrescentar mais 27 cm totalizando 297 cm.

Cuidados na hora de manusear a cola

No momento em que for trabalhar com a cola é importante forrar o chão, evitando que suje com respingos. Se cair um pouco não chão não tem problema, pois não irá manchar, mas pode fazer muita sujeira.

No momento em que aplicar a cola no papel de parede, o indicado é juntar as pontas, colocando cola com cola. Depois é só esperar cerca de cinco minutos caso seu papel de parede seja importado e dois minutos caso ele seja nacional. Em seguida passe a cola novamente, dobre o papel novamente e o aplique diretamente na parede escolhida.

Cola branca

O próximo passo de como aplicar papel de parede é trabalhar com a cola branca, ela será usada nos cantinhos da parede, sendo aplicada tanto no canto de cima como no de baixo. Dessa forma podemos garantir que o papel não se soltará com facilidade.

Em caso de parede com tinta lavável ou impermeável, procure aplicar a cola branca misturada dessa forma: dilua 100 gramas da cola de papel em pó em dois litros de água. Não se esqueça que essa mistura deve ser preparada um dia antes.

No momento em que for realizar a aplicação, adicione 200 ml da cola branca à mistura. Mas não se esqueça que esse passo é indicado apenas para o caso de parede com tinta impermeável.

Alguns papeis necessitam que se passe a cola branca por toda parede, por isso no momento em que for comprar procure se informar com o vendedor se esse passo será necessário.

Hora de aplicar na parede

Na hora que começar a aplicar, nossa dica é que comece a aplicação na parte de cima da parede, fazendo o encaixe dos cantos e não se esquecendo da sobra na parte superior. Use as mãos e comece ajeitando os cantos, deixando posicionado da forma correta.

Nesse momento use a escova e passe a escovar o papel iniciando do centro e direcionando para fora, assim irá remover as bolhas. Não se preocupe com as bolhas menores, não se trata de ar e sim de excesso da cola, que logo vai secar, isso pode demorar de dois a três dias. Procure pressionar e emenda usando o polegar, isso evita que suba futuramente.

Pequenas bolhas

Jamais use uma espatula a fim de eliminar as bolhas do papel, pois isso pode fazer com que o papel seja danificado, ou poderá retirar a cola. Caso não saiba, essas bolhas em excesso ajudam garantir que o papel seja fixado adequadamente, como dito antes, com até três dias elas tendem a desaparecer.

Retire as sobras

No momento de eliminar o que está sobrando do papel, os profissionais recomendam usar apenas a espátula e o estilete de forma delicada e precisa. Isso ajuda garantir um acabamento mais harmonioso.

Cuidados com as tomadas e interruptores

Para um bom acabamento em interruptores e tomadas, o indicado é desparafusar cada um deles, e no momento da aplicação do papel, usar o estilete para fazer o recorte.

A dica é recortar esses detalhes assim que chegar nesse ponto, assim será mais fácil de saber onde deve ser recortado. Procure parafusar os interruptores e tomadas após uma hora da aplicação do pepel.

Use as esponjas

O ultimo passo de como colocar papel de parede é usar a esponja para eliminar a cola. Ela pode deixar manchas no papel caso permaneça sobre ele. A dica é usar esponja umedecida apenas com água e passar apenas nas emendas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */