Moda

Carreira de modelo: veja dicas importantes para começar

Tecnicamente, uma pessoa começa a carreira de modelo quando é aprovada por uma agência especializada. Se essa é a sua intenção, hoje vou mostrar como fazer a estreia oficial e várias outras dicas para aumentar suas chances de sucesso.

É nas agências de modelos que produtores de moda, publicidade, televisão e estilistas procuram alguém que possa encaixar direitinho em cada projeto.

Para fazer parte desse reduto da beleza, é preciso atender a alguns requisitos. Beleza e boas medidas como altura contam, certamente, mas cada empresa tem critérios próprios ao selecionar uma moça (ou rapaz) para compor o chamado casting ou elenco. Isso varia em função da área de atuação de cada agência.

Dicas e cuidados ao procurar uma agência de modelos

É importante que a modelo crie vínculo em somente uma agência. Do contrário, poderá ser excluída antes mesmo de iniciar.



Basicamente, a agência à qual você pertencer vai determinar o que é bom ou não para a sua carreira de modelo. Portanto, vá com calma! E tenha consciência do seguinte: se não for descoberta via concurso, terá que passar por uma rigorosa avaliação dos diretores e bookers.

A função de uma empresa desse tipo é mostrar você ao mercado, aos contratantes, para que seja chamada para trabalhar. Cabe aos agentes indicar o visual perfeito para você ganhar destaque, um fotógrafo para produzir seu book e o momento certo de ser vista pelos clientes.



Confira mais dicas para começar na carreira de modelo profissional:

• Verifique o ranking oficial das melhores agências de modelos, para evitar problemas e desilusões.

• Contate uma empresa por vez, aguardando a resposta antes de buscar a próxima agência de modelo. Sair “atirando” para todos os lados deixa impressão ruim. Você pode não ser levada muito a sério…

• Agende sua entrevista antes de sair. Geralmente, os escritórios escolhem dias específicos só para as chamadas new faces ou modelos novatos. Evite perder viagem e criar constrangimento que possa atrapalhar sua entrada no mercado.

• Não tenha pressa de fazer book fotográfico antes de ser aceita pela agência de modelos. Cada uma pede seu próprio material. Não gaste dinheiro à toa. Afinal, ele sairá do seu bolso. Fotos amadoras (1 de rosto e 1 de corpo) já são suficientes para a triagem inicial. Elas mostram a pessoa como ela realmente é.

• Controle sua ansiedade durante a entrevista – e depois também. Às vezes, a resposta não é dada na hora porque depende de uma avaliação de vários profissionais. Cada caso precisa ser delicadamente avaliado até chegar à conclusão de que você pode ou não seguir em frente.

• Se a resposta for sim, aí você terá as informações sobre as providências a serem tomadas. Por exemplo: emagrecer, engordar, cortar ou pintar os cabelos, cuidar da pele, etc. Isso é necessário porque os profissionais ficam em contato direto com os clientes e, portanto, podem dizer como ninguém o melhor visual para que você tenha trabalho.

• Depois de concluída a transformação, é hora de partir para o book fotográfico com os profissionais indicados pela sua agência. O objetivo é que o material tenha a qualidade desejada para que o novo rosto da empresa conquiste seu espaço.

Como você pode ver, a agência de modelos tem a responsabilidade de representar seu casting no mercado. O que inclui testes para comerciais de tevê, passarela, campanhas publicitárias em diversas mídias, entre outros serviços que dependem da imagem, mas de muito profissionalismo e disciplina também.

A carreira de modelo atrai muita gente devido todo o glamour atribuído à ela. Porém, nem tudo é luxo, festa e diversão. E nem todos têm os diferenciais necessários para brilhar no mundo da moda e da beleza, infelizmente.

No entanto, quando as características certas de uma modelo dedicada encontram uma equipe afinada, podem, sim, dar origem a uma grande estrela. Que tal tentar? Agora você já sabe como começar uma carreira de modelo!

Boa sorte e até a próxima…

Sobre o autor

Fatima