O açaí é sucesso nas academias entre atletas e pessoas adeptas à boa forma. Além de suas propriedades nutritivas, a frutinha de origem amazônica é capaz também de fornecer uma excelente carga energética ao corpo, ideal para quem precisa de disposição e resistência para aguentar os treinos diários e pesados.
Isso porque ele é rico em uma série de nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas do complexo B (B1 e B2), C, E, ferro, fósforo, cálcio, além oferecer ao corpo uma boa fonte de fibras, carboidratos, lipídios e proteínas, que possuem como função promover o bom funcionamento do organismo, prevenindo e tratando uma série de males que prejudicam a nossa saúde. Veja abaixo alguns dos principais benefícios do açaí:
- Protege o coração;
- Ajuda na perda de peso;
- Aumenta a imunidade;
- Melhora a saúde da pele;
- Combate o envelhecimento precoce;
- Oferece mais energia e disposição ao corpo;
- Reduz as câimbras e dores musculares;
- Fortalece os ossos e os dentes;
- Previne o câncer;
- Aumenta o apetite sexual;
- Melhora a saúde mental;
- Diminuir o colesterol ruim;
- Melhora a digestão;
- Combate doenças respiratórias;
- Previne e trata inflamações no organismo;
- Melhora o desempenho esportivo.
No entanto, para obter todos esses benefícios, é preciso consumir o açaí de forma adequada para não sofrer com os malefícios à saúde causados pelo seu excesso na alimentação. Afinal, apesar de super benéfica à saúde, assim como qualquer outro alimento, ingerir a fruta em excesso também pode afetar o funcionamento adequado do organismo e, portanto, trazer à tona uma série de problemas graves.
Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender algumas dicas de como consumir açaí corretamente para aproveitar os seus efeitos positivos no corpo, ficar livre de doenças, emagrecer e, ainda, aumentar o seu desempenho esportivo durante os treinos na academia. Vem comigo!
Cuidado com o açaí de supermercados
É comum que muitas pessoas queiram se beneficiar dos poderes do açaí comprando aqueles potes industrializados nos supermercados. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com esses produtos, pois eles podem ser verdadeiras “bombas” calóricas disfarçadas de “bom açaí”.
Muitos deles possuem apenas 5% dos nutrientes reais da fruta e, ainda, contêm em sua composição a adição de xarope de guaraná, considerado um ingrediente super calórico por se tratar nada mais nada menos que açúcar puro com conservantes e outros produtos que o tornam artificial. O resultado é de uma maior carga de açúcares no sangue, o que pode causar picos de insulina e levar ao desenvolvimento da diabetes.
Portanto, fique sempre de olho na composição e valor nutricional desses potes de açaí antes de levá-los para casa.
Evite misturas calóricas no seu açaí
Principalmente no caso de quem gosta de consumir açaí na tigela, que nada mais é que a pasta da fruta, a dica é evitar o excesso de ingredientes na hora de compor a sua sobremesa, principalmente as mais calóricas, como leite condensado, granola, paçoca, xarope de guaraná, entre outros.
Adicionar todos esses ingredientes de uma só vez no seu açaí poderá deixar a sua tigela com um teor calórico de pelo menos 1000 calorias. Por isso, principalmente se você quer emagrecer, a dica é consumi-lo puro. Ou seja, quanto mais natural o seu açaí estiver, maior será a sua qualidade e, portanto, melhores serão os benefícios para a sua saúde e silhueta!
Fique de olho na quantidade diária recomendada
O açaí deve ser consumido com moderação para apresentar reais efeitos positivos no corpo. Por isso, evite o excesso! Se você optar por consumir a pasta, ou seja, o famoso açaí na tigela, a recomendação é para que se tome apenas 1 pote/tigela por dia, com 100 a 200 gramas, de 3 ou 4 vezes na semana apenas.
A dica é ter em mente que a quantidade deverá ser sempre o equivalente a 6% do consumo diário de calorias, independente se for nas versões in natura, pasta ou em receitas. Além disso, no caso de quem prefere o açaí na tigela, é preciso que ele substitua uma refeição do dia.
Para não ter dúvidas quanto à quantidade diária ideal para o seu caso em específico, a dica é consultar a opinião de um nutricionista. Somente ele poderá indicar o quanto de açaí deve consumir no seu cardápio de acordo com a sua altura, peso, estilo de vida e objetivo para com o próprio corpo!
Receitas com açaí
Agora que você já sabe das melhores dicas para consumir açaí e aproveitar todos os seus benefícios, chegou a hora de aprender algumas receitas para inseri-lo no seu cardápio diário. Anote-as aí e corra já para a cozinha para prepará-las!
1 – Suco de açaí
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de polpa congelada deaçaí;
- 200 mL de água.
Como fazer:
Retire a polpa de açaí do congelador e espere até que ela descongele por completo. Em seguida, disponha-a em um liquidificador junto com a água e bata bem até obter uma mistura líquida. Está pronto o seu suco! Você pode tomá-lo sempre que sentir a necessidade de repor as energias ou quando for malhar.
2 – Vitamina de açaí
Ingredientes:
- 2 copos americanos com polpa de açaí descongelada;
- 2 bananas picadas;
- 2 copos na mesma medida de leite;
- 2 colheres de açúcar ou adoçante.
Como fazer:
Para fazer a vitamina é bem simples! Basta colocar todos os ingredientes em um liquidificador e batê-los por cerca de 2 minutos ou até que estejam totalmente triturados. Em seguida, disponha a mistura em copos e sirva à vontade!
3 – Brigadeiro de açaí
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 pacote de confeito colorido ou castanha-do-Pará moída;
- ¼ l de açaí grosso;
- 1 colher de margarina.
Como fazer:
Primeiro, coloque o leite condensando e o açaí em uma caçarola e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até obter o ponto, ou seja, quando aparecer o fundo da panela. Em seguida, unte com margarina um prato e derrame o brigadeiro.
Espere esfriar, enrole as bolinhas e passe-as no confeito. Disponha-as em forminhas de papel e leve os brigadeiros para gelar. Depois, é só servir à vontade!