Nutrição Vegetais

Como consumir alcachofra? Veja passo a passo e receitas

A alcachofra é uma hortaliça de origem europeia ainda pouco conhecida entre os brasileiros, mas que pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como você leu anteriormente em um dos nossos posts.

Isso porque ela é rica em nutrientes importantes ao bom funcionamento do corpo, como vitaminas ABC, e minerais importantíssimos, como enxofre, cobre, iodo, ferro, cálcio, fósforo, sódio, zinco, potássio e manganês, que podem ajudar a prevenir e tratar diversos males, além de ser um excelente emagrecedor natural. Entre os poderosos benefícios da alcachofra para a saúde, podemos citar:

  • Melhora a digestão;
  • Reduz o colesterol;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Previne e trata o câncer;
  • Ajuda na gravidez;
  • Fortalece os ossos;
  • Cura a ressaca;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora a saúde mental.

No entanto, no caso de quem nunca comeu uma alcachofra antes, pode ser difícil saber o que fazer ao se deparar com o seu preparo e forma de consumo. Algumas pessoas arriscam ingeri-la através de um procedimento intuitivo, no qual coloca-se apenas as folhas na boca e mastiga-se. Nunca faça isso, ok?

Esse modo de consumo pode ser bastante perigoso à saúde, já que as suas fibras duras e folhas com pontas afiadas podem causar problemas irreversíveis no sistema digestivo por completo. Portanto, no nosso artigo de hoje, você vai aprender como preparar e consumir alcachofra de forma correta. Vem comigo!

Como consumir a alcachofra?

Para obter todas as propriedades e benefícios da alcachofra, especialistas recomendam que o seu consumo seja feito nas versões à vapor ou cozida. Há quem prefira também o chá de alcachofra, apesar de a bebida não possuir a mesma quantidade de fibras do produto em sua forma in natura ou de suas cápsulas.

Para preparar o chá, basta adicionar 3 colheres de sopa da planta seca a 1 litro de água e ferver por alguns minutos. Tome em seguida. Já no caso das cápsulas, elas são bastante utilizadas por quem quer eliminar alguns quilos extras. Elas podem ser encontradas em diversas lojas de produtos naturais e devem ser ingeridas apenas duas unidades, pelo menos 3 vezes ao dia.

No caso de quem optar pela alcachofra cozida ou a vapor, a dica comê-las acompanhadas de um pouco de azeite de oliva e vinagre de maçã. O seu prato vai ficar ainda mais saudável!

Cuidados na hora de comprar

A melhor forma de consumir alcachofra é na sua versão in natura. No entanto, na hora de comprar a planta, é preciso manter alguns cuidados antes de comprar o vegetal.

Por isso, ao chegar até um supermercado ou feira de produtos naturais, a dica é cuidar para que suas folhas estejam muito abertas e, ainda, para que sua coloração não esteja amarronzada. A alcachofra madura é flexível, o que se verifica ao segurar o talo e sacudi-lo levemente.

Passo a passo para cozinhar e comer alcachofra corretamente

Agora que você já sabe quais são as melhores maneiras de como consumir alcachofra, chegou a hora de aprender como prepará-la corretamente para não arriscar a sua saúde. Veja, a seguir, o passo a passo para cozinhar alcachofra:

Passo 1: Primeiro, corte as pontas afiadas das folhas com uma faca ou tesoura. Isso não é obrigatório, mas facilita bastante comer a alcachofra mais tarde.

Passo 2: Em seguida, basta ferver a alcachofra em água com sal ou a vapor, por um período de 20 a 45 minutos, até que ela fique macia. A dica é não cobrir a panela quando estiver fervendo, pois, se isso acontecer, os ácidos presentes na alcachofra não conseguirão sair e a deixarão marrom.

Passo 3: No caso de quem optar por cozinhá-las no microondas, deve fazer isso de forma individual e embalar as alcachofras em plástico, de 8 a 15 minutos, ou colocá-las na panela de pressão por 20 minutos. Para saber se está no ponto, basta puxar uma folha e, se ela sair facilmente, pode retirar os vegetais do aparelho.

Passo 4: Agora, deixe as alcachofras escorrendo de cabeça para baixo.

Passo 5: Depois disso, o próximo passo é remover as folhas exteriores uma por uma e segurá-las como uma batata chip. Ao observá-la, você verá claramente a parte comestível. O vegetal tem uma cor mais clara e está na base da folha, onde estava ligada ao coração.

Passo 6: Em seguida, é só banhar a base da folha no molho oferecido. Geralmente, os molhos que mais combinam com a alcachofra cozida é a maionese, Ranch, alho e manteiga, manteiga derretida, azeite de oliva, óleo, sal e vinagre.

Passo 7: Morda gentilmente ou raspe com os dentes a parte macia da folha, colocando-a na boca e unindo os maxilares para puxá-la para fora. A “parte boa” vai se separar facilmente da parte mais fibrosa e dura e, desta forma, você vai poder saborear a parte gostosa.

Passo 8: Conforme for mordendo, basta descartar as folhas em um recipiente ou formando uma pilha no seu prato.

Passo 9: Continue mordendo até chegar às folhas menores do centro, que não têm muita polpa. Essas folhas são um pouco diferentes das folhas exteriores e, normalmente, são um pouco translúcidas e arroxeadas.

Passo 10: Feito isso, a próxima coisa a se fazer é arrancar as folhas centrais. Dependendo do quão cozidas estejam as alcachofras, pode-se remover todas as folhas de uma vez para uma última mordida com molho (não coma as pontas afiadas). Isso porque essas folhas cobrem uma camada fina sobre o coração da alcachofra, que contém espinhos.

Passo 11: Em seguida, é preciso remover o fundo fibroso, batendo suavemente com um garfo ou com a parte cortante de uma faca até chegar ao coração. Fique atenta! Esse é um passo muito importante e muita gente comete erros sem as instruções adequadas.

Passo 12: Prontinho! Agora, é só comer o coração. O coração da alcachofra é a parte mais nobre e, na maioria das vezes, a única parte que os chefs usam em suas receitas. Por outro lado, em casa, você pode saborear toda a alcachofra. Aproveite!

Dicas importantes para consumir alcachofra

Depois de aprender passo a passo como preparar e consumir alcachofra, também é preciso ficar de olho em algumas dicas para não errar na hora de saborear a refeição. Confira as principais delas:

  • Uma dica é passar a alcachofra em uma tigela pequena de manteiga derretida antes de comer.
  • Fazer a alcachofra a vapor, em fogo médio, vai deixá-la mais saborosa.
  • Alcachofras também podem ser recheadas.
  • Não jogue o talo fora, pois ele pode ser quase tão saboroso quanto o coração. Depois de cozido, basta remover as partes duras e fibrosas e coma o resto com o coração.
  • Se você não for intolerante à lactose, experimente alcachofra com queijo parmesão. Fica ótima!
  • Alcachofras podem ser comidas frias ou quentes.

Receitas com alcachofra

Até aqui, você já sabe tudo sobre como consumir e preparar alcachofra. Agora, veja algumas opções de receitas para incluir o vegetal no seu cardápio com muito sabor!

Risoto de alcachofra

Ingredientes:

  • 2 xícaras dearroz arbório, próprio para risoto;
  • 3 colheres (sopa) demanteiga (não use margarina);
  • ½ cebolabranca picada em pedaços bem pequeninos ou ralada;
  • 1 vidro de fundos dealcachofra em conserva (sem o líquido e picados);
  • 1 ½ xícara de vinho branco seco;
  • 1,5 litro de caldo delegumes (aproximadamente);
  • 1 punhado de salsa picadinha;
  • Queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto.

Como fazer:

Primeiro, prepare o risoto normalmente. Em seguida, depois que ele atingir o ponto al dente, ou quase cozido, adicione as alcachofras. Depois que o arroz estiver cozido, de acordo com o seu gosto, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de manteiga, a salsinha e o parmesão ralado.

Feito isso, deixe descansar por uns 3 minutos e sirva à vontade em seguida.  Bom apetite!

Espaguete com tomate e alcachofra

Ingredientes:

Para fazer a massa:

  • 4 mini-alcachofras;
  • 2 dentes dealho picados;
  • 100 gramas de espaguete;
  • ¼ de xícara (chá) de azeite;
  • Sal epimenta-do-reino a gosto;
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de manjericão;
  • 1tomate sem pele e sem sementes picado;
  • ¼ de xícara (chá) desalsa picada.

Para decorar:

  • Ramos de alecrim.

Para regar:

  • 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem.

Como fazer:

O primeiro passo é lavar as mini-alcachofras e retirar as folhas externas mais duras. Em seguida, corte-as ao meio e cozinhe-as em água fervente pelo tempo aproximado de 20 minutos ou até ficarem macias. Deixe-as escorrer e reserve.

Enquanto isso, em uma panela, coloque 2 litros de água para ferver junto com meia colher (sopa) de sal e cozinhe o espaguete até ficar al dente. Escorra o macarrão e reserve também.

Agora, refogue o alho em uma frigideira ao fogo médio e com um pouco de azeite. Junte o tomate, a alcachofra, a salsa e o manjericão. Deixe cozinhar, mexendo às vezes, por três minutos. Tempere com sal e pimenta.

Por último, despeje o macarrão em uma travessa e acrescente o molho. Mexa bem e regue com o azeite no momento de servir. Decore com o alecrim.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */