O figo está entre os alimentos mais antigos cultivados pelo homem. Com sabor doce e suculento, além de sua textura lisa e crocante devido às suas sementes, o vegetal, pertencente à família Moraceae, ainda é pouco presente na mesa dos brasileiros, apesar de todo o seu valor nutricional essencial à saúde, tendo o seu consumo mais comum no Oriente Médio.
No entanto, o que muita gente não sabe é que, além de oferecer um sabor exclusivo às refeições, incluir o figo na alimentação pode também fazer muito bem ao funcionamento do nosso corpo. Dentre os nutrientes presentes na sua poderosa composição nutricional, podemos citar a vitamina A e vitaminas do complexo B, além de potássio, ferro, fósforo, cálcio, cloro, magnésio, sódio e fibras, que contribuem para a prevenção e tratamento de diversos tipos de doenças, entre elas, a diabetes.
Além disso, por ser um alimento pouco calórico, o figo também pode ajudar a acelerar a perda de peso, o que o torna ideal para quem quer enxugar a silhueta. Ainda, o vegetal é bastante versátil, podendo ser consumido nas versões fresca ou seca, e até mesmo no preparo de receitas e produtos alimentícios, como geleias, doces ou sucos.
Entre os principais benefícios do figo para a saúde, podemos destacar:
- Diminui a pressão arterial;
- Ajuda no emagrecimento;
- Previne o câncer de mama;
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Previne a diabetes;
- Fortalece os ossos;
- Combate a anemia;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Melhora a visão;
- Evita a fadiga.
No entanto, para obter todos esses benefícios listados acima, é preciso saber como consumir figo corretamente. Como você leu anteriormente, a sua forma de consumo mais comum é a versão in natura, que pode ser encontrada tanto fresca quanto seca.
Porém, é possível encontrar receitas fáceis e deliciosas com figo, além de dicas preciosas para acertar na compra e preparo do vegetal para comer, como você vai aprender nos próximos parágrafos desse artigo. Vem comigo!
Passo a passo para comer figo corretamente
Passo 1: Na hora de comprar o seu figo, atente-se para que ele esteja bem maduro. Quando ele estiver nesse estado, as suas principais características serão estrutura macia, nas cores verde, amarela, marrom ou lilás (dependendo da variedade) e cheiro forte e adocicado.
A única recomendação é para que se evite figos duros, com fendas ou marcas profundas. Aqueles com cheiro podre ou que aparentem estar embolorados também devem ser descartados.
Passo 2: Quando chegar em casa, é preciso também se atentar para a limpeza do vegetal antes de consumi-lo. Para isso, basta lavá-lo em água gelada e secá-lo com folhas secas de papel-toalha.
Evite esfregar o vegetal com escova própria para vegetais. Em vez disso, use os dedos para remover qualquer resquício de sujeira que possa estar nele.
Passo 3: Feito isso, o próximo passo é remover os cristais de açúcar presentes no figo. Para isso, basta salpicar 5 ml de água em 125 ml de vegetais. Em seguida, leve-os até o microondas em temperatura alta, por apenas um minuto.
Passo 4: Prontinho! Pode comer à vontade. No caso de figos frescos, você pode tirar a casca, se não gostar.
Passo 5: No caso de quem optar pelo figo seco, pode comê-lo sem acompanhamento ou servi-lo como se fossem uvas-passas. Para utilizá-lo em receitas, a dica é reidratá-lo. Para isso, basta mergulhá-los por vários minutos em água ou em suco de frutas.
Receitas com figo para incluir no cardápio
Agora que já sabe quais são os benefícios do vegetal e como prepará-lo para consumo, chegou a hora de aprender algumas receitas fáceis e deliciosas com figo para complementar a dieta. Vamos lá?!
1 – Pavê de figo
Ingredientes:
- 1 pacote de biscoito champanhe;
- 1 lata creme de leite (sem soro);
- 3 colheres de amido de milho;
- 1 lata leite condensado;
- 1 lata de doce de figo em calda;
- 4 ovos;
- 300 ml de leite;
- 4 colheres de açúcar.
Como fazer:
O primeiro passo para fazer o seu pavê é preparar o creme amarelo, juntando o leite condensado e a maisena com leite em uma panela e levando ao fogo, mexendo sem parar até obter um creme grosso. Reserve.
Enquanto isso, comece a fazer o creme branco. Para isso, basta bater a clara em neve e acrescentar o açúcar, batendo sem parar. Em seguida, adicione também o creme de leite e reserve.
Agora, separe os figos da calda e corte-os em rodelas. Reserve também. Molhe rapidamente o biscoito na calda dos figos. Feito isso, faça a montagem do pavê. Em um recipiente, disponha uma camada de creme amarelo, outra de figo, mais uma de creme amarelo e outra de biscoito. Finalize com o creme branco e decore com figos.
Leve à geladeira por cerca de uma hora. Sirva à vontade em seguida. Bom apetite!
2 – Torta de figo
Ingredientes:
- ½ kg de figos (pouco maduros);
- 1 colher (sopa) de margarina;
- 3 ovos (reserve 1);
- 1 xícara (chá) de leite;
- ½ xícara (chá) de açúcar;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
Como fazer:
Primeiro, junte o açúcar, os dois ovos e a farinha de trigo em uma vasilha e bata até obter uma massa lisa. Em seguida, acrescente o leite e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.
Feito isso, retire a mistura do fogo, adicione a margarina e o ovo reservado batido ligeiramente. Misture bem. Agora, disponha a massa em uma forma de torta já polvilhada com farinha.
Decore com figos cortados ao meio e polvilhados com açúcar. Leve a forma até o forno quente até assar a massa totalmente. Prontinha! Depois de pronta, você pode servir a torta tanto natural quanto gelada. Bom apetite!