Cabelos

Como cortar franja? 3 dicas práticas para você seguir

Você se enxerga diante do espelho e pergunta: como cortar franja?

E por que faria uma pergunta dessas, por que não iria diretamente a um cabeleireiro que seria o local mais indicado, pois a chance de fazer besteira e ficar com um visual torto, artificial, é gigante, considerando que não tem experiência alguma na nobre arte de aparar as madeixas?

Ocorre que cortes com franjas são estilosos, têm personalidade, mas são complicados por exigir manutenção quase que diária para que os fios não atrapalhem o seu campo de visão e nem ficar muito desproporcional ao restante do corte.

E nessa vida agitada dos tempos modernos, com cup noodles substituindo almoços, curso a distancia substituindo aula presencial, horas e mais horas de sono substituindo as horas de lazer na folga, ou então os tempos de crises que fazem as galinhas trabalharem como nunca, já que o ovo virou a mistura principal de milhões de pessoas, velhas profissões como sapateiro e costureira voltarem a ficar em alta, por ser mais barato reformar do que comprar, a internet consolidar a posição de principal via de entretenimento por ser mais acessível, em termos práticos e econômicos, do que ir a um show ou restaurante com a família ou amigos, pode ser muito tentador resolver você mesma fazer uma aparadinha na franja para não precisar ir até o salão ou soltar uma grana cada vez mais preciosa.

Pois é, tempo e dinheiro estão fazendo com que muita gente se faça a mesma pergunta motivada por velhos temores: como cortar franja?

O TudoEla, ciente que para as pessoas com corte de cabelo que ostenta franja, cortar os fios alongados em casa têm sido uma necessidade cada vez mais frequente, seja por qual motivo for,  preparou uma seleção das melhores dicas para cortar franja em casa sem cometer alguma presepada.

Saiba a seguir como cortar franja.

Confira!

Esteja afiada!

Então você decidiu. Mesmo não estando plenamente segura sobre sua competência a respeito, sobre a eficácia do método que planeja, a vontade de querer dar um jeito no visual, aliada a pressão do tempo indiferente as suas necessidades, ou ao problema insolúvel de falta de verba que não lhe dá outra opção, lhe convenceu que a resposta que elaborou ao se indagar “como cortar franja?” é realmente satisfatória e que vai dá tudo certo.

Pois bem. Você respira fundo. Espreme um chumaço de cabelo em uma de suas mãos. Ergue a tesoura na horizontal de encontro as extremidades do conjunto que aglutinou, para por um segundo, engole em seco, reavalia se não é melhor esperar mais um pouco para ter condições de ir a um profissional de confiança, imagina as consequência do pior cenário possível, um zigue-zague em forma de franja, admira uma última vez sua face com as madeixas, ainda que grandes, mas corretas, refletida no espelho, e fecha os olhos abaixando a tesoura.

Uma última esquiva.

Mas não adianta procrastinar. Sabe disso. Cortar errado é ruim, mas não cortar tampouco é melhor. O melhor é tentar. Não é tão difícil.

Mais uma vez na mesma posição. Fios espremidos, tesoura levantada, extremidades miradas e o objeto cortante começa a fazer o seu trabalho. Mas algo durante a resposta prática de como cortar franja acontece que põe tudo a perder. Melhor. Nada acontece. Você corta, corta e corta, e o resultado é apenas amassar os fios ou cortar no momento e lugar que não devia.

Ou seja, a tesoura não está bem afiada.

Isso é terrível!

Certifique-se que o material que vai utilizar esteja realmente afiado. É a primeira e importante dica sobre como cortar franja.

O triângulo na peruca

Sabe a estória do chumaço de fios em uma das mãos? A lógica é essa mesma, mas não deve fazer de maneira aleatória, pegando um catado e pronto. É preciso seguir algumas regrinhas dessa etapa de como cortar franja de maneira correta.

Primeiro você agrupa os fios de modo a formar um triângulo, cuja ponta comece a se formar no centro da testa, pois é no centro da testa que irá realizar o corte. Para avaliar se o triângulo que fez está correto examine se a base se estende até o final das sobrancelhas.

Detalhe: franja frontal, ponta piramidal em frente a testa. Franja lateral, ponta piramidal próxima ao fim da sobrancelha.

Hora de cortar

Chegou finalmente a hora de por em prática o que aprendeu sobre como cortar franja. Tesoura conferida, capaz de cortar uma árvore, triângulo ajustado de modo que um golpe firme de espada deixaria a franja perfeita de tão alinhada.

Respira fundo.

Mão firme na tesoura para parar de tremer. Fios frontais puxados para baixo, retesados, prontos, a espera do abate.

Olha para o espelho. Vê sua face ansiosa. Tenta afastar os pensamentos negativos e se concentrar no que está fazendo, na parte que deve introduzir a tesoura afiadíssima. Finalmente começa a aparar a franja que tanto lhe perturba nos últimos dias.

Pontas da tesoura aberta. “Como cortar franja?”, “Será que está certo? Será que deve ser na horizontal mesmo?”.

E congela por instante com a tesoura logo a frente dos olhos, a um movimento de fazer o primeiro corte.

É uma questão pertinente. O corte deve ser na horizontal mesmo? E existe outro jeito de fazer o corte?

Começando pela primeira: sim, pode ser na horizontal mesmo, mas o resultado disso será uma franja mais definida, como se tivesse sido cortada como uma régua.

Outra possibilidade de corte seria na diagonal. Tentar verticalizar o máximo possível e deslizar mais ao menos três centímetros antes de fazer o corte. O resultado prático é uma franja mais natural, mais desfiada.

Considerações finais

Demos algumas dicas de como cortar franja em casa, prática cada vez mais corriqueira em razão da correria do dia a dia dos tempos modernos agitados, cheios de obrigações e dificuldades de deslocamento, e dos tempos difíceis de depressão econômica.

As dicas de como cortar franja em casa foram:

  1. Certificar-se de que a tesoura está afiada;
  2. Fazer um “triângulo” nos fios da franja a ser cortada, de modo que a ponta fique no centro da testa ou próximo ao final da sobrancelha, se for franja lateral.
  3. Cortar na horizontal, para uma franja mais definida, ou na vertical, para uma franja mais naturalizada e desfiada.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */