Beleza Cabelos

Como cuidar do cabelo na menopausa? Confira dicas

O avanço do tempo e da idade pode trazer muitas coisas boas, como maturidade, experiência e, o mais importante, conhecimento. No entanto, para os nossos cabelos, as mudanças, infelizmente, não são as melhores, especialmente quando chega a temida fase da menopausa.

E não adianta correr, porque um dia chega para todo mundo! Geralmente, ela acontece em mulheres entre 40 e 55 anos e diz respeito à transição entre o período fértil e o período não reprodutivo de cada uma de nós. Devido às alterações hormonais pelas quais passamos nessa fase, em que o organismo passa a reduzir ou cessar a produção de estrogênio e progesterona, é comum sentirmos alguns sintomas incômodos no corpo e, também, na mente.

Veja também:

E com os cabelos, não é muito diferente. Os fios são os primeiros a serem afetados pelas mudanças durante a menopausa: ressecamento excessivo, fragilidade, quebra e queda, além do surgimento repentino de fios brancos, estão entre os sintomas mais relatados.

Isso porque as alterações hormonais prejudicam diretamente o nascimento e crescimento de novos fios e até a hidratação natural destes. Já os fios brancos aparecem com mais facilidade após os 40 anos pelo fato de haver também uma queda na produção de melanina, pigmento que dá cor ao cabelo. E, pode acreditar, os problemas podem ser ainda maiores, dependendo do tipo capilar.

E como o cabelo é considerado um símbolo intimamente ligado à feminilidade, ao estilo e à sensualidade de cada mulher, para além de mudanças físicas, todas essas alterações causadas nos fios durante esse período também podem criar sentimentos de depressão e tristeza, já que podemos nos sentir menos atraentes e bonitas na frente do espelho.

Então, a melhor forma de encarar a menopausa é perceber que, na verdade, ela não é um bicho-de-sete-cabeças e, se você se preparar para vivê-la, sem medo, não vai comprometer em nada  o seu bem-estar ou qualidade de vida e, é claro, ainda poderá manter a saúde e beleza das suas madeixas sempre em dia.

Quer saber como cuidar do cabelo na menopausa e conseguir fios maduros e bem cuidados? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira dicas super especiais para você que está passando por esse período.

Mudanças mais comuns no cabelo durante a fase menopáusica

Se você tem entre 40 e 55 anos e notou algumas das mudanças que vamos listar a seguir nos seus fios, você está sim começando a sentir o efeito das alterações hormonais provenientes da menopausa no seu cabelo. Veja:

  • Queda: Ao reduzir ou cessar a produção de hormônios no corpo, durante a menopausa, os seus fios podem ficar pouco nutridos para nascerem e se desenvolverem para além do bulbo capilar, causando a sua queda.
  • Pouco crescimento: Justamente pelas alterações hormonais durante essa fase, o cabelo também tende a crescer menos.
  • Fios brancos: Durante a menopausa, o nosso corpo passa por uma turbulência hormonal e, portanto, sofre uma queda na produção de melanina, pigmento que dá cor aos cabelos. Por isso, neste período, os fios grisalhos e brancos aparecerão em uma velocidade maior.
  • Espessura: Especialmente depois que os fios brancos começam a aparecer, o cérebro emite um alerta para o corpo de que os nossos cabelos estão “desprotegidos”, o que resulta em uma maior produção de queratina para protegê-los. Desta forma, os fios ganham mais espessura, podendo ficar até quatro vezes mais grossos do que o normal.
  • Alisamento progressivo e natural: Esse é um dos maiores problemas da menopausa para quem tem cabelos cacheados ou crespos. Muitas mulheres nessa fase reclamam do alisamento progressivo dos fios, além da perda de volume, que acontecem mesmo sem o uso de nenhum tipo de química ou secador e chapinha.
  • Quebra: Na menopausa, por conta das mudanças hormonais pelas quais o nosso corpo passa, os fios também podem perder a hidratação natural, tornando-se mais ressecados. Com isso, eles ficam mais frágeis, o que significa que, se não houver o cuidado necessário, eles podem ficar quebradiços.

Dicas para cuidar do cabelo na menopausa

Não temos como evitar os efeitos da menopausa sobre os nossos fios, já que é ago natural do corpo, mas ninguém disse que não podemos amenizá-los, concorda? Para isso, é preciso seguir uma série de cuidados e dicas importantes para ajudar a manter o cabelo sempre saudável e bonito, mesmo com toda a turbulência hormonal típica desse período. Veja quais são eles:

Siga uma dieta equilibrada

Lembra-se daquela famosa frase que diz que “você é o que você come”? Pois bem! Esta é mais uma oportunidade para você colocá-la em prática.

Para driblar os efeitos da menopausa nos seus fios, a primeira dica é seguir uma dieta saudável e equilibrada, privilegiando os alimentos que ajudam no crescimento do cabelo, como carnes (principalmente, de frango e outras magras), fígado, legumes, peixe, feijão, cebola, abacate, ovos, queijo cottage, iogurtes, cereais integrais, sementes, nozes, uvas passas, soja, tâmaras, tofu, azeite, óleo de canola, entre outros.

Veja também: Alimentos para menopausa: confira lista para comer bem nessa fase

Pratique exercícios físicos regularmente

Fazer atividades físicas ou mesmo praticar um esporte que você goste também pode ajudar a melhorar a saúde e aparência do cabelo durante a menopausa. Isso porque, quando o corpo está em movimento, aumenta a circulação sanguínea, inclusive, a que se dirige ao couro cabeludo, estimulando a regeneração capilar.

Assim como exercícios físicos e esportes, algumas técnicas de relaxamento, como ioga, meditação ou pilates também oferecem benefícios aos nossos fios neste sentido.

Evite secador e chapinha

Durante a menopausa, o ideal é que você elimine ou reduza a frequência com que usa aparelhos em alta temperatura, como é o caso do secador e chapinha, além do babyliss. Isso porque o calor emitido por eles pode afetar a fibra capilar, deixando-a ainda mais fraca. Junto com as alterações hormonais, o resultado pode ser de mais ressecamento, queda e quebra.

Evite produtos e procedimentos químicos

Da mesma forma que os aparelhos em alta temperatura, as químicas que costumamos usar no cabelo, como alisamentos ou tinturas, podem enfraquecer a fibra capilar, tornando ainda mais frágil junto às alterações hormonais típicas da menopausa.

Por isso, o ideal é que você evite-as ao máximo, mesmo com os fios brancos aparecendo em maior número e velocidade. Neste caso, a dica para disfarçar o efeito grisalho é investir em receitas caseiras para escurecer o cabelo naturalmente.

Faça um corte diferente

Notou que as “falhas” causadas pela queda de cabelo durante a menopausa estão começando a atrapalhar o visual? Então, que tal aproveitar o período de mudanças e fazer um corte de cabelo diferente, quem sabe aquele que está super na moda e você sempre quis fazer, mas ainda não teve coragem antes? Aproveite a fase de amadurecimento e brinque com as possibilidades que ela está oferecendo a você!

Veja também:

Proteja sempre os fios

Se você costuma frequentar piscinas ou praias, a dica é para que você proteja o seu cabelo dos efeitos da exposição solar, do sal do mar, do cloro e do vento a maior quantidade de tempo possível. Para isso, procure andar sempre com um protetor solar para cabelo na bolsa e um chapéu ou lenço para não ter erro!

Use produtos específicos

Converse com o seu dermatologista para verificar quais são os melhores produtos para usar no seu cabelo durante a menopausa, de acordo com o tipo de fio e estado do couro cabeludo. Além disso, procure sempre manter as madeixas úmidas e aplique, pelo menos uma vez por semana, tratamentos de condicionamento nos fios.

Aposte em massagens capilares

Massagear o couro cabeludo também pode aumentar a circulação sanguínea na região e, portanto, estimular o nascimento e crescimento do cabelo. O tipo de massagem mais conhecido é a inversão capilar, que, reza a lenda, pode fazer os seus fios crescerem até 2,5 centímetros em apenas 7 dias. Outro método é a acupuntura. Não custa nada tentar, né?!

Invista em suplementações

Nem todo mundo precisa tomar suplementos ou fazer tratamentos de reposição hormonal, mas eles podem cair super bem quando o assunto é amenizar os problemas no cabelo durante a menopausa, principalmente se forem naturais.

Converse com o seu médico e verifique a possibilidade de investir em suplementos vitamínicos e produtos naturais, especialmente aqueles que contenham em sua composição óleo de prímula, gérmen de soja, óleo de linhaça e ômegas 3 e 6. Além deles, produtos com ferrovitamina A em suas fórmulas também são grandes aliados de mulheres em período menopáusico.

Veja também: 

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */