Beleza Cabelos

Você sabe como cuidar do cabelo no inverno? Veja 8 dicas

A cada vez que mudam as estações do ano, os nossos cabelos sofrem com as oscilações de temperatura, que acabam trazendo alguns problemas aos fios, especialmente em casos em que não haja o cuidado necessário para tratá-los durante cada período.

E, apesar de aqui no Brasil nós estarmos acostumadas com o calor, típico do clima tropical do país e que costuma deixar as madeixas ressecadas, sujas e quebradiças, as temporadas mais frias também podem não ser grandes amigas da beleza…

Veja também: Como cuidar do cabelo no outono? Aprenda 5 dicas infalíveis

No inverno, as temperaturas baixas são consideradas grandes campeãs da desidratação dos fios, do couro cabeludo e até da pele. Na prática, isso significa que o cabelo pode ficar até mais ressecado que no verão, devido à chuva e ao vento, frequentes nessa época, além da umidade, frio e ar seco, que fazem com que o cabelo fique frágil e difícil de arrumar.

Ainda, é no inverno que os banhos quentes e uso de aparelhos de calor (como secador e chapinha) acontecem de forma mais frequente, o que pode retirar ainda mais a oleosidade natural do couro cabeludo, responsável por lubrificar e proteger os fios, e torná-los mais ressecados, além de causar a sua queda.

Portanto, se até agora você se preocupava apenas com as roupas para vestir durante o inverno, que deixam os looks super elegantes, vai descobrir que os cuidados estéticos, principalmente com as madeixas, também não devem ser deixados de lado quando o assunto é manter a beleza em dia na estação mais fria do ano. Afinal, de nada adianta uma roupa linda, se o cabelo está em desarmonia com o visual, não é mesmo?

A seguir, você vai aprender como cuidar do cabelo no inverno corretamente e mantê-lo saudável e bonito, mesmo com os banhos quentes e uso frequente do secador e chapinha. Vem comigo!

1 – Evite banhos muito quentes

Essa é a primeira e, também, uma das principais dicas para quem quer aprender a cuidar bem do cabelo durante o inverno. Nessa temporada fria e seca, ao mesmo tempo, é comum que muitas mulheres criem o hábito de lavar os fios em água em alta temperatura, o que pode fazer muito mal à saúde e beleza das madeixas, uma vez que o calor excessivo retira a oleosidade natural do couro cabeludo, o responsável por lubrificar e proteger os fios, além de abrir as suas cutículas e causar o frizz.

O resultado é um cabelo ressecado, opaco e sem vida, além de propenso à caspa e outras seborreias. Portanto, para evitar esses problemas, procure tomar banhos em água morna e, por último, dar um jato de água fria no cabelo depois do banho para fechar as cutículas dos fios. Assim, os seus fios ficarão mais brilhosos e sem frizz.

2 – Faça as lavagens em dias alternados

Para ajudar a deixar o frio bem longe e, de quebra, ainda deixar o cabelo saudável e bonito no inverno, outra dica importante é optar por lavá-lo em dias alternados. Investir em uma lavagem a cada três dias, por exemplo, pode ser ideal para deixar os fios mais fortes, evitar a queda e, é claro, poupar tempo esperando eles secarem.

E fique atenta! Deixar de lavar o cabelo por muitos dias para fugir do frio também não é uma boa ideia, pois fios sujos tendem a cair mais facilmente, além de ficarem menos brilhosos e saudáveis.

Veja também: Como lavar os cabelos: Veja os 8 erros mais cometidos [Infográfico]

3 – Não durma com o cabelo molhado

Jamais durma com o cabelo molhado durante o inverno! Esse erro pode trazer sérias consequências à saúde dos seus fios e da raiz, já que a água acumulada pode causar a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, acarretando problemas como caspa e queda dos fios. Por isso, se você for lavar as madeixas antes de dormir, use um secador para ajudar na secagem mais rápida.

Veja também: Dormir com o cabelo molhado faz mal? Descubra aqui

4 – Use sempre um protetor térmico

E por falar em secador, nunca é demais lembrar que aparelhos em alta temperatura, tal como a chapinha e, também, o babyliss, devem ser usados nos cabelos sempre após a aplicação de um protetor térmico. Afinal, o uso do calor artificial para secar os fios é mais frequente no inverno e, com isso, o resultado pode ser de mais ressecamento e quebra, se não houver o cuidado necessário…

Esse produtinho será ideal para minimizar os danos causados, já que é capaz de formar uma película protetora ao redor dos fios e protegê-los dos efeitos do calor excessivo dos aparelhos.

5 – Aposte em hidratações intensas

Não tem como falar em combater o ressecamento típico dos dias mais frios do ano sem pensar em uma boa hidratação capilar. Esse é o tratamento principal para quem quer manter a oleosidade natural do couro cabeludo e deixar os fios sempre lubrificados e protegidos, o que resultará em mais brilhoso e sedosidade.

Para isso, você deve investir em máscaras de tratamento de excelente qualidade e repetir o processo de hidratação semanalmente ou a cada 15 dias. Além disso, apostar em óleos essenciais e vegetais para o cabelo também pode ajudar a manter a maciez e brilho dos fios no inverno, como é o caso do óleo de camelina e de macadâmia, que são capazes de tratar as nossas madeixas sem deixá-las com um aspecto pesado ou deixar resíduos.

Porém, o seu uso deve ser feito de acordo com as características capilares de cada uma. Por exemplo, quem tem cabelos secos ou normais deve aplicar os óleos mais próximos à raiz. Já pessoas com fios oleosos devem aplicar os produtos alguns centímetros distantes do couro cabeludo.

Veja também: Óleo para cada tipo de cabelo: você sabe qual é o seu?

Depois, a dica é abusar das massagens capilares no couro cabeludo, com movimentos suaves e circulares, que podem facilitar a absorção das substâncias ativas desses produtos pelo couro cabeludo, penetrar melhor nas cutículas dos fios, e trazer um melhor efeito desejado. A mais conhecida é a inversão capilar, que você já aprendeu a fazer aqui no blog.

6 – Abuse do condicionador

Pode acreditar: o condicionador é o grande amigo do cabelo durante o inverno. Isso porque esse produto ajuda a selar (fechar) as cutículas dos fios, que foram abertas anteriormente pelo shampoo na hora da lavagem, protegendo-os e tornando-os mais brilhosos e macios.

Por isso, sempre que for lavar os cabelos, procure usar um condicionador específico para o seu tipo capilar e respeitar sempre o tempo de aplicação recomendado pela marca. Desta forma, as substâncias benéficas aos fios serão absorvidas com mais eficiência e poderão trazer um melhor efeito desejado.

7 – Pegue leve nos acessórios de frio

Quando os dias mais frios do ano chegam, a primeira coisa que pensamos é em correr até o armário e pegar os mais diferentes acessórios para aquecer o corpo, como chapéus, gorros e boinas, não é verdade?

No entanto, o que muita gente não sabe é que esses apetrechos podem trazer alguns problemas à saúde e beleza dos fios e couro cabeludo durante o inverno, já que eles ajudam a reter a umidade, esquentam o local e, ainda, impedem a respiração adequada do couro cabeludo. O resultado é de maior sujeira e, com isso, maior queda dos fios.

Por isso, se você não dispensa o uso desses acessórios para amenizar o frio, a dica é para que você invista em peças mais confortáveis e suaves para evitar a maior produção de suor na raiz capilar. Além disso, acessórios menos apertados na cabeça evitam a quebra dos fios, já que os pressionam menos.

8 – Cores quentes precisam de cuidados especiais

Não tem jeito! Em todo inverno, as cores de cabelo mais quentes invadem o visual da mulherada, encantando na frente do espelho e aquecendo o frio, como é o caso dos tons de vermelhos intensos, marrons acobreados e fios dourados. Ficam realmente maravilhosos!

No entanto, durante essa época do ano, essas tonalidades exigem um cuidado especial com os fios, o que vai variar conforme a cor for mais vibrante. Por isso, neste caso, para evitar que as cores quentes oxidem com a umidade, ar seco e uso frequente de secador e chapinha, a dica é apostar em produtos antioxidantes, que ajudam a formar uma película protetora ao redor dos fios, mantendo as cores ainda mais vivas e cheias de brilho, além de agir como proteção para as madeixas.

Gostou do artigo? Como você costuma cuidar do seu cabelo durante o inverno e continuar linda nos dias mais frios do ano? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane