Beleza Cabelos

Como cuidar do cabelo no outono? Aprenda 5 dicas infalíveis

Muda a estação, muda também a rotina. E para quem gosta de cuidar dos cabelos, a troca de clima é importante para entender como tratar os fios diariamente e deixá-los sempre bonitos e saudáveis, já que cada período do ano pede um cuidado diferente. Sabendo disso, vamos falar do outono…

A chegada da estação das “folhas caídas” é bastante comemorada, já que a temperatura fica mais amena, depois de passar pelos dias quentes do verão. A princípio, o período parece perfeito para recuperar os danos aos fios causados pelo sol, praia e piscina e, ainda, preparar as madeixas para inverno. Mas, não é só isso…

Leia também: Veja 10 cuidados essenciais com os cabelos no verão

Afinal, o outono é a transição entre o verão e o inverno, duas temporadas extremas, o meio do caminho entre o calor e o frio, o que significa que o tempo estará mais seco e oscilante, apesar do friozinho gostoso no final da tarde. O resultado é de mais poluição, um fator altamente prejudicial à saúde do cabelo, uma vez que os fios podem acumular partículas tóxicas que acarretam a queda e opacidade destes, tornando-os sem vida.

Além disso, é nessa estação que as madeixas costumam ficar mais expostas ao calor excessivo de secador e chapinha, já que ninguém quer sair por aí com o cabelo molhado, e também aos banhos quentes e duradouros, que promovem o desenvolvimento de caspa e outras seborreias no couro cabeludo, além de deixar os fios super ressecados. Então, o jeito é redobrar os cuidados…

Quer saber como cuidar do cabelo durante o outono? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira dicas essenciais!

1 – Tome banho em água morna ou fria

Quando chega esta época do ano, é comum a gente chegar do trabalho com aquela vontade de tomar um banho bem quente, concorda? No entanto, se o que você quer é deixar o seu cabelo sempre saudável e bonito, livrando-se dos efeitos do tempo seco, a dica é trocar a água quente do chuveiro por uma morna ou fria, já que o calor excessivo sensibiliza a fibra capilar e dilata as cutículas.

Somente assim, você conseguirá driblar o ressecamento comum no outono, que tanto deixa as nossas madeixas sem brilho e movimento. Isso porque a água em temperatura morna ou fria, ao contrário da quente, ajudar a “selar” (fechar) as cutículas dos fios, oferecendo mais brilho a eles.

2 – Use um shampoo de limpeza profunda

Como falamos anteriormente, o outono traz sempre um clima seco, o que acarreta o aumento da poluição do ar. Com isso, o couro cabeludo e os fios acumulam partículas tóxicas, causando o enfraquecimento da raiz e queda destes. Além disso, o ar poluído típico da estação também pode potencializar o ressecamento, deixando as madeixas com um aspecto opaco, ou seja, sem brilho e com pontas quebradiças. Por isso, para evitar todos esses problemas, a dica é proteger o cabelo contra agressões externas, o que pode ser feito com a ajuda de um shampoo de limpeza profunda.

Que tem cabelos oleosos, deve adicionar o produto na rotina de cuidados diários, pelo menos, uma vez na semana. Já as donas de madeixas ressecadas, podem inseri-lo na lavagem a cada 15 dias ou quando perceberem que os fios já estão “pesados”.

3 – Aposte em reconstruções capilares

Etapa importante do cronograma capilar, a reconstrução jamais deve faltar na sua rotina de cuidados com o cabelo no outono. Afinal, ela é a principal responsável por recuperar a saúde dos fios das agressões externas. Ao realizar o procedimento, você ajudará a fortalecer a fibra capilar e reparar as proteínas perdidas no decorrer do dia a dia.

Para potencializar ainda mais o tratamento, opte por usar sempre produtos que contenham queratina em sua composição, cuidando para que o intervalo seja de 15 dias entre uma reconstrução e outra para não causar o efeito “rebote” e prejudicar a saúde das suas madeixas.

4 – Evite ou modere o uso do secador e chapinha

O outono possui um clima bastante seco. Portanto, para não reduzir a umidade (água) natural dos seus fios e torná-los ressecados, a dica é evitar o uso do secador e chapinha, ou até do babyliss e difusor, no caso das cacheadas ou crespas.

Por outro lado, como o friozinho dessa época do ano acaba tirando a nossa vontade de deixar as madeixas secarem naturalmente, a dica é intercalar a frequência de secagem com esses aparelhos para driblar o ressecamento. A recomendação de uso do secador é em um intervalo de dois dias. E para secar os fios, o ideal é usar o secador na temperatura morna.

Mas, fique atenta! Mesmo com o uso menos frequente, não custa nada lembrar que o protetor térmico não deve ser esquecido, ok?! Somente esse produtinho poderá criar uma película protetora ao redor dos fios, selando as cutículas e prevenindo o ressecamento e a porosidade.

5 – Invista em hidratações semanais e finalizadores

Outro probleminha bastante incômodo e comum no outono é o frizz, aqueles fiozinhos “arrepiados” no alto da cabeça que estragam o visual na frente do espelho. No entanto, também há uma saída para acabar com ele: basta apostar nas hidratações semanais, com produtos de qualidade, e não se esquecer de aplicar sempre um bom finalizador, como leave-in, por exemplo.

Outro cuidado essencial é usar o condicionador de forma correta nas madeixas. Depois do enxágue do shampoo, retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha de microfibra (ou camisa de algodão, se você não tiver uma) e, então, aplique o condicionador, especialmente nas pontas.

O produto condicionante ajudará a “selar” (fechar) as cutículas e evitar o frizz quando o cabelo estiver completamente seco. Prontinho!

Veja também: Resenha: Match Patrulha do Frizz, da O Boticário

Gostou do artigo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando como você cuida dos seus cabelos no outono…

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */