Beleza Cabelos

Como cuidar de cabelo com raiz crespa com 10 dicas

Quem tem cabelo cacheado sabe o quanto cada mulher apresenta características diferentes em vários aspectos. Além dos diversos tipos de curvatura, a raiz também pode não ser igual em todo mundo, possuindo comprimento e tipo diferentes das pontas. É comum que essa diferenciação apareça em madeixas cacheadas e raízes crespas, situação que faz com que muitas não saibam a melhor forma de tratar. Se você tem dúvidas de como cuidar de cabelo com raiz crespa, então o artigo a seguir foi feito especialmente para te ensinar 10 dicas que vão salvar a sua vida. Confira!

Características do cabelo com raiz crespa

Antes de entender como cuidar do cabelo com raiz crespa, vamos entender algumas das suas principais características.

Este tipo de cabelo costuma ter excesso de volume. Sendo assim, existe uma tendência maior de arrepiar, principalmente quando estamos em ambientes mais úmidos. Como possuem muita curvatura, são mais difíceis de serem penteados e mais facilmente formam nós.

Os cabelos com raiz crespa também costumam ser mais secos. A explicação para isso está na curvatura, que dificulta que a nutrição se espalhe por toda a extensão dos fios. O resultado disso são fios mais frágeis e que necessitam de cuidados diários.

Agora, vamos às dicas que vão ajudar te ensinar como cuidar de cabelo com raiz crespa, deixando-o saudável e bonito sempre.

1. Use óleos vegetais

Não acontece com todas as mulheres, mas a maioria das que possui cabelos com raiz crespa apresenta fios secos e frágeis. Sendo assim, eles necessitam de mais nutrição para que fiquem sempre saudáveis.



Se você é uma daquelas que possuem textura dupla (raiz crespa e fios cacheados), o ideal é apostar em óleos vegetais. Eles penetram no couro cabeludo, na fibra capilar e ajudam a recompor a oleosidade que faltam para as madeixas, principalmente àquelas dos tipos 3 e 4.

Veja também:

2. Evite penteá-los enquanto secos

Cabelos com a raiz crespa são mais difíceis de manterem a estrutura intacta. Uma forma de colaborar com este processo é penteá-los somente quando estiverem úmidos. Isso ajuda a desembaraçá-los cuidadosamente (sempre comece das pontas para a raiz). Outra dica é usar pentes com dentes largos, pois estes ajudam a preservar os fios.

3. Faça hidratações semanais

Como cuidar de cabelo com raiz crespa não é fácil, é preciso que sejam feitas sessões semanais de hidratação. Já que existe uma dificuldade natural de nutrição dos fios, cabe a você garantir que eles recebam os nutrientes necessários para que se fortifiquem.

Além dos produtos feitos a partir de óleos vegetais, também aposta naqueles derivados de colágeno, ceramidas, elastina, silicone, vitamina E e proteínas. Além de repor nutrientes, eles ajudam a acabar com as pontas duplas.

4. Faça fitagem

Se você se importa com cachos bem definidos, sabe que isso é uma tarefa difícil com raiz crespa. Quando se quer deixar os cachos iguais, vale a pena apostar na fitagem após lavar os cabelos.

Esta técnica para texturizar os fios vai deixa-los mais definidos. Aqui a dica é usar um creme para pentear, óleo e colágeno.

5. Não deixe o cabelo crescer demais

Para controlar o volume, nada mais ideal do que sempre manter um corte de cabelo mais baixo. Na verdade, esta é a sua maior aliada contra os fios armados.

Mais do que isso, nos cabelos com raiz crespa, um corte menor ajuda a eliminar as pontas ressecadas e, com isso, manter sempre um penteado bonito e cheio de brilho.

6. Alimentação é tudo

Conhece a frase “você é o que você come”? Pois é, quando o assunto é a saúde do seu cabelo ela faz todo o sentido. Apesar de ser necessária uma ajuda externa para manter os fios hidratados, a sua dieta tem grande influencia em como os fios serão nutridos.

Por isso, faça uma dieta balanceada e rica em proteínas, água e vegetais frescos, o que garantirá fios mais saudáveis e mais resistentes. As gorduras boas, como ômega 3, coco, manteiga, castanha e abacate também são importantes neste processo.

7. Não tome banhos muito quentes

Banhos quentes não fazem bem para a pele e nem para os cabelos. Uma boa maneira de como cuidar de cabelo com raiz crespa é optar por água morna para enxaguá-lo. A água quente ajuda a ressecar os fios que já são ressecados por natureza, fazendo com que eles fiquem ainda mais frágeis e sem brilho.

8. Massageie o couro cabeludo durante os cuidados

Isso vale para todos os cabelos, mas especialmente para os com raiz crespa. Massagear o couro cabeludo durante os cuidados (lavagem, hidratação, esfoliação) ajuda a higienizar melhor os fios, uma vez que os produtos que estão sendo usados penetram mais facilmente nos folículos capilares.

Além disso, essa massagem na raiz dos fios ajuda a estimular o organismo a produzir o sebo protetor do cabelo e eliminar o sebo “ruim”, aquele que limita a circulação sanguínea e, consequentemente, a distribuição de nutrientes nos cachos.

9. Escolha bem tintas e tonalizantes

Mais uma regra que se aplica a todos os tipos de fios, mas que serve principalmente para quem quer saber como cuidar de cabelo com raiz crespa. Sempre observe bem os produtos, em especial as tintas e tonalizantes, que serão aplicados nos cachos.

Nem todos eles são responsáveis por ressecar o cabelo, mas existe uma grande parcela deles que ajudam a danificar ainda mais os fios que já sofrem para se manterem saudáveis. Aliás, há no mercado algumas opções que ajudam a hidratar os cachos, deixando-os mais brilhosos, macios e fortes.

10. Controle o frizz

O frizz é um problema que atinge quase todas as mulheres que possuem cachos. Existem vários jeitos de como cuidar de cabelo com raiz crespa através de seu controle. Ele é um fenômeno estático, um atrito que aumenta os fios arrepiados.

Você pode optar por toalhas desenvolvidas 100% em algodão, usar leite de coco durante hidratação, vinagre de maçã, água gelada para finalizar o banho ou usar escova de plástico para pentear os fios. Há inúmeras soluções para controlar o frizz e todas elas serão muito úteis nos cuidados dos cabelos com raiz crespa.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */