Beleza Cabelos

Como cuidar de cabelos normais com 5 dicas

No mercado, existem vários produtos que nos ajudam a ter cabelos saudáveis, sedosos e brilhantes. No entanto, alguns detalhes afetam a aparência final, como a maneira de secá-los, penteá-los e o tratamento que damos. Abaixo, apresentamos algumas dicas sobre como cuidar de cabelos normais da forma mais ideal.

O que é um cabelo normal?

Você tem esse tipo de cabelo? Então, tem sorte!

Equilíbrio de pH adequado, cabelo brilhante e saudável são características que vêm em conjunto com esse tipo de fios. Embora devamos dizer-lhe que o nome é um enorme equívoco, pois este é o tipo de cabelo mais incomum de encontrar.

Tome as precauções regulares para limpar, hidratar e proteger contra os danos do sol e você nunca vai enfrentar muitos problemas com suas madeixas.



Como reconhecer este tipo de cabelo:

  • Cabelo saudável com perda mínima de cabelo;
  • Caspa mínima e demais problemas praticamente inexistentes;
  • Pouca oleosidade na raiz, isto é, somente a quantidade natural de sebo produzido no couro cabeludo;
  • Comprimento e pontas dos fios com toque normal ou levemente seco;
  • Não resseca e nem fica oleoso fácil;
  • Não necessita ser lavado com frequência.

Como cuidar de cabelos normais com essas 5 dicas maravilhosas

1. Aplique as máscaras

Dependendo da condição do nosso cabelo, podemos trata-lo com algumas máscaras naturais, uma vez por semana, ou a cada duas semanas.

Máscara de ovo

As máscaras de ovo para cabelos normais são feitas usando o ovo inteiro, ao contrário de como é feito para cabelos secos ou oleosos.



O que fazer? Bom, basta aplicar o ovo inteiro no cabelo e deixar agir por 20 minutos. Enxague com muita água fria em seguida. Lave seu cabelo como de costume.

Máscara de abacate

A máscara de abacate é perfeita para cuidar do cabelo e reparar os danos causados por produtos químicos e fatores climáticos.

O que fazer? Dessa vez você terá que esmagar a polpa de meio abacate, aplicá-lo no cabelo e massagear. Deixe agir por 15 minutos, lavando com água fria em seguida.

Máscara à base de maionese

Esta máscara é especialmente útil para cabelos tingidos, pois proporciona hidratação e promove o brilho e maciez dos cabelos.

O que fazer? Despeje meio copo de maionese em uma tigela. Distribua da raiz às pontas do cabelo. Cubra a cabeça com uma touca de plástico para concentrar o processo de hidratação e deixe agir por 20 minutos.

Lave com água morna para remover a maionese e depois com água fria para fechar os folículos. Aplique esta máscara uma vez por semana.

Máscara de cerveja

Levedura de cerveja é um excelente ingrediente para aumentar o volume do cabelo.

O que fazer? Deixe 125 ml de cerveja descansando em temperatura ambiente por uma hora aproximadamente. Adicione um ovo cru. Aplique nos cabelos e deixe agir por 20 minutos. Lave com água fria.

2. Lave o cabelo com cuidado

Para ter como cuidar de cabelos normais, uma das coisas mais importantes a se fazer é se certificar de que está usando o shampoo correto para o seu tipo de cabelo.

Ao lavar, faça uma massagem com as pontas dos dedos, da raiz às pontas. Enxague bem até que toda a espuma seja removida. Ah, de preferência, use shampoos que não contenham sulfato. E se você está em dúvida sobre quais tipos de produtos e linhas usar para cuidar das suas madeixas normais, aqui vai um guia fácil:

  • Shampoo e condicionador: aposte sempre em produtos e linhas com fórmula ultra-leve e ultra-hidratante;
  • Compre produtos que mantenham o nível de hidratação e oleosidade equilibrados, que são as principais características de fios normais;
  • Sempre invista em uma linha de tratamento que não pese nos fios.

3. Secar com cuidado

Normalmente as pessoas secam o cabelo apertando os fios com força. Isso não tem tanto a ver com o tipo de cabelo, mas o problema é que esse erro causa seu enfraquecimento e quebra.

Para secar o cabelo, gentilmente bata as pontas e remova o excesso de água com uma leve pressão com a ajuda de uma toalha.

4. Não exagere no calor

Embora o secador de cabelo, a prancha e o babyliss sejam ótimos aliados para manter o cabelo bem arrumado, o calor pode causar sérios danos.

Não tem como cuidar de cabelos normais e nem de nenhum outro tipo exagerando nesse ponto. É melhor não usar esses artifícios regularmente e sempre aplicar protetores antes e depois do procedimento.

5. Alimente-se bem

As vitaminas do cabelo são os compostos heterogêneos necessários para o cuidado dos fios. Seu consumo de maneira e em doses adequadas causa o funcionamento adequado do corpo, permitindo corrigir qualquer dano no couro cabeludo e, portanto, promovendo um brilho e crescimento incrível para os fios.

Você tem como cuidar de cabelos normais usando produtos específicos, receitas caseiras, não usando calor em excesso, mas isso de nada vai adiantar se a alimentação não for correta e saudável.

Existem vitaminas essenciais para o cabelo na dieta diária. O seu uso, em conjunto com o tratamento adequado, forma uma mistura magnífica para trazer saúde e força às suas madeixas.

Vitamina A

A vitamina A é um antioxidante muito importante para a prevenção da perda de cabelo. Usa-se para melhorar a textura e composição do fio de cabelo. Funciona protegendo o cabelo dos radicais livres e na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, impedindo que o cabelo seque.

Alguns alimentos ricos em vitaminas para o cabelo tipo A são: fígado, cenoura, brócolis, espinafre, melão, abóbora, laticínios e ovos.

Vitamina C

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água, necessária para o crescimento normal do cabelo. Ela contém altos níveis de antioxidantes necessários para:

  • Combater os radicais livres;
  • Aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • Prevenir a quebra;
  • Promover o crescimento de cabelos normais saudáveis;
  • Evitar a queda.

Alimentos ricos em vitamina C são as frutas, como laranjas, toranja, kiwi, manga, mamão, melancia, amoras, melão, limão.

Vitamina E

A vitamina E ajuda a impedir a abertura das pontas do cabelo, prevenindo a perda dos fios e aumentando o crescimento.

Coma alimentos como óleo vegetal, óleo de milho, óleo de girassol, soja, amendoins, sementes de girassol, espinafre, brócolis, azeite e ovos.

Niacina ou Vitamina B3

O consumo moderado de niacina melhora a circulação sanguínea nos folículos pilosos, aumentando o crescimento e evitando a queda de cabelo. Vários estudos científicos mostraram que o uso de niacina tem melhores resultados se combinado com biotina (outro nome para Vitamina B3).

Os melhores alimentos com niacina são arroz, farelo de trigo, milho, carne, fígado, peixe, tomate, porco e frango.

Considerações finais

Com essas super dicas, agora você não tem desculpas de que não sabe como cuidar de cabelos normais. Aplique todas elas e tenha fios sedosos e saudáveis o ano todo!

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.