Beleza Cabelos

Como deixar o cabelo mais brilhoso? Confira 10 dicas

Você com certeza já ficou babando na frente da TV com aquele comercial de shampoo ou até mesmo ao ver aquela celebridade com os cabelos brilhosos e radiantes na novela, não é verdade? Toda mulher já teve essa vontade em algum momento e pensou que jamais conseguiria aqueles fios brilhosos, já que aquilo só poderia acontecer com quem tem muito money no bolso. Mas, a boa notícia é que nada disso é verdade!

Qualquer pessoa pode ter cabelos brilhosos sem gastar fortunas ou horas no salão de beleza. Com apenas alguns cuidados diários e simples em casa, é possível ter madeixas brilhosas como as que passam nas propagandas de produtos capilares, com bastante reflexo e cores bem vivas.

Para quem não sabe, a opacidade dos fios que vemos na maioria dos cabelos atualmente se deve às agressões externas pelas quais eles passam no dia a dia, como colorações, alisamentos químicos ou com secador e chapinha, alimentação inadequada, entre outros, que acabam afetando a saúde da fibra capilar e fazendo com ela reluza menos na superfície dos fios.

Por isso, para que os cabelos brilhem, é preciso que ela esteja sempre bem hidratada e selada (fechada) para que a superfície do fio fique lisa e reflita quando exposta à luz. Quanto mais lisa for a região, mais brilhosa será a madeixa. Sendo assim, é importante que os cuidados com os cabelos sejam diários e especiais, desde a lavagem até a finalização, como vamos te ensinar no decorrer desse artigo. Vamos lá?

como-ter-cabelos-mais-brilhosos

1ª dica: Tenha os cabelos sempre limpos

Cabelo sujo não brilha! Por isso, é preciso que estejam sempre com a higienização em dia para que os resíduos que se acumulam na fibra capilar, como poluição, poeira, produtos que usamos no dia a dia (principalmente finalizadores), entre outros, sejam removidos e devolvam a capacidade do fio de reluzir.

Se for o caso, aposte no detox capilar ou um shampoo anti-resíduos a cada 15 dias para deixar o cabelo sempre bem limpinho e brilhoso.

2ª dica: Corte os fios com frequência

Ficar frente a frente com a tesoura é um requisito para quem quer ter cabelos brilhosos, mesmo no caso de mulheres com madeixas longas. Um corte a cada 3 meses pode ajudar a eliminar as pontas duplas, aspecto ressecado ou opaco, e a porosidade que afetam os fios nos intervalos entre as tesouradas.

Principalmente quem faz uso contínuo de químicas, o aspecto sem brilho dos fios pode ficar mais evidentes com o passar do tempo, o que só pode ser resolvido com um bom corte.

3ª dica: Lave os cabelos em água fria

Todo mundo ama uma ducha quente e não abre mão desta no dia a dia. Porém, ela pode ser altamente prejudicial à fibra capilar, deixando-a áspera e desidratada por conta da abertura das cutículas dos fios.

O resultado é de madeixas sem brilho e sem vida. Enquanto isso, a água fria pode ajudar a fechar as cutículas dos fios, mantendo a superfície da fibra capilar lisa e, portanto, ótima para refletir quando exposta à luz.

Por isso, não se esqueça de acertar na temperatura da água no banho para ter cabelos mais brilhosos. Se você é daquelas que não consegue deixar o banho quente de lado, tente pelo menos deixar a última chuveirada fria em temperatura fria nos cabelos, que fechará as cutículas abertas pela água quente.

4ª dica: Nunca esfregue a toalha nos cabelos

Friccionar com força a toalha nos cabelos pode deixar abrir as cutículas dos fios e deixá-las na posição incorreta sobre a superfície, o que afeta todo o brilho das madeixas. Em vez disso, ao sair do banho, retire o excesso de água apenas apertando o tecido sobre o cabelo.

Isso fará com que as cutículas fiquem fechadas e na devida posição para reluzir, além de evitar que os fios caiam, quebrem ou fiquem com aspecto frizzado.

5ª dica: Faça sempre a hidratação

Para brilhar, a fibra capilar precisa estar sempre selada (com as cutículas do fio fechadas), o que só deve ser conseguida a partir da hidratação. Por isso, para ter cabelos mais brilhosos, é preciso que você hidrate os fios semanalmente ou, pelo menos, a cada 15 dias.

Ela ajudará a selar as cutículas e repor a água perdida pelos fios no decorrer da rotina, eliminando o aspecto ressecado que tanto atrapalha o brilho dos cabelos.

6ª dica: Invista em bons produtos

Os produtos hidratantes são os mais indicados para quem quer ter cabelos brilhosos e radiantes. Por isso, aposte em shampoos, condicionadores e máscaras ricos em nutrientes capazes de repor os nutrientes perdidos pela fibra capilar, como queratina e lipídios.

Eles serão essenciais para regenerar o fio e deixar a sua superfície lisa e prontíssima para refletir a luminosidade.

como-deixar-o-cabelo-mais-brilhoso

7ª dica: Evite o uso excessivo de secador e chapinha

Do mesmo modo que a água quente do chuveiro, o calor desses aparelhos pode abrir as cutículas dos fios, deixando a superfície porosa e sem brilho. Por isso, a recomendação para ter cabelos mais brilhosos é evitar ao máximo o seu uso.

Se não houver jeito, tente deixar o secador e a chapinha em uma temperatura mais baixa, o mais fria possível, ou, se for usar mesmo quente, encerre o processo com um jato frio, que ajudará a fechar (selar) as cutículas abertas pela temperatura quente.

8ª dica: Aposte no banho de brilho

Como o nome já diz, esse tratamento capilar – que já falamos aqui no blog – pode devolver o brilho dos cabelos como nenhum outro, uma que vez reaviva a cor e combate o desbotamento causado pela exposição solar. Basta escolher a cor ideal para a tonalidade dos seus fios.

Apesar de o banho de brilho ser considerado apenas para cabelos tingidos, ele também pode ser feito em quem tem cabelos virgens. Neste caso, basta optar por versões incolores, que podem ser encontradas em qualquer loja de cosméticos.

9ª dica: Penteie sempre os cabelos

O ato de pentear o cabelo não é ideal só para remover o embaraçado dos fios. Na prática, ele também ajuda a distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo para a extensão e pontas do cabelo, eliminando o ressecamento e fazendo com que ele brilhe ainda mais.

No entanto, a forma de pentear também conta muito. O modo correto é na direção ponta-raiz, ou seja, você deve começar penteando das pontas até chegar à raiz. Isso evitaria a quebra dos fios e a destruição da fibra capilar, que poderá ficar inteirinha e lisa para reluzir.

10ª dica: Alimente-se bem

É claro que a alimentação não poderia ficar de fora das dicas para ter cabelos mais brilhosos. Afinal, o seu cabelo reflete o que você come! Inclua na sua dieta alimentos ricos em proteínas e nas vitaminas C e E. Eles ajudarão a repor a massa capilar e tornar os fios mais inteiros e fortes, o que resulta em ainda mais brilho nas madeixas.

Sobre o autor

Raiane