Cabelos

Como descolorir o cabelo vermelho: explicamos tudo aqui!

Os tons ruivo e vermelho caem bem em muitas mulheres, deixando com certo ar de diva, porém, o cabelo vermelho perde sua tonalidade muito rapidamente, o que obriga as mulheres a estarem sempre retocando a cor, pelo que muitas desistem e querem saber como descolorir o cabelo vermelho.

Isso porque, quem possui o cabelo vermelho e deseja mudar de cor, só tem duas alternativas: ou escurece de vez com um tonalizante escuro ou descolore e assume um tom mais loiro.

Mas para sair do ruivo para um tom mais claro é necessário retirar esse pigmento e muitas mulheres arriscam fazer isso em casa, pesquisando como descolorir o cabelo vermelho em casa, que talvez seja a maneira pela qual você chegou até aqui.

De antemão, portanto, precisamos dizer que algumas conseguem um bom resultado, já outras nem tanto. Mas se o que você busca é informação sobre como descolorir o cabelo vermelho em casa ou no salão, vamos te dar algumas dicas de como clarear seus fios e desapegar do vermelho de uma vez por todas. Veja!

Cuidados com os fios

Todas mulheres que usam tanto a coloração permanente como o tonalizante, precisam se preocupar com a saúde dos fios, mantendo sempre em dia os cuidados capilares, principalmente no caso das ruivas, que a cor desbota com facilidade.

Mas se você realmente deseja desapegar do tom vermelho e clarear, saiba que antes de qualquer procedimento é necessário deixar seus fios saudáveis e fortes, só assim poderá clarear sem causar um grande ressecamento.

Por essa razão a hidratação semanal é importante. Outra coisa fundamental é fazer uma reconstrução com queratina líquida, para que seus fios adquiram as proteínas perdidas.

Dito isso, faça um cronograma capilar com creme de hidratação, reconstrução e nutrição, podendo incluir também a umectação, que é uma forma de nutrição para os fios. Tudo isso é muito importante para manter a saúde dos fios antes e após a descoloração.

Dependendo de como seu cabelo está, é necessário fazer uma avaliação, a fim de saber se ele suportará a descoloração ou está muito frágil. É possível que o cronograma capilar fortaleça os fios a ponto de aguentarem a descoloração, mas também pode ser que seja necessário cortar as pontas ressecadas após o clareamento.

Decapagem

Essa etapa é muito importante para que os fios não sejam tão agredidos na hora da descoloração, pois com a decapagem os fios perderam parte do pigmento escuro ou vermelho.

Para entender melhor sobre o que é a decapagem, saiba que ela possui uma função semelhante à da descoloração, sendo muito indicada para mulheres que possuem pigmentos muito escuros nos fios e desejam clarear. Dependendo o tom dos fios, será necessário mais de uma decapagem.

Com a decapagem você pode obter bons resultados já na primeira aplicação, e o melhor é que não agride tanto seus cabelos. Com os fios mais claros, a descoloração será mais fácil.

Caso sua ideia seja ir para um tom platinado, aí sim, será necessário descolorir o cabelo mais a fundo. Lembrando que resíduos difíceis de eliminar podem deixar os fios com tonalidade diferente.

Por fim, mesmo após a decapagem, é necessário uma boa hidratação antes de começar a descoloração, isso vai manter os cabelos mais fortes para suportar a ação química.

Devo cortar os cabelos?

Isso vai depender do resultado da descoloração, pois mesmo que esteja saudável e pouco ressecado é possível que haja ainda resíduos vermelhos nas pontas, e a tesoura pode ser a opção mais rápida e saudável para seus fios.

Caso não seja a sua vontade diminuir o tamanho dos fios, realize mais descolorações até que o tom ruivo seja eliminado dos fios e atinja o tom de loiro desejado.

Como colorir? Que tipo de tinta escolher?

Antes de qualquer outra coisa, é importante que já tenha escolhido um tom de loiro, e também é necessário identificar qual a cor atual dos seus cabelos, pois o ruivo pode seguir para tons mais vermelhos, castanhos ou dourado.

Uma coisa muito importante que todas as pessoas que gostam de colorir os fios devem saber, portanto, é como funcionam as numerações das cores de cabelo. São elas:

Preto azulado (1)

Preto natural (2)

Castanho escuro (3)

Castanho médio (4)

Castanho claro (5)

Loiro escuro (6)

Loiro médio (7)

Loiro claro (8)

Agora, ns tonalidade de ruivo só e considerado o reflexo, sendo indicado pelo número após o do tom principal. Logo, após identificar a cor, veja se não possui reflexos como:

Tom cinza (.1)

Tom violeta (.2)

Tom dourado (.3)

Tom cobre (.4)

Tom acaju (.5)

Tom vermelho (.6)

Tom marrom (.7), entre outros.

Outra coisa importante que muita gente acaba fazendo é confiar na cor que está estampada na caixa da tintura, mas isso pode não dar o mesmo resultado, por isso é importante ficar sempre atento à numeração da tintura.

Lembrando que cabelos tingidos devem receber descoloração e decapagem pois tinta não clareia e nem sobrepõe tom mais escuro. Outra coisa importante a dizer é que cabelo com porosidade não tende a fixar a tintura de forma adequada, ou seja, logo desbotará. Por isso é importante a hidratação dos fios antes de qualquer procedimento químico.

Teste de mecha

Jamais aplique uma tintura nos fios antes de realizar o teste de mecha indicado na embalagem.

Depois de realizar a decapagem, hidratação, descoloração, retirar todo pigmento dos fios, fazer uma reconstrução e realizar nutrição, agora sim é hora de tingir os fios, mas antes é necessário fazer o teste de mecha.

O teste de mecha é importante para saber se seus fios realmente estão prontos para receber mais uma carga de química que é a coloração.

Caso sua intenção seja um loiro mais platinado, nossa dica é começar por um loiro mais escuro ou quente e ir clareando aos poucos os fios até atingir o tom desejado, assim não terá erro na cor.

Mesmo após atingir o tom desejado, é necessário manter o cronograma capilar para ir devolvendo aos poucos tudo o que seu cabelo perdeu durante a descoloração e pintura.

E mesmo com eles já saudáveis, é bom manter o cronograma para que ele esteja sempre saudável e nutrido, com brilho e maciez.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.