O Natal é um dos momentos mais esperados do ano. É uma época em que repensamos nossa vida, nossos desejos e o caminho para enfrentar o próximo ano. Representar o espírito natalino, especialmente para crianças, vem em forma de desenho. Vamos ver nesse artigo como desenhar uma árvore de Natal para poder usar até mesmo como parte da decoração.
A representação do espírito natalino
Os dias próximos ao Natal são momentos de encontro com entes queridos, de reflexão e alegria. A maioria de nós ama essa época e adora vivenciar esse espírito. Para os pequeninos, mais do que ninguém.
Talvez seja por isso que sempre nos contagiamos e somos levados a esse estado de alegria e felicidade.
Como todos sabem, um dos símbolos do Natal é a árvore. É uma peça muito importante em todas as casas. A preparação é quase um ritual diferente de acordo com cada família. Podemos encontrar de árvores artificiais a árvores reais e de uma altura considerável.
Podemos ver as árvores na sala de estar, na frente de casa, ou no jardim. Em geral, a árvore tem tamanho médio e é adornada com luzes, bolas de Natal e outros elementos decorativos, com uma estrela no topo.
Representar esta imagem no papel é um desafio muito bom por causa do significado do desenho e das possibilidades que isso nos dá. Tem como desenhar uma árvore de Natal de várias formas. Abaixo, vamos falar sobre os passos a seguir, o que você precisa e algumas dicas para obter um desenho realista.
Como desenhar uma árvore de Natal mais realista com 4 dicas
É um processo simples, mas não significa que seja tão banal. A escolha do tipo de árvore e cores dependerá da ideia que se tem para o projeto.
Existem diversos pontos-chave e referências ao desenhar este objeto tão representativo. Não é uma tarefa fácil se queremos transmitir o verdadeiro espírito natalino.
1. O tipo de árvore
A primeira coisa sobre a qual temos que ser claros é o tipo de árvore que queremos desenhar. O abeto é muito comum e bonito. Se procurarmos tipos diferentes, podemos ver o que mais gostamos e que melhor se encaixa no projeto.
2. Os complementos
Uma vez que a estrutura principal da árvore é desenhada, os detalhes são muito importantes quando se olha para o realismo.
3. A estrela
Não tem como desenhar uma árvore de Natal e esquecer a peça principal. É o elemento diferencial no desenho e o último acessório para traçar.
4. Os presentes
Isso vai dar um toque mais para alcançar o espírito natalino, colocando vários presentes na base de sua árvore.
Passo a passo de como desenhar uma árvore de Natal
- Passo 1 – Desenhe a estrutura da árvore de uma maneira simples. Na primeira tentativa, vamos desenhar de cima a baixo três triângulos, um maior que o outro.
- Passo 2 – Para o tronco, desenhamos um retângulo. Isso nos ajudará a identificar as formas.
- Passo 3 – O próximo passo é desenhar uma estrutura um pouco mais avançada. Vamos traçar os mesmos triângulos e da mesma maneira, mas desta vez sem linhas retas, curvando-as um pouco.
- Passo 4 – Para o próximo passo, faremos a mesma estrutura. Desta vez com linhas curvas, mas também “pequenos picos”, tentando representar as folhas dos galhos.
- Passo 5 – Agora daremos mais realismo às folhas e linhas da árvore, bem como ao tronco. Uma vez que fique do nosso gosto, vamos continuar a representar os acessórios.
- Passo 6 – Nos cantos de cada nível da árvore podemos desenhar as bolas de Natal. Acima de tudo, e como “cereja”, começaremos a desenhar a estrela. É o último passo a dar.
Se quisermos colocar presentes em torno da árvore, isso dará ainda mais realismo à imagem natalina.
O que você precisa para desenhar uma árvore de Natal
Depois de ler atentamente os passos a seguir para fazer o desenho, devemos ser claros sobre o que vamos precisar. É importante ter todas as ferramentas à nossa disposição e bem localizadas.
Mantê-los em um local seguro impede que estraguem no futuro. Tomar essa precaução nos ajuda a ter o melhor desempenho de cada um. Uma regra básica de todo “profissional” é cuidar bem de suas ferramentas, já que os resultados obtidos dependerão muito disso.
O que precisamos para desenhar uma árvore de Natal é:
- Uma grande mesa para trabalhar com espaço;
- Um lápis – Com o lápis bem apontado, podemos desenhar o esboço que nos ajudará a desenvolver o restante do desenho;
- Uma borracha – Se cometermos um erro que possa ser corrigido com o lápis é possível apagá-lo. É importante que esteja bem limpa, caso contrário, poderá manchar o desenho;
- Uma imagem da árvore a ser representada – Mantê-la sempre em vista quando formos fazer o desenho é um ótimo meio de referência;
- Lápis de cor – Se decidimos colorir, precisaremos de uma variedade deles. O principal é o verde. Você também precisará dos que escolheu para representar os acessórios;
- Tranquilidade – Se quisermos nos concentrar no desenho, precisaremos do nosso espaço livre de interrupções. É necessário silenciar o celular e qualquer dispositivo eletrônico que possa nos distrair;
- Paciência e perseverança – Elas são chaves para obter um bom desenho. É uma tarefa que não é alcançada em um dia e devemos ser constantes nas melhorias.
Levando em conta todas essas dicas e o passo a passo, podemos iniciar nosso projeto. Independentemente do resultado, sempre o que é importante é a intenção. Não importa como seja, com certeza será uma boa lembrança do Natal para toda a família.
Você conseguiu aprender a como desenhar uma árvore de Natal? Tem alguma dúvida? Deixe relatado nos comentários.