Cabelos

Como disfarçar cabelos brancos com 5 dicas de ouro

Um dos recursos clássicos narrativos para demonstrar a vaidade de uma personagem é expor o seu estado de pânico ao se deparar com o primeiro fio branco. E se já se tornou um recurso batido, o vulgo clichê, é porque é eficiente em sua comunicação, consegue transmitir um sentimento universal, o da percepção da passagem impiedosa do tempo indiferente quantos aos projetos e desejo de longevidade do indivíduo. É comum na sequência nos depararmos com questionamentos de como disfarçar cabelos brancos e até com crises existenciais.

Claro que tal reação varia de pessoa para pessoa, alguns não dão tanta importância por entenderem que é o caminho natural da vida, outros não se conformam por surgir antes da idade que considera adequada (apenas para título de informação: é mais comum aos 40 anos, porém não é raro começar a surgir aos 30), outros ainda preferem abraçar o estilo de vez por entenderem que o visual confere personalidade, transmite vivência, sabedoria e um certo charme.

Mas digamos que você faça parte do time que se incomoda, que tenha se surpreendido com o primeiro fio branco maroto se destacando na sua cabeça, que o avalia como uma lembrança constante da passagem do tempo e do quanto você ainda não fez ou deixou de fazer, acredita que passa uma mensagem muito diferente dos fatos, da realidade: o de já não apresentar o vigor de antes e que talvez não esteja em condições de suportar novos desafios. Tudo bem, é compreensível, a recepção depende das experiências de cada um, há questões ambientais, culturais etc, o que importa é se sentir bem consigo mesma e se para isso precisa saber como disfarçar cabelos brancos, estamos aqui pra isso.

Vamos passar algumas dicas de como disfarçar cabelos brancos que com certeza vão te ajudar a encontrar a melhor solução para se livrar desse incômodo, principalmente se for uma necessidade emergencial, pois há dicas para resoluções instantâneas e as que requerem tratamento mais prolongado.

Veja a seguir nossas dicas de como disfarçar cabelos brancos.

As dicas de como disfarçar cabelos brancos

Vamos começar com a solução mais recorrente, até óbvia, mas que não significa que seja a melhor ou única.

Tingir, retocar a raiz

Uma das respostas mais frequentes sobre a questão de como disfarçar cabelos brancos por ser uma solução mais duradoura. No entanto, é preciso manter certa frequência, pois senão poderá causar a impressão de relaxo. E qual seria a frequência ideal para retocar os fios brancos da raiz? O ideal é que o faça a cada 20 dias.

Mas como apontado acima, valer-se de tintura não é o único modo para lidar com o que considera um problema, uma cicatriz em Narciso, há outros truques de como disfarçar cabelos brancos que dispensa esse recurso e que são bem práticos, não rendem muito trabalho e nem são tão onerosos.

Confira-os a seguir.

Penteados

Sim, apenas com mudanças de penteados é possível resolver o problema de como disfarçar cabelos brancos. Os locais mais comuns do advento desses pentelhos caucasianos são na raiz e nas têmporas.

Um corte que pode disfarçá-los eficiente e naturalmente é o que tem franja. A franja dá volume e dá aquela “maquiada”, camuflada, tornando os fios brancos imperceptíveis, a menos que a pessoa se dedique com afinco a encontrá-los no meio do emaranhado de fios.

Mas o corte com franja é indicado se os fios brancos se limitam a raiz do cabelo. Se o seu caso for de fios em mais de uma região, como nas têmporas, o estilo mais recomendado são os cabelos soltos e jogados para o lado que tiver a maior concentração de branquelos.

Spray

Também conhecido como fibra capilar, já deve ter visto propaganda na televisão, normalmente comercializado como produto para combater a calvície, mas o fato que esse spray serve para lidar com o entrave de como disfarçar cabelos brancos porque nada mais é do que uma fibra em pó que tinge a região que tem contato, colorindo temporariamente o couro cabeludo, por consequência os fios. Se a sua questão com fio branco for de caráter emergencial essa é uma das formas práticas de sanar o problema.

Dica: faça a aplicação com os fios limpos, pois isso ajuda na melhor fixação dos pigmentos.

Tonalizantes

Outra possibilidade de como disfarçar cabelos brancos que pode ser encontrada na farmácia ou em lojas de produtos de beleza são os tonalizantes. São indicados quando os fios brancos já estiverem numerosos, ensaiando a lhe deixarem com cara de tia da igreja, tia da cantina ou simplesmente a tia de alguém.

É um produto de fácil aplicação, bastando apenas que siga as instruções inseridas na embalagem. O resultado é bem satisfatório.

Hidratação

Essa é uma solução de como disfarçar cabelos brancos que exige mais paciência e disciplina, pois os resultados começam a surgir depois de algumas semanas, no entanto, a eficiência é a mesma que a do tonalizante, diferindo que o processo é menos agressivo.

Para que possa se ver livre dos fios no prazo de um mês, a aplicação recomendada das loções progressivas, produtos emolientes, para atingir essa meta de sumir com as inconveniências esbranquiçadas nesse prazo é o de passar o creme no cabelo uma vez por semana.

Ou seja, quatro vezes no período de 30 dias. Se você já estiver a algum tempo ostentando os fios brancos ao ponto de seus amigos e familiares já terem se acostumado, removê-los pela via da hidratação pode ser a melhor alternativa para não causar impacto imediato, chamar a atenção. Com a hidratação esse processo de mudança acaba sendo mais natural.

Considerações finais

Preocupação com fio branco no cabelo é um símbolo universal e atemporal sobre questões de vaidade. Há quem não se importe com isso, que até veja como algo positivo, charmoso, que confere personalidade, maturidade, sabedoria, etc, mas há outros tantos que se sentem bastante incomodados e os motivos podem ser diversos, seja por razões puramente estéticas, seja por razões que envolva aspectos de vitalidade.

Apresentamos algumas dicas de como disfarçar cabelos brancos. Foram as seguintes:

  • Retocar a raiz;
  • Optar por penteados que favoreçam a “camuflagem” dos fios;
  • Usar spray de fibra capilar;
  • Usar tonalizantes;
  • Optar por hidratação com loções progressivas.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.