Beleza Estética

Como emagrecer o rosto? Confira 10 dicas e exercícios infalíveis

Estar acima do peso é um pesadelo para a maioria das mulheres hoje em dia, principalmente para as mais vaidosas. É por isso que muitas de nós recorrem à dietas loucas e treinos pesados na academia para conseguir o mais rápido possível a tão sonhada silhueta fininha de volta.

Mas, depois de tanta luta para conquistar as medidas de um tempo atrás, você percebe que nem tudo voltou ao normal no seu corpo. Ao tirar aquela selfie com as amigas ou a família no fim de semana, você nota que o seu rosto está parecendo uma “lua cheia”, destacando-se mais do que aquele braço magro e definido que conseguiu mudando os hábitos alimentares e malhando pesado todos os dias.

Daí, em vez de todos notarem o seu corpo franzino, lá está o seu queixo duplo, a famosa “papada”, chamando mais atenção. O que fazer? Será que existe uma maneira de emagrecer o rosto? Felizmente, sim! Fique tranquila!

Se você sofre com o problema, continue lendo esse artigo até o final que nós vamos te ensinar dicas e exercícios para emagrecer o rosto de forma rápida. Vamos lá?

Por que o meu rosto não emagreceu?

Antes de emagrecer, provavelmente você deve ter notado que o seu rosto foi o primeiro a engordar quando você aumentou alguns quilos na balança. É o que acontece com todo mundo. Geralmente, o rosto é o primeiro a tomar forma quando ganhamos peso e, infelizmente, o último a emagrecer quando o corpo já se livrou do peso extra.

Isso porque, segundo especialistas, o corpo de cada pessoa segue uma ordem de armazenamento de gorduras, que não é a mesma para todo mundo. Ao tentar eliminá-las do organismo, a tendência é que elas sigam a ordem inversa ao seu armazenamento. Por exemplo, se você costuma engordar primeiro o rosto ou o abdômen, estes serão os últimos lugares de onde a gordura será eliminada.

O que causa o armazenamento de gordura no rosto?

O nosso rosto é formado por um esqueleto, que dão a sua forma, e por tecidos musculares que ficam por cima dos ossos, os responsáveis, por sua vez, pelas expressões faciais. E é a partir daí que entram as gorduras. Estas são armazenadas acima dos músculos para dar mais firmeza e jovialidade ao rosto.

No entanto, se você aumenta o peso corporal, acaba ultrapassando o tamanho das bolsas de gordura armazenadas na face, o que faz com o rosto fique mais gordinho ou cheinho. Alguns dos motivos para que esse estoque de gordura seja ultrapassado são:

  • Envelhecimento;
  • Estresse;
  • Retenção líquida (causadas por alto consumo de sal e açúcares, além de alimentos ricos em carboidratos);
  • Excesso de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Falta de cálcio no organismo.

Todos esses hábitos fazem com que os ligamentos faciais, cuja função é segurar as bolsas de gordura no seu devido lugar, enfraqueçam, causando a movimentação da gordura e formando as dobras que conhecemos como “papadas” no rosto.

Aprenda 10 dicas infalíveis para emagrecer o rosto rápido

Como você leu nos parágrafos anteriores, alguns hábitos do cotidiano podem fazer com que o seu rosto engorde mais facilmente que o restante do corpo, causando os temidos efeitos conhecidos como “cara de bolacha” ou “cara de lua cheia”.

Por isso, fazer algumas mudanças na rotina do dia a dia podem ser o primeiro passo para acabar com o problema. Como diz o sábio ditado popular “Prevenir é melhor do que remediar”, algumas precauções podem ser essenciais para evitar que o rosto fique com maior estoque de gorduras armazenadas, como:

1 – Reduza o sal e açúcar

sugar

O consumo excessivo de sal e açúcares pode deixar o seu rosto muito gordo, uma vez que contêm níveis altos de sódio, um dos maiores responsável pelo acúmulo de gordura corporal. Por isso, comece a diminuir a sua ingestão agora mesmo para afinar o rosto e evitar a retenção líquida, aquela causa os inchaços na face.

2 – Evite comer antes de dormir

O nosso metabolismo é naturalmente desacelerado à noite, quando vamos dormir. Ou seja, neste período, o nosso corpo não queima gorduras, o que faz com que elas fiquem acumuladas no organismo. Por isso, se você quer mesmo emagrecer o rosto, precisa parar de comer antes de ir para a cama.

3 – Beba muita água

mulher-bebendo-agua

O corpo humano costuma reter líquidos quando nós não o suprimos com a quantidade de água adequada todos os dias. Por isso, para evitar os inchaços no rosto causados pela retenção líquida, comece a beber pelo menos 3 litros de água por dia. Se tiver dificuldades, faça um chá que goste ou sucos sem açúcar para alcançar a recomendação diária.

4 – Evite cafeína

Pelo menos no começo do seu processo para emagrecer o rosto, evite consumir cafeína e seus derivados, como café, para evitar a retenção de líquidos no corpo. Não consumir a substâncias nas duas primeiras semanas é fundamental para perder o estoque de gorduras acumuladas.

 5 – Aposte nos laticínios

ad395c4c6d86fab815481777e8b8db34

Como você aprendeu no decorrer desse artigo, a falta de cálcio também está entre as principais causas do acúmulo de gordura no rosto. Por isso, comece a incluir na sua alimentação laticínios naturais, como o leite, para aumentar a sua ingestão diária de cálcio e, com isso, emagrecer o rosto de forma mais rápida.

6 – Evite bebidas alcoólicas em excesso

Muita gente não sabe, mas 1 grama de álcool equivale à 7 calorias a mais no corpo. Se você quer emagrecer o rosto, ganhar peso consumindo 2 garrafas de cerveja não é uma boa ideia até aqui, concorda? Além disso, o álcool ajuda na desidratação do corpo, causando a terrível retenção líquida, fator que também faz o rosto engordar, e é rico em açúcares, os inimigos do seu futuro rosto magro.

7 – Evite alimentos não-saudáveis

lanche-escolas-fe-em-jesus

Qualquer alimento que te faça engordar, como os gordurosos, salgados ou adocicados, também podem deixar o seu rosto mais cheio. Por isso, corte-os da sua alimentação agora mesmo para começar a diminuir os ângulos da sua face.

8 – Coma vegetais e frutas

Por serem ricos em fibras, a principal função das frutas ou vegetais é manter o corpo saciada por mais tempo. Portanto, eles são alimentos ideais para quem quer não só perder aquela barriga que está incomodando, mas também para emagrecer o rosto. Além disso, as frutas e vegetais também contêm grande quantidade de água, fator essencial para combater a retenção líquida e acabar com os inchaços na face.

9 – Não fume

nao-fume

As substâncias presentes nos cigarros provocam o envelhecimento precoce da pele, fazendo com que os ligamentos faciais fiquem enfraquecidos, causando o caimento das gorduras e o aparecimento das rugas e linhas de expressão. O resultado disso é um rosto muito cheio, uma vez que os produtos também interferem na produção de vitamina C pelo organismo, um dos nutrientes mais importantes para o rejuvenescimento da pele.

10 – Use cremes reafirmantes

Inserir na sua rotina diária de cuidados com a pele cremes cosméticos reafirmantes para a pele pode ser uma ótima ideia para acabar com a flacidez e deixar o seu rosto mais jovem. Evitar o caimento e dobras no rosto também é um fator ideal para evitar o rosto gordinho.

Exercícios para emagrecer o rosto de uma vez

exercicio-para-emagrecer-o-rosto-2

A chamada ginástica facial é um dos fatores primordiais para quem está querendo emagrecer o rosto rapidamente. Isso porque ela ajuda no fortalecimento, drenagem e tonificação da musculatura local, fazendo com que o volume da face diminua consideravelmente.

E não tem desculpa para preguiça ou falta de tempo, ok? Os exercícios são bem simples e práticos, podendo ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Veja:

Para acabar com o queixo duplo

Sente-se em uma cadeira e apóie os cotovelos em uma mesa. Feche uma das mãos e apóie o queixo sobre ela. Em seguida, pressione o queixo contra a mão fechada durante 5 segundos. Repita o processo 10 vezes por dia, mantendo uma pausa de cinco segundos entre uma repetição e outra.

Para diminuir as bochechas

Dê um sorriso bem largo, a ponto de sentir uma leve pressão nas bochechas. Sinta os músculos da face forçando, mas evite pressionar o pescoço. Repita o movimento 10 vezes seguidas durante 10 segundos e descanse por cinco segundos se quiser iniciar outras sessões.

Para a testa

Erga as sobrancelhas o mais alto que conseguir, mantendo os olhos abertos. Depois feche os olhos e mantenha-os assim por 10 segundos. Solte em seguida.

Em seguida, comece a franzir a testa tentando aproximar as duas sobrancelhas uma da outra o máximo que conseguir. Mantenha a posição por 10 segundos e solte-as. Repita o movimento 10 vezes seguidas, com pausas de 10 segundos entre as repetições.

“Cara de peixe”

Esse exercício deve ajudar a diminuir a gordura das bochechas e “papada”. Sugue as bochechas, fazendo o famoso bico de peixe. Mantenha a posição por 10 segundos e solte em seguida. Repita o movimento por mais cinco vezes ao dia.

Boca de ar

Encha as bochechas de ar ao máximo que conseguir, deixando-as infladas por cerca de 10 segundos. Em seguida, solte o ar. Repita o movimento entre 8 e 12 vezes por dia para diminuir a gordura nas bochechas.

Vogais

Este exercício serve para contrair e descontrair a musculatura do rosto a fim de fazer as bochechas e “papadas” diminuírem. Comece pronunciando a letra “A” na frente do espelho, sem a voz, apenas fazendo o gesto. Tente fazer o máximo de força ao pronunciá-la. Depois, faça o mesmo com as vogais “E”, “O” e “U”. A dica é repetir cada vogal por mais 10 vezes para conseguir os resultados.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */