Cabelos

Como enrolar o cabelo com garrafa pet

Não importa o quanto as empresas invistam em altas tecnologias e produtos cada vez mais sofisticados para o cabelo, sempre existirão as “gambiarras”, aqueles truques caseiros usando objetos inusitados, que vão facilitar a vida de muitas mulheres que não possuem muito tempo na atarefada rotina ou que estão em busca de alternativas que vão deixa-las lindas e ainda ajudar a economizar dinheiro. Uma dessas que vez está fazendo muito sucesso na internet ensina como enrolar o cabelo com garrafa pet e um secador.

O tutorial que é uma febre no final de 2018 está bombando no Instagram e recebeu o nome de #blowthebottlechallenge, ou “desafio ‘assopre a garrafa’”, em tradução livre para o português. Ela consiste nada menos do que usar somente dois itens para produzir ondas nos fios do cabelo.

O vídeo que está rolando no feed de muitas mulheres se popularizou há algumas semanas – mais precisamente em novembro –, mas ainda é desconhecida de muitas que gostam de deixar os fios com um efeito diferente. E ao que tudo indica a técnica caseira dá muito certo. Para saber mais sobre ela, confira o artigo abaixo e o tutorial de como realizar esse procedimento em casa.

O que é o truque de enrolar cabelo com garrafa pet?

É uma técnica que surgiu com uma usuária no Instagram da Malásia. Desde que isso foi publicado, mulheres ao redor do mundo ficaram curiosas para saber se tudo não passava de uma armação, brincadeira ou se realmente era possível ondular o cabelo usando um secador e uma garrafa pet. Afinal, sempre bom ter outra alternativa para quando a chapinha e o babyliss não estiverem disponíveis, não é mesmo?

Mas já vale deixar uma coisa esclarecida: muita influencers e blogueiras brasileiras e estrangeiras tentaram a técnica e não conseguiram o efeito desejado. Ainda assim, são muitos os casos em que mulheres conseguiram criar ondas no cabelo usando uma garrafa pet que facilmente iria parar no lixo.

Como enrolar o cabelo com garrafa pet?

Se você ainda não sabe como enrolar o cabelo com garrafa pet, aqui vai o passo a passo para aprender a técnica que viralizou na internet e que está conquistando cada vez mais mulheres:

Passo 1: Pegue uma garrafa de plástico. Ela pode ser média ou grande, mas opte pela grande e por aquelas que são mais rígidas – se você tem hábito de comprar garrafas de água mineral sabe que essas costumam ser mais moles por serem biodegradáveis.

Passo 2: Corte a parte superior da garrafa, deixando apenas a parte que possui a mesma largura. Neste momento, também faça uma abertura lateral do tamanho necessário para que o bico do secador de cabelo possa entrar.

Passo 3: Assim como antes de qualquer procedimento estético que envolva altas temperaturas, não se esqueça de aplicar um leave-in no cabelo para proteger os fios do calor excessivo.

Passo 4: Separe o cabelo em mechas e coloque-as separada dentro da garrafa pet pela abertura superior que foi feita após retirar aquela parte mais estreita onde estava o bico.

Passo 5: Posicione o bico do secador na abertura lateral e ligue o aparelho na velocidade média. Após alguns segundos segurando na mesma posição, você perceberá que o vento e o calor criarão um efeito “furacão” nos cabelos, fazendo com que eles girem em torno da parte interna da garrafa.

Passo 6: Com calma, tire as mechas de dentro da garrafa, deixando os cachos soltos aos poucos. É recomendado que este passo só seja realizado depois de algum tempo, quando o cabelo já estiver esfriado.

Enrolar os cabelos usando esta técnica é prejudicial aos fios?

Como enrolar o cabelo com garrafa pet é algo novo, ainda não se sabe quais são os prejuízos que isto pode trazer à saúde dos fios – vale ressaltar que nenhum cabeleireiro ou especialista em saúde capilar se manifestou sobre o assunto.

Sendo assim, não é possível dizer se o calor produzido dentro da garrafa e o seu contato direto com o cabelo causam algum dano. Por isso, a tentativa é válida, mas deve ser acompanhada de alguns cuidados que vão ajudar a preservar a hidratação, a nutrição, o brilho e a oleosidade natural dos fios.

Como já dissemos, use sempre um leave-in para que ele haja como um protetor térmico das madeixas e evitem que elas queimem. E não deixe de realizar outros procedimentos como:

1. Seque os cabelos

Uma das prováveis condicionais para que o truque apresente resultados é que os fios estejam secos. Se eles estiverem molhados, é bem possível que ele acabe enrolando, criando nós e se embolando mais do que o normal.

2. Use spray fixador

Utilizar um spray fixador antes de colocar os fios na garrafa e ligar o secador vai fazer com que os fios fiquem mais encorpados, facilitando na obtenção dos resultados desejados e ajudando a potencializá-los.

3. O tamanho da garrafa depende do tamanho do seu cabelo

A maioria das mulheres possui cabelos compridos e, por isso, boa parte dos “desafios” foram feitos com garrafas pet maiores. Porém, se você tem fios médios ou curtos é melhor que se use recipientes menores. Só não se esqueça de optar por um com plástico rígido.

4. Use luvas durante o processo

O plástico das garrafas pet absorvem facilmente o calor. Por isso, deve-se sempre tomar cuidado para não queimar as mãos. Afinal, você estará segurando um objeto que está sendo submetido a altas temperaturas e a ventos muito próximos.

Sendo assim, não se esqueça de protegê-las com o uso de uma luva. Elas vão impedir que o calor do secador queime suas mãos e traga prejuízos à sua pele.

E aí, o que achou desta técnica que está em alta no mundo feminino? Se você já testou ou se ainda vai testar, não esqueça de dizer se conseguiu algum resultado e se eles eram o que você esperava.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.