Exercícios Saúde

Dicas para escolher a academia ideal, e seguir firme e forte nos treinos!

Escolher academia

Pagar o mês inteiro e não pisar na academia. É o que acontece muitas vezes quando ela fica em um lugar longe do trabalho ou casa. A rotina e o cansaço acabam tornando a missão malhação impossível. Este é um dos fatores.

Mensalidade acessível somente não basta! Se o preço for muito bom, mas ela estiver em um local difícil em relação à sua agenda diária, esqueça! É importante considerar a distância que você precisará percorrer até lá.

O ideal é que a academia não esteja a mais de 20/25 minutos da sua residência ou escritório. Caso contrário, dificuldades como trânsito, chuva e preguiça terão mais forças.

Sem falar que, ao treinar perto de casa, fica mais fácil malhar no sábado ou domingo quando faltamos durante a semana por causa de algum imprevisto.

E mais: se a academia for perto do trabalho, não tem desculpa para deixar de ir se exercitar após o expediente. Para quem larga por volta das 18 horas, por exemplo, é até melhor fugir do horário de pico malhando. Assim, você treina, toma um banho e volta para casa sem estresse.

Estabelecer um horário que funcione de verdade na sua vida pessoal ajuda também. Se a sua agenda for lotadíssima, então, o jeito é recorrer a uma empresa que fique aberta durante a maior parte do tempo, para que ela possa atender à sua necessidade, de acordo com o seu momento livre.

Veja o que mais considerar para escolher a academia ideal:

  • Confira se os professores são formados em Educação Física. Mesmo que haja estagiários, eles devem estar sempre sob orientação de profissionais graduados.
  • Estacionamento – você não precisa arriscar nada deixando seu carro na rua.
  • Fique de olho nas atitudes do professor – ao visitar uma academia, verifique se ele dá atenção a todos, se corrige os exercícios etc.

A relação entre professores e alunos é um fator importante para o treino render bem e a motivação ficar em alta, principalmente se o aluno for iniciante. Afinal, ele possui mais dúvidas, receios, e precisa ficar à vontade para esclarecer tudo.

  • O local conta com avaliação física para todos os alunos?
  • Faça uma aula ou mais para perceber como é o atendimento desde a recepção. São profissionais prestativos? Estão atentos?
  • Experimente também a qualidade da lanchonete. Lembre-se que precisará recorrer a ela, principalmente se passar o dia inteiro fora, entre trabalho e outras atividades.
  • A academia oferece aulas em diferentes níveis, ou seja, para iniciantes, intermediários e avançados?
  • As salas de aula dispõem de bebedouros?
  • Existe alguma orientação a respeito do uso dos equipamentos? E eles estão em bom estado de conservação? E a qualidade deles? Ao visitar o estabelecimento, confira o estado dos cabos, roldanas e estofados, se eles estão próprios para uso.
  • Cheque a infraestrutura: organização e higiene dos vestiários, do banheiro, o estado dos chuveiros, se há armários para todos os matriculados. Ventilação e luz também devem ser levadas em conta, pois afetam o desempenho do aluno.
  • Segurança – certifique-se de que a academia possui estrutura em caso de acidentes. Ela conta com socorristas para situações de emergência? Existem itens de primeiros-socorros (gazes, desfibrilador etc.)?
  • Variedade de aulas e aparelhos – mesmo que você busque a musculação, nada impede de pesquisar outras aulas que possam combinar com seu perfil.

Ter modalidades diferentes é um fator de motivação para que os alunos continuem frequentando a academia.

  • Verifique se todas as atividades oferecidas contam com orientação especializada.
  • Dê uma olhada nas pessoas e no ambiente, e avalie se você estará confortável frequentando o local naquele contexto. Não é uma questão de julgamento baseado na imagem, mas uma percepção do lugar onde pretende adquirir mais bem-estar e qualidade de vida.
  • Veja o regulamento interno da academia, o contrato etc.

Certo, tudo praticamente perfeito, mas o valor da mensalidade não cabe no seu orçamento? Calma! Existe sempre uma solução, como um bom desconto ao optar por planos mais longos.

E se todos os fatores acima estão ok para você, permanecer treinando será mais do que possível, será um prazer, concorda?

Boa sorte, e até a próxima!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */