Casa Limpeza

Panos de limpeza: confira dicas para escolher o ideal

Panos de limpeza

Os acessórios certos fazem diferença no tempo e nos resultados dos serviços domésticos. Por esta razão, é bom saber como escolher panos de limpeza. Afinal, eles não são todos iguais, e superfícies diferentes precisam de tecidos adequados a cada uma delas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Aqui estão algumas dicas para facilitar a sua decisão:

  • Descartáveis – são perfeitos para higienizar bancadas e pias de cozinha, evitando contaminação.
  • Flanelas – tiram a poeira doméstica como nenhuma outra.
  • Panos multiuso tradicionais de viscose e poliéster – recomendados para bancada da pia do banheiro. As peças 100% algodão ou de microfibra podem ajudar também.
  • Panos finos – possuem aspecto ideal para limpar vidros como os das janelas, entre outros. Só não use aqueles que soltam pelos.

Vidros e espelhos precisam de cuidados especiais. Normalmente, a limpeza deles é feita com jornal e álcool. Mas as coisas mudam, e já existem outras maneiras de tirar manchas e impurezas. A microfibra com toque aveludado e suave não deixa marcas ou fibras. E ainda dispensa o uso de produtos químicos.

  • Panos mais grossos – são imbatíveis na limpeza do chão. É o caso do saco de algodão, bastante utilizado com rodo. Ele retém a mistura de água e produtos de limpeza e distribui bem a umidade nas superfícies.

Sem falar que é resistente a lavagens, inclusive na máquina. Ah! E nada de usar saco de algodão para retirar pó de móveis, ok?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina
  • Nos pisos de madeira, porcelanato e laminado, a dica é pano de algodão ou microfibra. Eles limpam e lustram. A microfibra possui leve vantagem no desempenho e na durabilidade em relação ao algodão – e ainda permite que você faça menos esforço.

A microfibra resiste mais tempo, remove melhor a sujeira, absorve mais a umidade e promove o brilho natural das superfícies, resultando em um acabamento mais bonito.

  • Piso frio (cozinha, banheiro etc.) – escolha panos 100% algodão para limpeza mais pesada, pois eles absorvem melhor. Mas sujeirinhas leves e eventuais também podem ser eliminadas com a microfibra.
  • Opte por panos de microfibra para limpar azulejos do banheiro, caso não goste esponjas e escovas. Existem modelos próprios para este trabalho, com textura inovadora que cumprem a missão de esfregar, além de camada de espuma que absorve produtos químicos. Eles ainda economizam água!
  • Azulejos da cozinha – eles precisam de texturas variadas porque a sujeira neles é mais difícil de eliminar. Há panos com aspecto de velcro que caem como uma luva nesta situação. O acabamento final da limpeza pode ficar por conta da microfibra lisa, que também retém a umidade.
  • Móveis de madeira ou MDF pedem flanelas e panos de microfibra, uma vez que estes itens servem para lustrar. A microfibra ainda tem outro ponto positivo: “agarra” a poeira, possibilitando uma limpeza mais eficiente.

Como você pode notar, a microfibra está com tudo! Versátil, ela pode ser aproveitada molhada para limpar ou seca para dar brilho.

  • Bancada em aço inox – os panos multiusos, fabricados com poliéster e viscose, são mais recomendados. Fora isso, outras tecnologias complementam os panos multiusos. Por exemplo, os tecidos com pontinhos de silicone que removem sujeira sem riscar.

Depois de utilizar os panos de limpeza, lave-os em água corrente e deixe-os secar ao natural. Os panos de microfibra podem ser lavados em máquinas, mas sem sabão em pó e amaciantes.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

São tantas opções de produtos que não é raro ter dúvida sobre como escolher panos de limpeza. E não precisamos de todos eles para dar um jeito na casa.

Hoje, você viu como otimizar o serviço doméstico aproveitando o melhor de cada textura, de acordo com as superfícies sobre as quais elas vão agir.

Querer reaproveitar uma camisa velha na limpeza é louvável do ponto de vista ecológico, pois evita desperdício. Porém, nem sempre ela serve, e dá para cuidar do meio ambiente de outras formas, não é mesmo?

Fica a dica! Até breve…

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */