Cabelos

Como esfoliar o couro cabeludo com essas 6 dicas

Não é segredo para ninguém que esfoliar a pele é um processo que ajuda a mantê-la saudável e bonita. Porém, muitos ainda desconhecem que a técnica também pode ser usada na cabeça. Para isso, é preciso saber como esfoliar o couro cabeludo de forma correta, realizando desta forma uma limpeza profunda, acabando com resíduos de poluição, poeira, produtos diários (shampoos, condicionadores, hidratantes, leave-ins, sprays, pomadas ou mousses) e sebos e gorduras.

Ao realizar a esfoliação do couro cabeludo, os poros são desobstruídos, o que estimula a circulação e aumenta e facilita que nutrientes entrem no folículo piloso (local onde os fios nascem), resultando em um cabelo muito mais fortalecido, bonito e saudável.

Como durante o processo há a eliminação de gorduras acumuladas no couro cabeludo, a esfoliação também ajuda no combate à queda. A explicação é a seguinte: em excesso, o óleo produzido pelos fios acaba por colar aqueles que já estavam prontos para cair aos novos. No momento de pentear o cabelo, como eles estão unidos, os fios que estavam no fim de seus ciclos acabam por levar os recém-nascidos juntos.

Para que você fique por dentro de tudo sobre o peeling capilar, separamos um artigo onde vamos dar seis dicas que vão responder como esfoliar o couro cabeludo com segurança.

1. Atenção com o seu tipo de cabelo

Nem para todos os tipos de cabelos são indicados a esfoliação do couro cabeludo. Para as mulheres que possuem cabelos mistos ou oleosos, o ideal é que a técnica seja feita uma vez por semana. Isso porque elas possuem uma tendência maior ao acúmulo de resíduos e a “colagem” dos fios.

Já para aquelas que possuem caspa ou dermatite seborreica, é recomendado que o processo seja feito junto do acompanhamento de um dermatologista. Só ele poderá fazer um diagnóstico profundo do quadro e indicar a frequência e os produtos que devem ser usados.

Se você tem cabelos normais, a esfoliação do couro cabeludo é um benefício que vai trazer mais saúde e beleza aos seus fios, mas os intervalos de tempos em que o tratamento deve ser feito são maiores, pelo menos 15 dias entre um e outro.

Por fim, pessoas com couros cabeludos secos, machucados, sensíveis ou com algum tipo de alergia, as esfoliações devem ser evitadas.

2. Limpe o couro cabeludo antes de usar o esfoliante

“Como esfoliar o couro cabeludo” é uma pergunta que muitas mulheres se fazem, e essa dúvida termina agora. Primeiro de tudo, limpe a região. Com o couro cabeludo seco, use uma escova com cerdas específicas para retirar todas as células mortas que estão no na raiz dos fios. Ela é bem mais macia que os pentes e garante que não haverá irritação na região.

3. Aplicando o esfoliante

Depois de uma limpeza prévia do couro cabeludo, aplique o esfoliante com a ponta dos dedos em movimentos circulares e suaves. Nunca, nunca mesmo use suas unhas para espalhar o produto. Faça esse processo pelo tempo que está indicado pelo fabricante do produto ou pelo médico especialista. Use sempre antes do shampoo.

Depois de terminar a esfoliação do couro cabeludo, lave o cabelo com o shampoo específico para o seu tipo de fios por duas vezes. Isso garantirá que não sobre resíduos do produto na superfície de sua cabeça.

Artigos relacionados:

4. Escolha bem seu esfoliante

O esfoliante pode ser comprado pronto, feito em casa ou então manipulado devido a um pedido médico. Se você não possui nenhum problema específico no cabelo, pode optar por qual dos três métodos vai obter o seu produto. Caso você esteja fazendo a esfoliação do couro cabeludo com acompanhamento médico, ele te indicará o melhor.

Existem diversas opções no mercado e os preços variam bastante, mas em geral o produto não é caro. Mesmo assim, você pode optar por uma fórmula caseira (existem várias delas).

Se você não se quer dar o trabalho de fazer ou tem receio de que faça errado, pode ir até um salão de beleza de sua confiança e realizar todos os processos do tratamento lá mesmo.

5. Não faça esfoliação antes de outros procedimentos capilares

Tome cuidado com o momento em que você vai fazer o tratamento. Como esfoliar o couro cabeludo resulta em na desobstrução e abertura dos poros capilares, a cabeça está mais propensa a absorver os produtos que nela são aplicados.

Portanto, evite realizar a esfoliação antes de outros processos, principalmente daqueles que envolvem química, como formol, tintas ou água oxigenada. Isso pode acarretar em efeitos colaterais que prejudiquem a saúde do couro cabeludo e dos fios.

6. Aproveite a esfoliação para fazer a hidratação

Como esfoliar o couro cabeludo o deixa mais receptível aos produtos que nele são usados, aproveite que realizou a esfoliação para emendar a hidratação. Isso fará com que a penetração do hidratante seja maior e seus resultados sejam potencializados, garantindo cabelos ainda mais fortes e bonitos.

Receitas caseiras de esfoliantes

Caso você queira economizar e fazer os produtos caseiros para esfoliar o couro cabeludo, seguem algumas receitas que servem como sugestão e que possuem a mesma eficiência dos produtos manipulados e industrializados.

Babosa e açúcar mascavo

Pegue um recipiente plástico e nele misture duas colheres (sopa) de polpa de babosa com uma colher (sopa) de açúcar mascavo. Aplique a receita diretamente no couro cabeludo, seguindo os cuidados que citamos anteriormente quanto à forma de aplicar. Depois, enrole o cabelo em uma toalha aquecida por cerca de 25 minutos.

Café, sal e camomila

Esta receita é especialmente indicada para o combate à queda de cabelo. Isso porque a cafeína e o sal agem como tratamentos naturais ao problema. Ele é muito nutritivo e ajuda no crescimento dos fios.

A receita consiste em misturar duas colheres (sopa) de café moído, meia colher (sopa) de sal e meia colher (sopa) de água quente de camomila. Depois, basta deixar a mistura esfriar e aplica-la no cabelo por 30 minutos antes de lavar com o shampoo e com o condicionador.

E aí, gostou das nossas dicas de como esfoliar o couro cabeludo e deixar seus fios ainda mais vivos e fortes?

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.