Beleza Pele

Como evitar rugas? Aprenda dicas para fugir do problema

Rugas na testa

As rugas são comuns no corpo humano. Em pessoas de mais idade, o aparecimento é normal e tende a se agravar com o passar do tempo. É normal da idade e do ser humano. Entretanto, as rugas incomodam muitas das vezes. A questão estética perturba em demasia qualquer pessoa.

Algumas pessoas procuram em cirurgias plásticas e aplicações de botox o fim do problema. Entretanto, em diversos casos, a pele não fica natural, o aspecto fica artificial e os resultados poderiam ser melhores se deixasse o tempo fazer seu trabalho. Ou seja, melhor com rugas do que com uma pele que não parece natural. Mas, obviamente, cada um tem sua opção e há trabalhos extremamente competentes no ramo.

Veja também – Tratamentos para rugas: veja quais são os melhores

Porém, há também opções saudáveis e naturais que envolvem fórmulas caseiras, cremes, trabalho diário com os músculos da face, além de uma dieta saudável, que influencia muito na pele. Neste artigo veremos algumas opções de como prevenir as rugas no futuro, evitá-las no presente e reduzir o que o passado criou.

O tempo passa e deixa as marcas na face. Mas, não se desespere! Confira essas dicas importantes que ajudarão bastante a reduzir, evitar e prevenir as rugas:

5 dicas fundamentais para prevenir as rugas

Como evitar rugas

1. Fazer caretas

É sempre bom evitar, na verdade. Enrugar a testa, fazer expressões faciais que forcem muitos músculos da face ou o encurtamento das pálpebras (no sol, por exemplo) causam de imediato o desenho de linhas na pele e estas linhas podem fazer com que marcas sejam deixadas no rosto. Estas marcas, por sua vez, podem vir a se desenvolver e se tornarem rugas.

2. Travesseiro

Apesar de ser quase impossível de evitar durante o sono, dormir com a cara pressionada no travesseiro propicia marcas no rosto e estas marcas podem virar rugas. Assim, a melhor solução é habituar-se em dormir de barriga para cima, sem o contato do rosto com o travesseiro.

3. Dieta saudável

Mantendo o peso estabilizado com uma dieta saudável que reproduz os bons nutrientes ingeridos de alimentos na pele. Além da boa alimentação não provocar ganho ou perda significativa de peso, a pele não terá riscos de se esticar, seja no rosto criando rugas ou no restante do corpo criando estrias.

4. Exercícios físicos

Pessoas em dia com exercícios físicos apresentam uma pele mais elástica e sadia. Assim, a promoção de exercícios físicos diários auxilia na função de uma dieta saudável, que não mantém a oscilação constante do peso, promove a boa forma e, como dito anteriormente, uma pele sadia e elástica.

5. Cigarros e bebidas

São vilões estritamente proibidos, seja para quem não quer rugas ou qualquer outro tipo de problema. São prejudiciais para a saúde interna e externa do corpo humano. Ele reflete o envelhecimento prematuro da pele e promove o aparecimento de rugas.

5 passos para evitar que as rugas aumentem ou comecem a aparecer

Como evitar rugas

1. Proteção solar

Proteger-se do sol é de suma importância. A pele exposta aos raios ultravioletas fica danificada e promove manchas no rosto, além do próprio desenvolvimento de rugas. Para ter uma pele saudável, a partir dos 20 anos de idade, é preciso sempre proteger a pele com um protetor solar ou utilizar cremes com fator de proteção UV relativamente alto. A pele não deve ficar exposta aos raios de maneira alguma.

Veja também – Cremes para rugas: conheça as melhores opções

2. Hidratação

Além de ingerir muita água, é sempre importante o uso de cremes hidratantes após um dia todo caminhando pela rua. Mesmo que não se exponha ao sol, a poluição do ar danifica a pele tanto quanto. Por isso, a limpeza e a hidratação da pele após um longo dia longe de casa é importante para a saúde da derme.

3. Cremes

Além da hidratação, a partir dos 25 anos é fundamental a inclusão de um creme com substâncias ativas de rejuvenescimento estar presente na bolsinha de maquiagem. O creme de uso noturno ao redor dos olhos propicia uma pele saudável e rejuvenescida com substâncias ativas que podem variar do ácido retinóico, kójico ou, ainda, glicólico, variando de pele para pele.

4. Sobrancelhas

Cuidar das sobrancelhas sem abusar da depilação com cera. É importante cuidado na hora de fazer, pois a cera quente lesa a pele podendo provocar flacidez na região logo cedo. Por esse motivo é indicado o uso da pinça para não provocar danos ao tecido.

5. Peeling

Apesar de não ser considerada uma técnica natural, o peeling é muito recomendado para peles envelhecidas e que apresentem manchas logo no início da vida adulta, pois pode ser um sinal de que as rugas estão chegando perto. Portanto, a partir dos 25 anos, algumas sessões são bem recomendadas devido aos seus resultados positivos.

5 receitas caseiras para diminuir as rugas

Algumas receitas caseiras também podem ajudar a eliminar esse vilão das peles. Confira:

Como evitar rugas

1. Pepino com iogurte

Já viram as máscaras com pepinos nos olhos durante aquele filme americano? Não é à toa. O ácido fólico, a vitamina C, o cálcio, o ferro, o fósforo, o potássio e o zinco auxiliam a firmar a pele, hidratar e tonificar os poros. Um combinado de pepino, hortelã e iogurte, repousando 1h na geladeira, propiciam uma máscara facial excelente.

2. Mel com leite

A proteína e o cálcio do leite, além dos benefícios do mel, promovem uma pele sadia a quem utilizar a mistura, que consiste em duas colheres de chá com mel diluído em meia xícara de leite morno.

3. Óleo de coco

Possuindo antioxidantes e sendo reconhecidos como um hidratante natural, os emolientes do óleo de coco auxiliam a reduzir as rugas existentes no rosto. Massagear a pele antes de dormir é uma ótima forma de reduzir as rugas.

4. Clara de ovo

Talvez a mais nojenta, mas uma das mais eficientes. Não parece agradável esfregar clara de ovo no rosto, entretanto, a proteína existente é uma ótima rejuvenescedora natural, contribuindo para uma pele sadia.

5. Suco de limão com mel

Misture o limão e o mel e deixe repousar por 10 minutos. O mel é hidratante e os ácidos do limão promovem produção do colágeno. A máscara é uma excelente e prática combinação para aplicar nas rugas existentes.

As rugas não são assustadoras, mas, se você não se sentir bem com elas, é sempre importante seguir dicas naturais que não afetem permanentemente a sua pele.

É importante, também, verificar se há alergia a algum alimento utilizado na mistura para que a receita não se transforme em dano.

Cuide da saúde e do corpo. A pele é a reprodução de um corpo saudável.

Sobre o autor

Raiane