Tudo bem que está cada vez mais fácil encontrar uma quantidade enorme de adesivos, de tantos tipos que a gente até fica sem saber o que levar. Só que nem sempre o preço deles ajuda. Então, veja hoje como fazer adesivos de parede em casa.
Adesivo decorativo proporciona charme, muda o visual, sem sujeira ou quebra-quebra. Um detalhe que não precisa ser produzido por empresa especializada para ficar incrível.
Parede sem estilo e sem vida pede uma solução criativa – de preferência, gastando pouco. Uma simples árvore ou um bichinho pode dar ao ambiente a graça e a beleza que ele merece.
Itens básicos necessários para criar seu adesivo
• Impressora
• Interface autocolante (uma espécie de entretela; é vendida em papelarias e armarinhos)
• Papel adesivo (comprado em papelaria, dá precisão ao molde)
• Retalhos de tecido 100% algodão (tecido sintético não funciona neste caso)
• Tesoura – precisa estar afiada, para o recorte ficar bom
Como fazer adesivo de parede:
• Selecione seu modelo de adesivo e imprima como rascunho no papel adesivo. É preciso fazer desta forma porque colado à entretela ele terá acabamento perfeito.
• Recorte o tecido e a interface, de acordo com o molde, mesmo que de jeito grosseiro, por enquanto, sem caprichar nos detalhes.
• Coloque o lado enrugado da interface em cima do avesso do tecido; passe o ferro quente várias vezes sobre a peça, até notar que a interface está colada ao tecido.
• Posicione e cole o molde sobre o tecido já com a entretela; recorte, agora sim, com atenção aos detalhes.
• Retire o papel protetor e cole o seu adesivo na parede.
A partir deste passo a passo, você pode criar vários outros adesivos. Basta soltar a imaginação e experimentar modelos como gato, rosa, mandalas, símbolos da cultura geek, figuras clássicas, referências musicais e do cinema, e muitos outros.
Mas lembre-se sempre de ter calma ao colar o adesivo, para que não surjam as desagradáveis bolhas.
Com o tempo e a prática, você poderá partir para versões diversas, inclusive o adesivo de tecido, que decora os ambientes com uma pegada mais “cool”, já que tem característica artesanal. Uma proposta simples e, ao mesmo tempo, elegante.
Adesivos de parede são tendência; aprenda a fazer o seu
Está na moda enfeitar paredes brancas ou, simplesmente, complementar a decoração com um belo adesivo.
Existem diversos modelos na internet para baixar, produzir o próprio adesivo e dar um up ao local, economizando bastante.
O princípio básico: é fazer download dos moldes (se você ainda não tiver um, claro), riscar o desenho na película adesiva e recortar.
Pode ser um irreverente polvo para colocar no banheiro; uma bela cerejeira para a sala; formas infantis para o quarto do filhão ou da princesa.
Gráfico e figuras abstratas ficam perfeitos em escritórios, salas de estudos e corredores. O desenho varia de acordo com o gosto e o estilo do morador…
Dos mais discretos aos mais chamativos, adesivos deixam uma parede interessante, principalmente quanto interagem com móveis e outros elementos de decoração.
Uma dica importante: a superfície precisa estar com a pintura em dia. O aspecto na parede faz diferença no acabamento do projeto, no resultado final do adesivo.
Ou seja, neste sentido, tanto faz se você comprou ou produziu o ornamento. Se a parede estiver danificada ou sem pintura adequada, o efeito fica comprometido.
Bem, mas agora que você já sabe como fazer adesivos de parede, tenho certeza que vai arrasar!
Sucesso com seus adesivos de parede.
Até o próximo post!
Veja também:
- Livros sobre Decoração para iniciantes, profissionais ou apaixonados
- Decoração com espelhos: saiba como tirar melhor proveito
- Quartos Lindos: dicas e fotos para se inspirar na decoração