Artesanato

Como fazer almofadas: aprenda aqui 2 jeitos fáceis

Como fazer almofadas

Nem sempre precisamos mudar toda a decoração para renovar ambientes. Detalhes simples como tecidos estampados e cheios de estilo fazem muita diferença na sala ou no quarto. Por isso, hoje eu vou ensinar como fazer almofadas.

Com as dicas abaixo, você poderá criar peças originais rapidinho. O primeiro passo é tomar nota do material que será necessário:

  • Agulha e linha
  • Espuma
  • Máquina de costura
  • Tecido
  • Tesoura

Em seguida, é hora de dobrar o tecido ao meio e:

  1. Na máquina, costure duas das três bordas abertas.
  2. Use a borda aberta para virar o tecido do avesso.
  3. Costure a peça neste sentido, formando uma espécie de pirâmide. Lembrando que, com a máquina, o acabamento fica mais interessante.
  4. Reserve um espaço aberto e faça uma volta no tecido.
  5. Coloque a espuma de preenchimento da almofada, e perceba melhor seu formato.
  6. Feche a parte aberta com agulha e linha.

A partir desta dica de como fazer almofadas, você pode usar a criatividade para produzir tipos diferentes, de acordo com seu estilo.

Por exemplo: costurando um pompom colorido em cada lateral da almofada; fazendo laços com fitas; criando bordados e pinturas, e muitas outras formas de deixar o objeto mais bonito e charmoso.

almofadas-retangulares-com-pompons11-d13fc1fcf706f7432c14650901478032-1024-1024

Almofadas decorativas em número ímpar (de 3 a 5) têm mais destaque e criam um efeito visual mais eficiente.



Formatos quadrados e retangulares são mais modernos, porém, o modelo pode variar conforme o gosto da pessoa. Misturar diferentes formas ajuda a montar uma decoração atual.

Misturando tecidos diferentes é possível destacar as almofadas. Mas para o espaço ficar equilibrado e harmonioso, é importante escolher almofadas que “conversem” entre si. Aquela regrinha que vale para mesclar cores e texturas de roupas também serve para a decoração.

O local (cama, sofá ou poltrona) em que o acessório será colocado é outra fonte de inspiração para chegar à combinação ideal de materiais.

Uma dica: a decoração fica monótona, sem graça, se as cores das almofadas têm o tom exato do ambiente. O truque é escolher tecidos para fazer almofadas que respeitem a paleta de cores do ambiente.

E por falar em sair da rotina, uma bela estampa em estilo jornal ou revista proporciona um ar jovial e descontraído. Veja como é simples fazer almofadas assim – que ficam perfeitas em um sofá preto. E o melhor: sem zíper!

kit-bicama-estampa-jornal-ou-revista-almofadas-lencol-527811-MLB20649173919_032016-F

Material:

  • 1,10m de tecido com estampa de jornal
  • Máquina de costura
  • Régua
  • Caneta para marcar
  • Tesoura
  • Enchimento de sua preferência

Passo a passo:

  1. Coloque o tecido sobre a mesa ou superfície plana.
  2. Dobre-o ao meio.
  3. Posicione 3 almofadas de 42 cm cada em cima do tecido para ver como ficará a divisão da peça.
  4. Na máquina, costure as pontas do tecido (elas serão o acabamento da abertura da capa).
  5. Com o tecido cortado, já com as pontas costuradas como acabamento, note como serão costuradas as laterais, ou seja, criando um transpassado. Basta comparar a uma capa de travesseiro… é o mesmo sistema.
  6. Faça uma costura em ziguezague nas pontas, para o tecido não desfiar ao ser lavado. Se preferir, use uma régua para riscar e criar uma costura retinha. Coloque alfinetes nas laterais para o tecido não escorregar durante a costura.
  7. Feito isto, desvire a capa da almofada e, com ajuda de uma pequena tesoura fechada, arrume as pontas por dentro, para que elas saiam completamente.
  8. Capa pronta, é só colocar o enchimento.

Ah! Escolha um tecido com toque gostoso, porém, resistente. Algo com 60% algodão, 24% poliéster e 16% linho, por exemplo.

E boa sorte no seu projeto como fazer almofadas!
Até o próximo artigo…

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */