Receitas

Aprenda a fazer a caipirinha perfeita; veja passo a passo

A caipirinha é bebida de paixão nacional. No entanto, saber prepará-la com qualidade é para poucos. Algumas dicas importantes devem ser consideradas na hora do preparo deste drink. Vamos começar pelos ingredientes.

O limão, fruta indispensável para a tradicional caipirinha, traz consigo diversos segredos. Esta fruta possui diversas espécies. Para este drink, contudo, o chamado limão galego é considerado o mais apropriado.

Com sua casca amarelada, este pequeno limão é muito saboroso. O sumo da fruta também conta. Procure comprar os limões mais suculentos, para ter maior sucesso na sua bebida.

Sobre a casca da fruta, a opção é sua: pode ser retirada ou não. Porém, o miolo branco não deve fazer parte da caipirinha, pois dá um sabor amargo.

Para adoçar o drink, pode-se usar açúcar ou adoçante, dependendo do gosto de cada apreciador. Neste sentido, leve em consideração as calorias envolvidas.



Cachaça é o elemento alcoólico mais tradicional para o preparo da bebida. Entretanto, não se engane achando que qualquer cachaça fará uma boa bebida. Quanto melhor a qualidade do destilado, melhor o sabor final.

Ainda, se for preferência, pode-se fazer o drink com saquê, vodka e até mesmo vinho. A criatividade é por conta de quem prepara.



Gelo também é fundamental para garantir o sabor refrescante da bebida. Não há muito segredo. Apenas tente mesclar gelos em cubos com gelos quebradinhos para que gele mais rapidamente.

Como fazer caipirinha – passo a passo

Passo 1:

Cortado o limão e retirada a parte branca do meio, coloque meia fruta no copo. Coloque as cascas para baixo para que, ao amassar, o contato seja apenas na parte suculenta da fruta.

Passo 2:

Adicione o açúcar a gosto (em média, uma colher e meia de sopa).

Passo 3:

Com o socador próprio de caipirinhas, comece a socar os limões até que soltem quantidade suficiente de suco. Lembre-se de não amassar demais, para que não amargue seu drink.

Passo 4:

Coloque gelo para completar o copo. Por fim, preencha com a cachaça escolhida e mexa tudo com uma colher.

Passo 5:

Pronto! É hora de apreciar uma deliciosa caipirinha feita com capricho.

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane