Receitas

Como fazer cocada: veja aqui 3 receitas irresistíveis

Coco é tudo de bom, não é mesmo? Dá para criar tanta coisa com ele… leite, bolo, beijinho, doces variados com chocolate, morango; sorvete e cocada, entre outras gostosuras.

Falando nisso, você sabe como fazer cocada? Pois se ainda não tem ideia, prepare-se para aprender conferindo o artigo de hoje.

A base da cocada é muito simples: coco ralado e açúcar. O que ajuda a popularizar o produto.

Mas existem inúmeras variações (igualmente irresistíveis) da receita original. Veja algumas nos próximos parágrafos. Primeiro, vamos ao passo a passo mais comum.

Uma dica antes de começar: o segredo dela é chegar ao ponto certo. Então, não divida sua atenção com outra atividade enquanto estiver cozinhando o doce, ou ele poderá queimar rapidinho.

cocada

Como fazer cocada branca

Ingredientes



4 Xícaras de coco ralado grosso

4 Xícaras de açúcar

4 Xícaras de água ou leite

Manteiga

Modo Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para evitar que grude. Passados 25 minutos de cozimento, é hora de começar a engrossar a mistura para conseguir o ponto ideal da cocada mole. Mexa sem parar!

O ponto certo é aquele no qual a cocada deixa de ser “líquida”, ou seja, fica mais consistente e começa a dourar.
Unte a mesa de mármore com manteiga para não grudar a cocada. Retire o doce da panela com uma colher antes que ele fique seco, e despeje-o sobre a mesa.

Espere a cocada secar completamente e enrijecer para retirá-la do mármore. Se precisar, use uma espátula para facilitar o trabalho.

Como fazer cocada simples de colher

Uma boa opção para comer sozinho ou, de preferência, acompanhado! Chame os amigos, o mozão ou familiares e aproveite esta cocada que é feita dentro de um prato.

Ingredientes

Lata de leite condensado
Leite na mesma medida/lata do condensado
Cravo-da-índia
2 Pacotes de coco ralado
2 paus de canela

Preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve-os ao fogo baixo, para não perder o ponto ou queimar o doce. São necessários cerca de 15 minutos para a cocada de colher ficar consistente. Porém, evite distrações, pois o tempo depende de cada fogão, entre outros fatores.

Ficou consistente? Retire o doce do fogo, despeje-o em um prato e leve-o à geladeira. Ele ficará mais durinho, pronto para comer com a colher! Hum…

É bom lembrar que coco ralado fresco deixa a receita ainda mais gostosa.

Como fazer cocada com abacaxi

Ingredientes

1 Lata de leite condensado
1 Xícara de chá de água
2 Ovos (separe as gemas das claras)
2 Xícaras de chá de açúcar
300 g de coco ralado
4 Xícaras (chá) de abacaxi cortado em pequenos cubos

Preparo

Comece fervendo o açúcar por 2 minutos; acrescente o abacaxi e volte a ferver por mais 3 minutos. Em seguida, adicione as gemas, o coco ralado e o leite condensado.Em fogo baixo, mexa tudo sem parar, até que o preparo desgrude do fundo da panela.

Deixe esfriar e sirva em taças. Com queijo minas ou prato fica incrível!

O potencial que a cocada tem…

Além de todo o sucesso que os variados tipos de cocadas fazem em casa, também é possível ganhar dinheiro com os doces produzidos com coco.

A cocada tem excelente aceitação no Brasil. A demanda pelo produto é alta, e sua venda acontece de forma ambulante, nas padarias, docerias, cafeterias e diversos outros locais.

Também é um bom ponto de partida para você que deseja montar sua própria loja de doces caseiros, pois as receitas de cocada são simples, fáceis de fazer. Depois, basta diversificar a produção e conquistar ainda mais clientes.
A receita de tudo isso leva coco, porções generosas de informação, determinação e um toque todo especial que é só seu.

Saboreie esta ideia e boa sorte! Agora, dá licença que eu vou ali na cozinha praticar como fazer cocada!
Até o próximo post…

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */