Especiarias Receitas

Como fazer conserva de pimenta: 3 receitas para você experimentar

Conquistar uma boa saúde e ficar livre das doenças é o objetivo de muitas pessoas, afinal ninguém gosta de hospital. A pimenta é um ótimo alimento, cheio de benefícios para a sua saúde e que pode contribuir para que as doenças fiquem cada vez mais distantes de você. Hoje você vai aprender como fazer conserva de pimenta de uma maneira fácil e rápida.

Foi-se o tempo em que era possível acreditar que a pimenta fosse uma vilã em comparação a outros alimentos. Ao contrário do que se pensa e principalmente do que foi ensinado, a pimenta é um condimento que faz muito bem para a saúde.

Muitas pesquisas foram feitas e a maioria delas chegou a conclusão que a pimenta não é tão prejudicial assim como dizem, logicamente se consumida nas quantidades adequadas.

Você pode consumi-la de diferentes maneiras, hoje você vai aprender como fazer conserva de pimenta de maneira fácil. Com essa preparação as suas receitas ficarão deliciosas.

Mas será que todas as pessoas podem comer pimenta? Não é prejudicial para mim que já tenho uma doença no estômago?

Essas são sempre as principais questões em relação a pimenta. Acredite, ela não é prejudicial! Você vai entender ao longo do texto que essas foram mentiras inventadas sobre ela e que não são verdadeiras.

Entenda por que a pimenta faz bem para a saúde

No Brasil existem muitas variedades de pimentas. Você as encontra livremente nos mercados, nas feiras livres e os preços variam de acordo com cada tipo.



É pimenta malagueta, pimenta caiena, pimenta dedo de moça, pimenta do reino, pimenta biquinho e por aí vai.

Mas será que todas elas fazem bem para a saúde?

A resposta é sim!

Para chegar a essa resposta definitiva, centenas de pesquisas foram feitas em relação a pimenta e a conclusão foi surpreendente.

De acordo com a revista britânica de medicina British Medical Journal, uma pesquisa realizada com aproximadamente 490 mil pessoas, constatou que a maioria dos sobreviventes eram pessoas que tinham o hábito de ingerir em suas dietas, alimentos picantes.

Além de serem em maior número de sobreviventes, as incidências de doenças cardiorrespiratórias e câncer foram menores.

A pesquisa pôde concluir ainda, que a pimenta é um alimento com fortes poderes antioxidante e termogênico.

Você já deve estar curioso para aprender como fazer conserva de pimenta não é mesmo? Continue a sua leitura e já vai preparando os ingredientes.

Quais os benefícios de um alimento termogênico e antioxidante?

As propriedades termogênicas atuam no corpo aumentando significativamente a produção de calor. Esse aumento faz com que o corpo aumente também a sua queima energética.

Além dessa produção de calor, a pimenta também estimula a produção de alguns hormônios que aumentam a frequência cardíaca e o metabolismo. Por isso, a pimenta é excelente para quem está no processo de emagrecimento.

Os alimentos antioxidantes tem a função de promover uma limpeza das impurezas do corpo, diminuindo o processo de envelhecimento das células. Doenças como Parkinson, Aterosclerose, Autismo e Alzheimer por exemplo, podem ser prevenidas com esses alimentos.

Quem não pode comer pimenta?

É muito importante ressaltar que mesmo com todos esses resultados em relação a pimenta serem benéficos, os excessos podem ser muito prejudiciais.

Não é só com a pimenta!

Os excessos em geral podem ser extremamente prejudicial para o funcionamento do seu organismo, principalmente do sistema digestório que é o responsável pela queima desses alimentos ingeridos.

Algumas pessoas devem ter cautela no consumo de pimenta. É imprescindível que consultem seus médicos e escutem deles qual a melhor indicação.

Veja abaixo quem deve consultar o médico antes de consumir pimenta:

  • Pessoas que estejam com doenças graves como câncer e AIDS;
  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com hipertensão;
  • Pessoas com doenças no sistema digestório;
  • Pessoas que acabaram de ser operadas.

Se você não se enquadra em nenhuma situação de risco, então se prepare para aprender como fazer conserva de pimenta.

3 receitas para você aprender como fazer conserva de pimenta

Se você gosta de cozinhar ou está aprendendo esta arte que é a culinária, já deve ter aprendido que a pimenta pode ser um excelente condimento para incrementar as suas receitas.

Que tal aprender hoje como fazer conserva de pimenta?

Você vai se surpreender com tanto sabor e praticidade, pois a pimenta estará pronta para o consumo.

Qual o melhor recipiente para guardar a conserva?

Depois que você aprender como fazer conserva de pimenta será necessário ter o recipiente certo para guardá-la.

Os potes feitos de plástico podem liberar toxinas nocivas ao nosso organismo e essas toxinas são passadas para o alimento. Além de serem prejudiciais para a saúde, eles são nocivos também para o Meio Ambiente.

Os recipientes de vidro são os mais indicados, principalmente pela qualidade que este material oferece ao alimento que será conservado e pela vida útil que ele terá.

Aprenda agora como fazer a sua conserva de pimenta, acompanhe:

1 – Como fazer conserva de pimenta dedo de moça

A pimenta dedo de moça é uma das melhores pimentas para você fazer conserva. O seu sabor é bem característico e você vai amar!

Ingredientes

  • ½ kg de pimenta do tipo dedo de moça;
  • Vinagre suficiente para encher o seu recipiente de vidro;
  • 1 limão espremido;
  • Sal e temperos a gosto.

Modo de preparo

Higienize a sua pimenta e corte-as em tiras bem fininhas. No recipiente de vidro limpo e esterilizado, coloque as pimentas.

Acrescente o limão, o sal e os temperos que você escolheu.

Encha o vidro com vinagre até encobrir todas as pimentas. Tampe bem o vidro.

Guarde fora da geladeira por no mínimo 15 dias. Após esse período, você pode consumir normalmente.

2 – Conserva de pimenta biquinho

Aprender como fazer conserva de pimenta biquinho é uma carta na manga de quem quer ter um tira gosto fácil de fazer e muito saboroso.

Ingredientes

  • 1 copo de 200 ml de cachaça (de boa qualidade de preferência);
  • 1 copo de 200 ml de vinagre comum branco;
  • 1 colher de copa bem cheia de açúcar;
  • 200 g de pimenta biquinho;
  • Sal e temperos a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela misture a cachaça, o vinagre, açúcar, sal e os temperos que você escolheu. Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos, vai misturando enquanto isso!

Em outra panela, afervente as pimentas, esse processo pode levar apenas 20 segundos. Após esse período, retire as pimentas do água quente e transfira para um recipiente de água gelada.

Pegue o seu recipiente de vidro limpo e esterilizado e coloque as pimentas, cubra-as com essa calda quente. Espere esfriar e em seguida guarde a sua conserva na geladeira.

3 – Conserva de pimenta malagueta

Você que está aprendendo como fazer conserva de pimenta, precisa experimentar a pimenta malagueta nesse preparo.

Veja como é fácil:

Ingredientes

  • 300 g de pimenta malagueta;
  • 1 xícara e meia de azeite;
  • Sal e temperos a gosto.

Modo de preparo

Higienize e lave as pimentas. Corte-as em tiras bem finas.

Depois desse processo, coloque-as no recipiente que você escolheu. Lembre-se de lavá-lo e esteriliza-lo antes. Cubra as suas pimentas com azeite, sal e temperos que tenha escolhido.

Tampe o recipiente e chacoalhe bem, até tudo ficar misturado.

Deixe fora da geladeira por 5 dias e então estará pronta para o consumo.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */