Decoração

Como fazer cortina; confira aqui passo a passo

Como fazer cortina

Você gosta de personalizar ao máximo a decoração da sua casa? Então, não pode perder o artigo de hoje: como fazer cortina. Um jeito alternativo e criativo de substituir a formalidade de certas peças compradas prontas.

Cortinas com alças, por exemplo, você costura as alças e pendura a peça nos varões, mantendo espaços uniformes entre elas. E não é difícil de fazer… Basta adquirir os materiais em lojas de artesanato, tecidos ou coisas do gênero. Mas antes de ir às compras, veja o passo a passo:

• 1º. Passo: tire a medida do comprimento da cortina. Com auxílio de uma fita métrica, confira a distância entre o varão e o chão. Acrescente cerca de 13 cm para a bainha, ou seja, se a medida for 2 metros, o total será 2,13 cm.

2º. Passo: depois da bainha, adicione mais 20 cm para as alças. Pelo cálculo seguindo o exemplo anterior, o comprimento total será 2,33 cm.

• 3º. Passo: use a fita métrica para checar a largura que precisará cobrir com a cortina. A medição deve incluir o total das paredes ao redor da janela que será coberta. Depois, multiplique esta medida por 1,25.

• 4º. Passo: compre o tecido de sua preferência. As lojas especializadas possuem funcionários prontos para ajudar a escolher, se for o caso.

• 5º. Passo: corte o tecido seguindo as medidas de altura e largura que obteve.

6º. Passo: é hora de fazer a bainha da cortina. Coloque a peça em uma mesa ou outra superfície plana, deixando o lado avesso para cima. Dobre 2,5 cm na parte inferior do tecido, no sentido do avesso.

• 7º. Passo: use agulha e uma linha que combine com o tecido para alinhavar a bainha. Mas faça um ponto leve, delicado, que entre sem aparecer na parte da frente da cortina. E faça a costura provisória em toda a largura da peça.

• 8º. Passo: repita a dobra, desta vez no topo da cortina e com 7 cm, para outra bainha; alinhave.

• 9º. Passo: determine a altura das alças, lembrando que se elas tiverem 20 cm, precisarão de um pedaço de tecido com 40 cm, e assim por diante, nesta proporção. E corte o tecido de acordo com a largura da cortina e a altura desejada das alças.

Para quem não sabe fazer as alças, a dica é colocar o tecido na mesa com o avesso para cima; dobre-o ao meio e forme um longo tubo com o qual serão confeccionadas as alças.

• 10º. Passo: coloque as extremidades do tecido dobrado na etapa anterior sobre a bainha de 7,5 cm. Fixe as alças da bainha com alfinetes.

• 11º. Passo: faça as alças, criando a quantidade que deseja e mantendo um padrão de 12 cm entre cada uma delas. Use uma tesoura para cortar espaços uniformes ao longo do tubo de tecido, com cuidado para não cortar a parte presa ao tubo.

Pronto, agora você tem alças individuais, presas à cortina com alfinetes. Em seguida, certifique-se de deixar uma alça em cada borda lateral da cortina.

• 12º. Passo: prenda as extremidades das alças na bainha superior da cortina usando uma máquina de costura. Concluída esta etapa, passe as alças pelo varão e coloque-o com a cortina nos ganchos sobre a janela.

Fácil, não acha? E para incrementar o trabalho você pode utilizar qualquer tipo de tecido para criar as alças. Isso dá um charme extra!

Relembre a lista materiais necessários para o passo a passo de hoje:

linhas1

1. Agulha
2. Alfinetes
3. Fita métrica
4. Linhas
5. Máquina de costura
6. Tecido
7. Tesoura
8. Varão de cortina

Aproveite a dica de como fazer cortina e enfeite seu lar com beleza e exclusividade. Até a próxima!

Veja também:

Sobre o autor

Fatima