Sem dúvidas, a coxinha de frango é o petisco mais amado do Brasil! De origem nacional, o salgado é a atração principal em festas de crianças, happy hours e lanchonetes do país. Afinal, quem não adora aquela massa bem sequinha e crocante e um recheio bem temperado derretendo na boca, não é verdade?
A boa notícia é que, além de saborosa, a coxinha de frango é bem fácil e simples de preparar! Fique de olho na receita que nós vamos te ensinar a seguir para não errar na hora de servir o petisco para os amigos!
Veja também – Como fazer frango frito
Ingredientes:
Para fazer a massa:
- 1 kg de farinha de trigo peneirada;
- 2 litros de água;
- 2 caldos de galinha;
- 1 colher rasa de sal;
- 1 colher de margarina;
- 1 colher de colorífico.
Para fazer o recheio:
- 2 cebolas médias picadas;
- 1 kg de peito de frango cozido e desfiado;
- 1 xícara de salsinha picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- Pimenta vermelha picada a gosto;
- Sal a gosto;
- Óleo ou azeite de oliva;
- Colorífico a gosto.
Para empanar:
- 1 litro de água;
- 2 claras;
- 1 pitada de sal;
- 2 kg de farinha de pão;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.
Como fazer:
Preparando a massa
- O primeiro passo para começar a fazer a sua coxinha de frango é preparar a massa. Para isso, coloque a água que usou para cozinhar o frango em uma panela junto com a margarina, os dois caldos de galinha, o colorífico e o sal. Leve a mistura ao fogo e espere até ferver.
- Em seguida, após levantar fervura, acrescente a farinha peneirada, mexendo com a ajuda de uma colher de pau sem parar, evitando que a massa grude na panela.
- Desligue o fogo e retire a massa da panela, colocando-a sobre uma superfície limpa, lisa e untada com margarina. Um bom local pode ser a bancada da cozinha.
- Aguarde uns minutos até a massa esfriar e vá sovando-a constantemente para não criar casca. Reserve. Enquanto isso, comece a preparar o recheio.
Preparando o recheio
- Para preparar o recheio da sua coxinha de frango, a primeira coisa a se fazer é levar o alho amassado, a cebola picada e a pimenta vermelha picada para fritar, em fogo médio, até atingir a cor dourada.
- Depois, adicione o peito de frango cozido e já desfiado e deixe refogar por alguns minutos.
- Em seguida, junte o colorífico e o sal. Mexa até os ingredientes se misturarem e desligue o fogo.
- Por último, adicione a salsinha picada, misture novamente e deixe esfriar. Reserve.
Montando a coxinha de frango
Agora que você já tem a massa e o recheio da coxinha de frango prontos, chegou a hora de começar a montá-la. Apesar de parecer difícil, esse é um processo bem simples!
- O primeiro passo é passar um pouco de manteiga nas mãos para evitar que a massa grude na pele.
- Depois, pegue uma porção da massa, já visando o tamanho que quer que tenha a sua coxinha, e faça uma bolinha. Com a ajuda do dedo indicador, faça uma cavidade na bolinha para inserir o recheio.
- Coloque uma porção do recheio e feche a cavidade com a ajuda do indicador e a parte interna do polegar, pinçando até ela ficar no formato que conhecemos, com uma pontinha para cima.
- Repita o processo até acabar toda a massa e o recheio e comece a empanar.
Veja também – Como fazer frango xadrez
Como empanar a coxinha de frango
Após a montagem de todas as coxinhas de frango, o próximo passo é começar a empaná-las para dar o efeito crocante e sequinho que nós tanto amamos nesse delicioso petisco.
- Bata as claras dos ovos em neve com um pouco de água (pode ser com um garfo ou batedeira) e, em seguida, adicione a farinha de trigo e o sal. Bata mais um pouco até que as bolinhas da farinha desapareçam.
- Depois, comece a molhe as coxinhas prontas na mistura, retire o excesso e passe pela farinha de trigo.
- Repita o processo até terminar de empanar todas as coxinhas.
A hora de fritar
Você está a um passo de terminar o preparo da sua coxinha de frango. Agora, só falta fritar para começar a servir o petisco aos amigos! Veja como você deve fazer esse último processo:
- Coloque o óleo para esquentar bem (a uma temperatura entre 190 °C e 200 °C), em quantidade suficiente para cobrir as coxinhas, de preferência em um racho ou panela funda.
- Quando o óleo estiver bem quente, comece a fritar as coxinhas aos poucos. Isso evitará que o óleo esfrie e os salgados rachem.
- Espere até que cada uma delas atinjam a cor dourada, escorra e retire do fogo.
- Está pronta a sua coxinha de frango! Espere amornar e sirva à vontade.
História da coxinha de frango
É claro que o salgado favorito dos brasileiros também tem uma história para contar! A coxinha de frango tem origem nacional, mais especificamente no estado de São Paulo. Reza a lenda que o petisco surgiu no século XIX, na Grande São Paulo, durante os períodos de industrialização, como um substituto mais durável e barato das tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas lanchonetes e portas das fábricas.
Veja também – Como fazer frango grelhado
Daí, a mistura de farinha de trigo, massa de batata e restos de galinha virou sensação no restante do país, tornando-se popular no Paraná e no Rio de Janeiro na década de 50. Hoje, a coxinha de frango é uma receita muito popular também na Europa, principalmente em Portugal.