Moda

Como fazer cropped: 4 formas de criar a peça em casa

Ao aprender como fazer cropped, você vai descobrir maneiras incríveis de criar peças únicas que irão renovar o seu guarda-roupas. O cropped é uma peça moderna e muito versátil que permitirá que você crie composições para looks diversos como festas e passeios.

A blusa cropped recebe este nome em razão do corte que torna a peça curta e sensual. O modelo tem obtido um espaço cada vez maior nas passarelas e nas ruas em virtude das inúmeras possibilidades de combinações que ele oferece: com saias, shorts, jeans, entre outras.

Os modelos de blusas cropped podem ou não expor a barriga e a escolha do modelo adequado é que fará com que o seu corpo seja valorizado em um look belo e contemporâneo.

Como fazer cropped com regata

Com um pouco de criatividade é possível reutilizar aquela regata que você já enjoou, transformando-a em uma regata cropped.

Em uma superfície plana, estique bem a blusa para que você possa manuseá-la adequadamente.

Na parte da frente do tecido, faça um corte vertical que irá da barra inferior da regata até a gola.

Agora abra a blusa, colocando as partes que foram soltas para os lados para que ela fique parecida com um colete.



Chegou o momento de trabalhar a parte traseira do tecido. Utilize uma fita para marcar uma linha horizontal bem no centro da blusa. O próximo passo é diminuir o tamanho da parte de trás da blusa. Você irá fazer um corte em formato de retângulo, que irá ocupar o espaço entre a borda inferior traseira até a marcação que você fez no meio da blusa.

Pronto, você acaba de transformar sua regata em uma nova cropped. Agora você precisa apenas amarrar (ou costurar) as barras laterais para criar o visual único deste modelo.

Como fazer cropped com camiseta

Depois que você aprende como fazer cropped, as ideias começam a surgir e você vai querer experimentar o novo desenho em vários tipos de roupas que estão encostadas no armário. Uma camiseta bonita que você já não usa mais pode, facilmente, tornar-se uma blusa cropped.

O primeiro passo para esta transformação consiste em cortar a parte da frente da camiseta.

Para isto, um giz (ou uma fita) será utilizado para traçar uma linha vertical no meio do tecido. Agora, faça um corte seguindo esta linha de baixo até a gola da camiseta.

Agora é o momento de trabalhar a parte das costas da camiseta. Comece fazendo um traço horizontal na altura que você quer que a peça tenha com o novo comprimento. Feito isto, você vai cortar o tecido, em formato retangular, para extrair a parte que está sobrando na sua nova peça.

Para finalizar, basta que você amarre as laterais da maneira que você preferir e que ajudarão a compor o seu novo look. Pronto, você aprendeu facilmente como fazer cropped em casa.

Como fazer cropped ciganinha

Você também pode aprender como fazer cropped reutilizando uma blusa social ou uma camiseta t-shirt que está encostada no armário para criar uma linda blusa ciganinha. Você vai precisar, além da blusa, de cola de tecido, tesoura, elástico e uma caneta.

Primeiramente faça um corte em formato de “U” na parte superior da blusa, indo de uma manga a outra, para retirar a gola e iniciar o formato que a nova blusa terá.

Em seguida, meça de 20 a 30 centímetros da nova gola para baixo a fim de marcar onde será a nova barra da blusa. Utilize um giz ou uma caneta para fazer esta marcação.

Dobre a blusa ao meio e corte a nova barra. Vire a blusa do avesso e dobre as beiradas da nova gola colando com cola de tecido, mas deixando espaço para a passagem do elástico.

Na barra de baixo, repita o processo. Dobre as bordas e passe cola de tecido deixando espaço para que você consiga passar o elástico.

Utilize um grampo de cabelo para passar o elástico por dentro de todas as bordas que você criou: na gola, na barra e nas mangas.

Ao finalizar a passagem do elástico, basta unir as pontas e dar um ponto com agulha e linha.

Na gola, você pode optar por utilizar uma cordinha ou uma fita de couro para fazer os ajustes. Basta fazer um pequeno furo na frente da blusa pelo qual sairá a corda que dará o toque especial.

Pronto, basta usar as mãos para fazer os ajustes no elástico e no tecido e conseguir o efeito ciganinha que permitirá novos looks incríveis.

Como fazer cropped de renda

Agora que você já sabe como fazer cropped de uma maneira fácil e rápida, pode dar um passo além e criar a sua própria versão em renda. A blusa em renda oferece novas possibilidades para compor os seus looks e também é uma interessante opção para ganhar uma renda extra.

Para começar, pegue uma blusa cropped que você criou e uma folha de papel de molde de costura. Dobre a blusa verticalmente unindo as mangas e coloque o tecido sobre o papel. Prenda o tecido sobre o papel usando alfinetes de costura. Utilizando um lápis, ou caneta, desenhe o contorno da blusa sobre o papel para que você obtenha o desenho da blusa cropped na folha.

Agora você deve colocar a renda sobre a folha e, utilizando uma tesoura, recortar o tecido até que ele fique no mesmo formato da blusa que serviu de molde. Assim você criou uma frente do tecido, então, agora repita o processo e obtenha a parte de trás.

Se a blusa que você utilizou de molde não tiver mangas, basta copiar no molde de papel uma manga de uma outra camiseta e depois fazer o recorte no tecido.

Para finalizar basta costurar os moldes que você criou, tendo o cuidado para não rasgar a renda. Inicie a costura do avesso, unindo os moldes pelos ombros, em seguida as mangas e por fim as laterais.

É importante refazer a costura mais de uma vez para que o traçado fique firme.

Dúvidas sobre o uso do cropped

Antes mesmo de aprender como fazer cropped você pode ter se questionado se esta tendência serve para o seu estilo e tipo de corpo. Não se preocupe, você não está sozinha neste questionamento.

Por ainda ser considerada uma peça ousada, o cropped gera dúvidas sobre como compor um look criativo sem apelar para a vulgaridade.

A primeira dúvida, e mais comum, é sobre o tipo físico mais adequado para usar o cropped.

Apesar de muitas mulheres pensarem que esta é uma peça apenas para modelos magras, os editoriais de moda e o dia-a-dia das ruas têm mostrado que o cropped serve para qualquer biotipo.

Sabendo fazer uma composição que valorize o seu corpo e disfarce as gordurinhas, é possível sentir-se bonita e confortável mesmo não sendo uma modelo de passarela.

Mulheres baixas e plus size também podem fazer uso do cropped sem medo de serem felizes. Para as baixinhas, a dica é utilizar calças longas e salto alto. Já as gordinhas devem buscar cores e formatos de saias que valorizem suas formas e aumentem sua autoestima.

Outra dica legal é usar blusas mais soltas se você quiser disfarçar alguma gordurinha. E lembre-se sempre de evitar que o umbigo apareça. Para isto, sempre que utilizar um cropped, opte por uma saia, short ou calça de cintura alta.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */