Tem sensação melhor do que estar com a pele das axilas limpinha, cheirosa e com aquela sensação de liberdade que a gente vê em todos os comerciais de desodorantes que passam na TV? Não tem, concordamos nisso.
Mas, afinal, você já parou para pensar sobre a origem dos produtos de beleza que você usa, incluindo o desodorante? Se a sua resposta for não, no artigo de hoje, você vai começar a repensar essa situação.
Na busca incessante pelo desodorante perfeito, nós nos deparamos com uma série de opções nos supermercados, lojas de cosméticos e farmácias, que vão desde versões spray ou rool on até diferentes fragrâncias e marcas diversas (e se você sofre com a chamada hiperidrose, certamente, essa luta para encontrar o seu desodorante ideal pode ser ainda pior).
No entanto, um fato que chama muito a atenção é que, poucas de nós, costumam reparar na embalagem desses produtos para saber quais são os ingredientes dos quais os desodorantes são feitos e quais são os seus efeitos na nossa pele.
Muitas mulheres não sabem disso, mas a maioria dos cosméticos convencionais que nós utilizamos na nossa rotina de beleza, inclusive, os desodorantes femininos, possui altos níveis de substâncias tóxicas, que podem prejudicar não só a saúde da nossa cútis, como também o meio ambiente.
Algumas delas são os chamados sais de alumínio, os quais estão presentes na maioria dos antitranspirantes convencionais.
Esses compostos podem provocar alergias terríveis, além de obstruírem os poros das axilas, o que pode levar à infecções dolorosas e perigosas e até mesmo ao câncer de mama.
Por isso, uma alternativa que muita gente tem recorrido para cuidar da saúde da pele das axilas e evitar todos esses problemas é o desodorante natural.
Além de ser uma opção mais sustentável e econômica, o produtinho, que pode ser feito a partir de receitas caseiras fáceis e simples, também ajuda a cuidar da sua saúde, ao mesmo tempo em que elimina o suor e maus odores da região das axilas.
Tudo isso é possível graças às propriedades calmantes, antibactericidas e hidratantes presentes nos ingredientes naturais presentes em sua composição. Assim, você pode ficar cheirosa e bem cuidada, sem comprometer a saúde da pele!
Quer saber como fazer desodorante natural? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e aprenda 5 receitas para fazer em casa!
Veja também:
Como driblar a transpiração excessiva no verão
1 – Como fazer desodorante natural de óleo de coco
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de óleo de coco;
- Óleo essencial de sua preferência (use algumas gotas, sem exagero);
- 3 colheres de sopa de polvilho (ou amido de milho);
- 1 colher de bicarbonato de sódio.
Modo de preparar:
Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes acima e misture bem, até obter uma espécie de massa homogênea e espessa. Em seguida, despeje a mistura em um frasco de vidro com tampa e use sempre que precisar.
2 – Como fazer desodorante natural de leite de magnésia
Ingredientes:
- 1 parte de água mineral (destilada ou filtrada);
- 3 partes de leite de magnésia;
- 1 frasco de vidro (de preferência, com borrifador);
- 1 ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda (ou o óleo essencial de sua preferência. Veja aqui uma lista de óleos para passar no cabelo).
Modo de preparar:
Coloque a água, o leite de magnésia e o óleo essencial em um recipiente e misture bem, até obter uma massa bem homogênea. Em seguida, despeje a mistura dentro do frasco de vidro. Prontinho! Pode usar quando quiser.
3 – Como fazer desodorante natural de manteiga de karité
Ingredientes:
- 2 cápsulas de vitamina E;
- Óleo essencial de sua preferência (use algumas gotas, sem exagero);
- 3 colheres de sopa de manteiga de karité;
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 2 colheres de sopa de manteiga de cacau;
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Modo de preparar:
O primeiro passo para apostar nessa receita é derreter as manteigas de cacau e de karité em banho-maria ou no microondas. Em seguida, dissolva o amido de milho e o bicarbonato de sódio em um pouco de água (não use muito, para não deixar o desodorante aguado). Não se esqueça de diluir também as cápsulas de vitamina E para entrarem na receita.
Agora, misture todos os ingredientes, misturando bem até obter um tipo de massa bem homogênea. Feito isso, acrescente o óleo essencial e mexa bem novamente. Finalize despejando a mistura em um frasco de vidro limpo e leve até a geladeira para pegar consistência.
Depois de um período na geladeira, você pode armazenar o frasco em um ambiente arejado e longe de temperaturas altas, o que quer dizer que você deve mantê-lo fora do alcance do sol também.
4 – Como fazer desodorante natural de lavanda
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de vodca;
- 3/4 de xícara de hamamélis;
- 2 colheres de chá de suco de babosa (aloe vera);
- 15 gotas de extrato de semente de toranja (grapefruit);
- 15 gotas de óleo essencial de patchuli;
- 10 gotas de óleo essencial de lavanda (alfazema);
- 5 gotas de óleo essencial de bergamota;
- 10 gotas de óleo essencial de sálvia esclareia;
Modo de preparar:
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Em seguida, despeje-os em um frasco de vidro limpo e seco, de preferência, com borrifador. Agite sempre que for usar.
5 – Como fazer desodorante natural de óleo de jojoba
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de óleo de jojoba;
- 5 gotas de óleo essencial da sua preferência;
- 3 cápsulas de vitamina E;
- 2 colheres de sopa de óleo de coco;
- 3 colheres de sopa de cera de abelha derretida;
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Modo de preparar:
Primeiro, derreta a cera de abelha. Você pode fazer isso usando a técnica de banho-maria. Em seguida, ainda com a cera ao fogo, acrescente o óleo de coco, o bicarbonato de sódio e o amido de milho, misturando bem até obter uma massa bem homogênea.
Feito isso, desligue o fogo e adicione, aos poucos, a vitamina E e o óleo essencial que você escolheu. Mexa bem novamente até que todos os ingredientes se incorporem e resultem em uma massa consistente.
Finalize despejando a mistura em um frasco de vidro limpo e seco com tampa. Para guardar o seu desodorante natural, a dica é mantê-lo longe do calor excessivo, isto é, fora do alcance do sol.
Gostou de aprender como fazer desodorante natural? Então, compartilhe esse artigo nas redes sociais com as suas amigas!
Até a próxima!