O frango grelhado tem sido uma alternativa saudável para quem está de dieta ou procurando opções menos calóricas para inserir na alimentação. No entanto, muita gente reclama que a receita acaba ficando muito seca, emborrachada e sem sabor após o preparo, causando aquele desespero quando só se tem frango para o almoço ou jantar do dia.
Por isso, hoje você vai aprender algumas dicas e truques de como fazer frango grelhado e deixá-lo macio e saboroso. Pegue o seu caderninho e anote tudo para não errar mais na hora de prepará-lo. Vamos lá?
Ingredientes:
- 1 kg de peito de frango em filés;
- 1 colher (sopa) de alecrim;
- 4 dentes de alho socados;
- 1 colher (sopa) de orégano;
- 1 pitada de pimenta-do-reino;
- Suco de 1 limão médio (pode trocar por laranja);
- Sal a gosto.
Como fazer:
O primeiro passo é temperar os filés de frango. Para isso, você deve colocá-los em uma tigela junto com o orégano, o alecrim e o alho, misturando bem.
Em seguida, acrescente o suco de limão ou laranja, de acordo com o seu gosto, mais o sal e a pimenta-do-reino, mexendo bem novamente e deixando descansar por cerca de 3 horas para pegar o tempero.
Passado esse tempo, unte uma frigideira com óleo e coloque os filés um a um para grelhar. Vá virando os dois lados dos filés até que eles fiquem morenos, do jeito que preferir. Está pronto! Pode servir à vontade. A dica é comer o frango grelhado acompanhado de uma boa salada e arroz branco. Fica uma delícia!
Dicas importantes para fazer o seu frango grelhado
- Sempre deixe os filés de frango descongelarem naturalmente. Jamais coloque-os em uma bacia, deixe-os em temperatura ambiente ou coloque para esquentar dentro de água fervente. A dica é deixar que eles descongelem completamente ainda dentro da geladeira para evitar o choque térmico, que contrai as fibras e faz com que eles fiquem duros.
- Cuidado na hora de marinar! O limão, vinagre e sal usados para essa tarefa, se deixados por muito tempo no frango, podem deixá-lo ressecado. E não se esqueça de dar sempre aquela escorrida antes de grelhar.
- Caso você não queira temperar o seu filé de frango antes de grelhar, faça isso depois desse processo. Isso evitará que ele perca água e fique muito seco, o que aumenta a suculência e sabor.
- Outra dica para deixar o seu frango grelhado perfeito é cortá-los não muito finos, pois isso pode fazer com que eles sequem mais rápido e fiquem emborrachados, e nem muito grossos. Tente cortá-los a uns dois dedos de altura para não estragá-los durante a selagem.
- Jamais grelhe vários filés de frango de uma vez só na frigideira, pois isso pode fazer com que a temperatura da panela fique desregulada, deixando alguns pedaços mais grelhados que outros. O ideal é colocar um ou dois por vez para grelhar para esse problema não acontecer.
- Evite também ficar esfregando o filé de frango na frigideira para “pegar cor”. Essa atitude só vai conseguir deixar o seu frango grelhado seco e emborrachado.
- Não fique mexendo o tempo todo no frango. Só vire o outro lado depois que o primeiro lado estiver completamente dourado. Depois que os dois lados estiverem prontos, desligue o fogo.