Receitas

Como fazer leite de coco caseiro? Aprenda passo a passo

Na onda de tratamentos naturais essenciais para cuidar da saúde e beleza, alguns ingredientes estão fazendo o maior sucesso entre as mulheres que gostam de dedicar uma atenção especial ao corpo: são ervas medicinais, frutas, verduras, óleos, manteigas e leites vegetais comumente usados no dia a dia com o intuito de prevenir e tratar doenças, além de ampliar os cuidados com a beleza da pele, cabelos e unhas.

É o caso do leite de coco. Rico em gorduras saturadas (boas), além de vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), vitamina C, e minerais como selênio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês, a bebida pode ser uma excelente substituta do leite de vaca, sendo considerada uma alternativa saudável para compor a dieta de intolerantes à lactose ou simplesmente de quem está buscando uma alimentação sem o açúcar do leite comum.

Ainda, as gorduras boas presentes no leite de coco são consideradas grandes aliadas da boa forma, já que não se acumulam no corpo e, ao contrário disso, são facilmente digeridas e transformadas em energia, favorecendo o emagrecimento.

E se você acha que os benefícios do leite de coco param por aí, o ácido láurico também encontrado em abundância na bebida possui propriedades antifúngica, antiviral, antibacteriana, digestiva e antioxidante, além de contribuir para o bom funcionamento hormonal da tireoide e acelerar o metabolismo, outro ponto positivo para quem quer perder peso.

Alguma vaidosa aí que ama cuidar do cabelo? Pois bem! Como você leu em outro post aqui no blog, a famosa hidratação com leite de coco também está inclusa em dos muitos usos do ingrediente, sendo ideal para driblar o ressecamento, pontas “espigadas” e, ainda, alisar o cabelo.

Para isso, você pode encontrar o leite de coco industrializado em qualquer mercado ou supermercado e incluir na rotina ou, se estiver sem money ou simplesmente quiser experimentar uma versão mais natural, basta aprender como fazer leite de coco caseiro,  seguindo o passo a passo que nós vamos te ensinar no decorrer desse artigo. Vamos lá?

Benefícios do leite de coco para a saúde e beleza

Antes de aprender a fazer leite de coco caseiro, veja abaixo, de forma resumida, os principais benefícios do leite de coco e entenda porque você deve inseri-lo na sua rotina de cuidados diários com o corpo agora mesmo!

  • Ajuda na perda de peso;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Nutre, protege e fortalece a pele e cabelos;
  • Fortalece os ossos;
  • Trata a artrite;
  • Reduz o colesterol;
  • Combate a anemia;
  • Reduz inflamação nas articulações;
  • Auxilia na digestão.

Como fazer leite de coco caseiro passo a passo

A boa notícia é que o leite de coco caseiro é super fácil, rápido e simples de fazer! Você pode usar qualquer coco no preparo, desde o fresco, em flocos ou ralado desidratado. Além disso, a receita que vamos ensinar a seguir rende bastante, até 700 ml de leite!

Neste caso, a dica para armazenar é congelar o restante que não for usar. Dura até 3 meses no congelador. Vamos aprender a fazer?

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de coco ralado desidratado (você também pode usar coco fresco ou em flocos);
  • 1 litro de água quente.

Como preparar:

O primeiro passo para prepará-lo é colocar o coco ralado no liquidificador junto com a água quente. Deixe bater por pelo menos dois minutos, sem parar. Se você estiver usando coco fresco ou seco, pode quebrá-lo, jogando-o no chão, e retirar a sua casca. Em seguida, corte-o em pedaços e coloque no liquidificador também junto com a água quente e bata pelo menos tempo.

Depois, coe utilizando um tecido de geleia ou qualquer tecido fino parecido com uma fralda limpinha.Torça bem o coador para retirar o excesso, cuidando para que as mãos não queimem com a água quente. Prontinho!

Agora, despeje o leite de coco em um recipiente com tampa e guarde na geladeira para utilizar depois. Você pode tanto consumir a bebida quanto aplicar sobre a pele e cabelos.

Dicas importantes

Ao colocar o leite de coco na geladeira, você perceberá que uma formará uma leve camada de gordura natural. Não jogue-a fora, pois essa é a gordura boa que está presente no coco e que pode trazer todos os benefícios que nós mencionamos nesse artigo.

Gostou de aprender a fazer leite de coco caseiro? Então, compartilhe!

Até mais!

/* ]]> */