Beleza Estética Pele

Como fazer uma limpeza de pele caseira? Aprenda o passo a passo!

Uma pele limpa e bem tratada pode evitar diversos problemas indesejados, como o aparecimento de cravos, espinhas e manchas. E você sabia que pode conseguir isso fazendo uma limpeza de pele caseira?

Uma limpeza profunda proporciona a remoção de impurezas e de oleosidade, abre os poros e garante a absorção de cremes e outros produtos que porventura forem aplicados no rosto.

Veja também – Máscara de carvão para cravos: veja como fazer e aplicar

Neste post, vamos ensinar como fazer uma limpeza de pele caseira, mostrando o procedimento passo a passo, para você não ter que recorrer a uma clínica estética toda vez que precisar limpar a pele. Confira!

Limpeza de pele profissional x limpeza de pele caseira

A pele necessita de uma limpeza profunda a cada 30 dias. Se a pele for oleosa, esse tempo pode ser ainda menor.

Sua principal função é remover todas as impurezas, oleosidade e sebo da pele, desobstruindo os poros, prevenindo doenças e melhorando a aparência do rosto.

A limpeza de pele pode ser feita em clínicas estéticas e também em casa. Ambas tem o mesmo princípio, porém existem algumas diferenças referentes às técnicas e produtos usados e consequentemente, na eficiência destes tratamentos.



Veja também – 6 cuidados para pele oleosa que você precisa conhecer

A limpeza de pele profissional tem ação antisséptica e anti-inflamatória. Tem caráter preventivo de acne e cravos, efeito relaxante e cicatrizante e melhora a nutrição da pele.

Além disso, promove a estimulação da derme, resultando em uma pele mais macia e tonificada.

Já a limpeza de pele caseira inclui a limpeza, esfoliação e tonificação do tecido, feito com produtos apropriados para uso em casa, com formulações mais suaves.

Como fazer? Veja o passo a passo de uma limpeza de pele caseira

Como fazer uma limpeza de pele caseira

Para fazer a limpeza de pele caseira você deve ter um sabonete ou gel de limpeza neutro, um esfoliante, um tônico, e um hidratante facial. Todos esses produtos podem ser facilmente encontrados em farmácias e lojas de cosméticos.

Limpeza de pele caseira: como fazer passo a passo [Infográfico]

  1. Lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza e enxague abundantemente;
  2. Ferva uma panela de água, coloque em uma bacia e aproxime o rosto do vapor por aproximadamente três minutos. O vapor dilata os poros, facilitando a remoção de impurezas;
  3. Aplique um creme esfoliante em movimentos circulares e delicados, principalmente na zona T do rosto, que compreende as áreas da testa, nariz e queixo, que geralmente acumulam mais oleosidade;
  4. Enxágue o rosto com água fria, removendo todos os resíduos do esfoliante. A água fria também atua fechando os poros;
  5. Com um algodão, aplique o tônico facial, espalhando o produto por todo o rosto;
  6. Finalize com um hidratante facial específico para seu tipo de pele. Caso o hidratante não tenha fator de proteção solar, aplique também um protetor.

Cuidados na limpeza de pele caseira

Como todo tratamento cosmético, a limpeza de pele caseira também exige alguns cuidados.

Nunca faça limpeza de pele no mesmo dia em que depilar o buço ou após tomar sol, pois a pele está mais sensível e com maior propensão à irritação.

Da mesma forma, não faça o procedimento repetidamente, respeite o tempo de descanso da pele entre uma limpeza e outra.

E nunca esprema cravos e espinhas. Além de deixar marcas na pele que podem ser irreversíveis, causa inflamações na pele.

Vale ressaltar que é sempre importante consultar um profissional da área antes de fazer qualquer procedimento estético.

A limpeza de pele caseira é bastante eficiente, mas no caso de peles sensíveis, oleosas, com propensão à acne e outras irritações dermatológicas, a limpeza profissional pode surtir resultados diferentes e mais eficazes.

Outro conselho é sempre consultar um profissional antes de comprar produtos cosméticos. É importante saber seu tipo de pele, se você tem alergia a alguma substância e qual a melhor rotina dermatológica para você.

Existem produtos como sabonetes, adstringentes, tônicos e esfoliantes que oferecem excelentes resultados.

E a dica de ouro para uma pele bonita e saudável: nunca, nunca durma maquiada e nem esqueça o protetor solar. Esses são cuidados de rotina diária que você deve ter.

Você costuma fazer limpeza de pele? Já experimentou fazer em casa? Compartilhe!

Veja Também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */