Especiarias Receitas

Como fazer molho de pimenta com essa receita deliciosa

Você sabia que dar uma bela apimentada na vida faz muito bem para a saúde? Você pode ter achado engraçado, mas é verdade! A pimenta foi um condimento mal visto para a saúde por muitos anos. A ciência recentemente provou que a história não é bem assim e que a pimenta pode fazer muito bem para a saúde! Que tal aprender como fazer molho de pimenta e incrementar os seus pratos?

Cuidar da saúde e manter o corpo longe de doenças é o objetivo da maioria das pessoas, por isso que a cada dia surgem cada vez mais inúmeras dietas, uma mais mirabolante que a outra. As academias então, nem se fala, dependendo do horário ficam super lotadas.

Saber o que está comendo e para que serve o alimento que você está comendo é muito importante.

Muitas pessoas ainda desconfiam da pimenta e o que ela faz no corpo, principalmente aquelas que possuem doenças do trato digestório, como as úlceras e gastrite, mas será que ela é tão prejudicial assim? Será que ela não traz nenhum benefício para o corpo?

A associação da ardência que a pimenta causa com o surgimento de doenças do trato digestório é totalmente errônea. Diversos estudos já provaram que a pimenta quando entra em contato com a mucosa de alguns órgãos internos é incapaz de provocar qualquer lesão, logicamente se consumida nas quantidades adequadas.

Sabendo disso e com base nessas informações, vamos te ensinar como fazer molho de pimenta simplesmente delicioso. Separe o seu avental e rumo a cozinha!

Benefícios da pimenta

Existem muitos tipos de pimenta encontradas no Brasil. Pimenta biquinho, malagueta, do reino, entre outras, sem dúvidas você já viu algumas dessas na mesa da cozinha da sua casa ou de algum restaurante que tenha frequentado.

A sensação que todas elas causam na boca é de ardência, umas mais do que as outras, mas ambas possuem isso em comum.

Essa ardência é provocada por um componente muito característico e que todas elas possuem. É a “Capsaicina”!

Por causa dessa ardência, muitas pessoas atribuíram o surgimento de doenças gástricas ao consumo desse condimento. Essa associação foi feita por causa da ardência que a úlcera, gastrite, má digestão e azia provocam.

Acredite, uma coisa não tem nada a ver com a outra!

A capsaicina é um componente altamente benéfico para o corpo e o funcionamento dos órgãos.

O consumo de pimenta aumenta a circulação sanguínea do corpo e a temperatura corporal, além disso é um alimento considerado termogênico, ou seja, ótimo para que está pensando em perder peso.

Além desses benefícios tem outros que merecem ser destacados como a diminuição do colesterol ruim e a concentração de vitaminas C, A e E que o seu corpo recebe ao consumir esse tipo de condimento.

Agora que você conheceu todos esses benefícios só fata aprender como fazer molho de pimenta deliciosos!

Contraindicações

A pimenta assim como qualquer outro alimento deve ser consumida em quantidades equivalentes ao que o seu corpo necessita. É importante ressaltar que todo o alimento consumido em excesso pode provocar alguns efeitos colaterais desagradáveis.

Por exemplo, a água não possui nenhuma contraindicação, mas seu tomar 20 litros dela em apenas 1 dia, será que vai me causar benefícios ou malefícios?

O mesmo acontece com a pimenta, por ela ser um alimento termogênico, ela provoca algumas sensações no corpo, como a elevação de temperatura, aumento da pressão, se for consumida em exagero, ela acaba trazendo diversos desconfortos.

Pessoas que apresentam pressão alta por exemplo, devem consumi-la com cautela, para que não corra o risco de subir a pressão descontroladamente.

Mulheres grávidas e pessoas que possuam alguma doença do trato digestório em estágios avançados é melhor evitar o consumo.

Pessoas que apresentam alguma desordem do trato gástrico podem ter a presença de úlceras na boca, comer a pimenta pode ser desagradável.

Não deixe de aprender como fazer molho de pimenta de maneira correta e aprecie este delicioso condimento nas suas receitas.

O que são alimentos termogênicos?

Alimentos termogênicos são todos aqueles alimentos que utilizam muito mais energia do corpo para poderem ser digeridos.

Isso quer dizer que eles acabam aumentando a temperatura corporal e o gasto calórico para concluir a sua digestão.

Aprendendo como fazer molho de pimenta você pode utilizá-lo diariamente nas suas refeições. Com isso, você estará ingerindo um alimento termogênico de ótima qualidade e o principal, totalmente funcional para o seu organismo.

Não são apenas as pimentas, os alimentos considerados termogênicos. Existem outros ótimos alimentos que se ingeridos podem contribuir para o seu emagrecimento de forma totalmente saudável.

Confira a seguir que alimentos são esses:

  • Café;
  • Chá verde;
  • Gengibre;
  • Pimenta vermelha;
  • Bacalhau;
  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Guaraná;
  • Pimentão;
  • Laranja;
  • Couve;
  • Acelga;
  • Linhaça;
  • Aspargos;
  • Kiwi.

Aprenda a fazer uma receita deliciosa de molho de pimenta

Agora que você já leu todas essas informações teóricas e pode conferir como a pimenta é benéfica para o corpo, está na hora de aprender como fazer molho de pimenta.

As receitas são bem simples e você não precisa ser um expert na cozinha. Confira a seguir:

Molho de pimenta dedo de moça

Ingredientes

  • 1 cebola picada;
  • 1 dente de alho bem picado;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 200 gramas de pimenta dedo de moça;
  • ½ xícara de açúcar;
  • ½ colher de sopa de água;
  • 1 xícara de chá de vinagre de vinho branco de sua preferência;
  • ½ colher de café de orégano.

Modo de fazer

Pegue uma panela média e coloque a água, o vinagre, o sal, açúcar, orégano e deixe cozinhar até ferver. Coe e reserve essa água.

Pegue essa mesma panela sem lavar e coloque as pimentas higienizadas e cortadas bem fininhas, o azeite, a cebola. Refogue por no máximo 3 minutos, até que as pimentas comecem a soltar um pouco de água.

Coloque esse líquido que você reservou e cozinhe por mais 10 minutos, até que elas fiquem macias.

Deixe esfriar um pouco e bata essa mistura no liquidificador. Peneire e coloque em um recipiente de vidro, feche bem e o seu molho está pronto.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */