Artesanato

Como fazer sabonetes artesanais: Receitas, dicas e cuidados

Sabonetes artesanais

Pode ser um negócio, uma espécie de terapia, lazer, preferência por produtos mais naturais ou, quem sabe, todos estes motivos juntos. Por isso, o artigo de hoje é para você entender como fazer sabonetes artesanais.

Em geral, as receitas não são complicadas, podem ser preparadas com toda a praticidade, embora precisem de cuidado especial, matéria-prima de qualidade e atenção durante a execução delas.

Outra dica sobre como fazer sabonetes artesanais é optar por bons fornecedores, e ingredientes com registro na Anvisa – que é a garantia do artesão quanto à procedência das substâncias. E jamais decidir a compra do material somente em função do preço baixo.

Sabonetes artesanais perfumados

Com pouco investimento, dá para fabricar uma quantidade boa de barras ou sabonetes líquidos, auxiliando na renda familiar por meio da venda e pela economia na compra de produtos de higiene para todos. Sem contar com a vantagem de fazer o trabalho em casa mesmo.

A produção tem baixo custo, não é difícil e os sabonetes feitos em casa costumam ter mais benefícios para a pele quando comparados aos industrializados. Ou seja, é uma atividade capaz de gerar lucros tanto no quesito financeiro quanto na questão da saúde.

Uma excelente opção até para quem gosta de artesanato, pretende abrir um negócio próprio, mas não sabe por onde começar.



É importante destacar que muita gente desenvolve algum tipo de alergia a certos sabonetes disponíveis no mercado, pois eles contêm químicas que acabam favorecendo o surgimento de irritações e outros desconfortos.

Uma forma de evitar os incômodos é escolher óleos e manteigas hidratantes, além de extratos naturais de plantas para os sabonetes artesanais.

E ainda: extratos glicólicos de plantas, ervas e flores secas, glicerina, mel e seus derivados são mais recomendados para evitar bases com muito álcool. Elas normalmente ressecam a pele.

Confira mais dicas para fazer sabonetes artesanais

Sabonete em barra para o corpo

Se você está começando agora, anote aí a receita de sabonete em barra para o corpo, e dê os primeiros passos na sua atividade prazerosa e rentável:

Ingredientes

  • Anis estrelado
  • Argila cinza
  • Base de glicerina
  • Cravo em pó
  • Óleo de amêndoas

Como fazer

  1. Em uma panela esmaltada, derreta a glicerina em fogo baixo.
  2. Depois que a glicerina ficar completamente líquida, adicione gotas de óleo de amêndoas e duas colheres (café) de cravo, misturando bem.
  3. Coloque um pouco da mistura nas formas e, logo em seguida, acrescente anis e argila cinza em cada forminha, também em pequena quantidade.
  4. Cubra tudo com a mistura de glicerina e deixe o material nas formas até a secagem total do sabonete. Então, desenforme.

Sabonete refrescante

Sabonete artesanal

Com as temperaturas subindo, nada mais gostoso do que um banho com sabonete refrescante, não é mesmo? Veja a fórmula abaixo, que é muito simples, mas melhores resultados dependem um pouco de experiência. Portanto, esta receita é para os alunos mais adiantados, digamos…

Ingredientes

  • Essência de menta (5ml)
  • Etiqueta para identificar
  • Extrato de tratamento de babosa (5ml)
  • Filme PVC (20 cm)
  • Glicerina transparente (100 gramas)

Como fazer

  1. Derreta a base glicerinada em banho-maria com os devidos cuidados.
  2. Quando ela estiver bastante morna, adicione o corante, a essência e o extrato, misturando bem.
  3. Despeje o conteúdo nas formas e espere ficar completamente endurecido para desenformá-lo.

Uma sugestão para facilitar a retirada do sabonete dos recipientes de acetato, por exemplo, e fazer com que durem mais, é colocá-los no freezer por 30 minutos antes de desenformar o produto. Assim, você evita apertar e entortar as formas na hora de remover o sabonete delas.

Sabonete artesanal como fazer

Viu como fazer sabonete artesanal é fácil? Um benefício à beleza e ao bolso ao alcance de todos!

Porém, é essencial lembrar:

  • Organize todo o material necessário antes de começar a produção.
  • Fique atenta (o) à segurança, já que muitas vezes ficará exposta (o) a produtos químicos, fogão e sabão aquecidos, panelas, formas, água quente etc.
  • Use avental, luvas, sapatos e óculos protetores.
  • Mantenha crianças e animais de estimação longe do seu local de trabalho.

Boa sorte, sucesso – e até mais!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */