Artesanato Decoração

Como fazer tonel personalizado: decore sua casa com barris incríveis!

A decoração e o DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) são artes que permitem a inovação e a demonstração da personalidade de cada um de nó. Aprender como fazer tonel personalizado, pátina ou pintura decorativa são exemplos de que tudo pode ter um jeito único.

Levando em conta as considerações de que os objetos, muitas vezes inusitados, sem utilidade, podem ser grandes aliados na decoração, vamos aprender como personalizar um tonel.

Você pode chamar de barril, tambor, não importa. Aquele tonel velho, abandonado em um canto, pode acabar se transformando em um móvel para a sua sala, por exemplo.

Personalizando um objeto, você o deixa com a marca da sua identidade, assim como acontece com os ambientes da sua casa ou escritório. Um pouco de você fica ali.

Seja de forma moderna, rústica ou exótica. A palavra de ordem é remodelar os barris do seu jeito. Você precisa saber o básico sobre como fazer tonel personalizado. O resto é com a sua criatividade.

Decoração sustentável é uma tendência?

Com certeza. Com esse tema cada vez mais difundido. Esse “boom” da sustentabilidade está ganhando espaço dia após dia. Isso faz com que as pessoas busquem na reutilização dos objetos, uma forma de contribuir para a despoluição do meio ambiente.

Ainda bem que um segmento bastante beneficiado com essa tendência é a decoração, pois nos permite executar criações incríveis. Essas criações passam por transformações consideráveis de tempos em tempos, melhorando ainda mais.

Primeiramente vieram os paletes de madeira customizados, patinados que iam se modificando aos poucos em prateleiras para fins diversos. Podiam servir de apoio decorativo de diversas formas, ou até mesmo como móvel principal do cômodo.

Agora desfrutamos da possibilidade de ter como fazer tonel personalizado. Sua inutilidade tornou-se coisa do passado. Já não precisam mais ser descartados em lixões ou utilizados como lixeiras.

O que antes certas empresas jogavam fora, hoje em dia serve como maneira alternativa de renda. Elas vendem para artistas, ateliers e para pessoas interessadas em aprender o DIY para aplicar em sua casa.

Essa ideia, além de interessante e inovadora, decora os ambientes de forma moderna, com designs ecléticos e versáteis. Além disso, gera novas opções de renda extra em um momento de crise que todo o país enfrenta.

Tem como fazer tonel personalizado com logos de marcas famosas?

Sim! Essa é uma das maiores tendências em termos de decoração. As marcas mais procuradas são:

  • Chanel Nº 5;
  • Jack Daniels;
  • Harley Davidson;
  • Tiffany;
  • Kombi;
  • Heineken;
  • Entre outras.

Não há dúvidas de que essa forma de decoração é bastante criativa. Além desses modelos é possível criar as suas próprias marcas. Para isso, basta buscar por pessoas que desenvolvam projetos de design.

Tem como fazer tonel personalizado como móveis para a casa?

Claro! Abaixo você vai aprender um passo a passo incrível de como fazer tonel personalizado deixando o ambiente de qualquer cômodo mais moderno.

Transformar o barril em um barzinho, uma mesinha de centro ou até mesmo uma mesinha de canto não tem segredo. Confira!

Materiais utilizados:

  • Tonel de ferro ou metal;
  • Lixa;
  • Tinta apropriada;
  • Adesivo com a arte que você queira;
  • Spray ou pincel;
  • Um pedaço de tecido;
  • Thinner;
  • Madeira.

Passo a passo:

  1. Faça uma higienização completa do seu tonel. Use os produtos de limpeza que tiver disponível: detergente, sabão líquido, etc.

O essencial é que você consiga eliminar todos os resíduos de gordura ou do que quer que se tenha armazenado nele anteriormente.

Logo em seguida, é preciso lavar bem e deixar secar para dar o início efetivo nos trabalhos. Caso haja ferrugens ou algo do tipo, deverá ser eliminado na próxima etapa.

  1. Lixe bem o tambor ou barril para que sua superfície não fique irregular. É importante que esteja 100% liso para uma boa cobertura da tinta.
  2. Comece pintando o seu tonel utilizando spray ou com a tinta apropriada para esse tipo de material.

Uma boa recomendação é o uso da tinta esmalte, pois vai aderir melhor na superfície. Use a cor desejada, mas preste atenção se for utilizar mais de uma cor.

O cuidado na hora de secar é essencial. Se for fazer formas, use fita adesiva nos locais escolhidos para dar forma à figura quando for pintar.

Em geral, não tem como fazer tonel personalizado com uma cara mais “profissional” sem dar duas ou mais demãos de tinta.

  1. Aguarde até que esteja totalmente seco.
  2. Se preferir, coloque algum rodízio embaixo do seu tambor para facilitar a locomoção, caso necessário.
  3. Na parte superior, fixe uma tábua fina de madeira, chapa ou vidro que servirá de tampo. A superfície deve ser maior que o diâmetro do seu “móvel” para dar um aspecto real de mesa.
  4. Finalmente, disponha os adesivos da forma que achar melhor e de acordo com o seu projeto, dando personalidade à sua mesinha.
  5. Prontinho! Agora você tem um novo elemento para compor os ambientes de sua casa de uma forma bem contemporânea!

É preciso ter algum cuidado específico com o tonel personalizado?

Não necessariamente. O tonel decorativo requer apenas alguns poucos cuidados básicos. Isso vai evitar ferrugens que vêm com o tempo ou devido à má utilização. Também resguarda uma boa aparência sempre!

Deixe sempre o seu tonel em um local seco, que seja coberto, para que a umidade natural não acelere o processo de enferrujamento. Outra dica é evitar batidas, quedas e arranhões para não amassar e manter a conservação.

Limpar regularmente também é imprescindível! Para isso, basta utilizar qualquer produto que tenha disponível em casa e que não agrida o meio ambiente, continuando, assim, com a onda da sustentabilidade em alta!

/* ]]> */