Precisando de um cantinho para trocar de roupa com mais conforto e praticidade? Sonhando com bijus, looks, sapatos e bolsas todos arrumados, cada um em seu lugar? Saiba hoje como fazer um closet – e realizar os seus desejos sem gastar uma fortuna.
Alguns projetos mais parecem decoração, e não armário, de tão modernos e bonitos. Ideia é o que não falta, de araras delicadas e charmosas a prateleiras inusitadas, caixas, quadros e itens descolados que originalmente não foram produzidos para essa finalidade.
A primeira dica é bem simples: anote o que você precisará colocar no closet. Faça um tipo de inventário, para que o planejamento do closet inclua tudo. Imagine o chato que seria criar um espaço e depois perceber que não tem como organizar tudo nele ou ele ficou apertado demais…
A forma e os itens do closet variam em função das peças que serão guardadas nele.
Por exemplo: você tem mais saia e vestido ou calça e shorts? Ou possui uma coleção incrível de sapatos? Ah! E não esqueça de itens como malas e acessórios.
Se você pode reservar um cômodo só para o closet, ótimo. Mas também dá para montar um no quarto mesmo. O segredo é aproveitar bem os espaços, de preferência reservando uma parte dele só para o closet, com cuidado para não prejudicar a circulação – de ar e de pessoas.
E mais: além de saber o que você tem, é bom medir o espaço no qual encaixará o closet. Com jeitinho e criatividade, até um canto do home office serve. E já pensou em aproveitar um armário ou estante vazada para usar como divisória que separa seu quarto do closet?
O formato em U do espaço é excelente para aproveitar bem a área de vestir. Reserve o lugar do espelho ou, se preferir, instale a peça na porta de um dos armários.
Quanto à luz, a dica é usar aquela que mostra o tom das roupas mais próximo do real. Isto é, a luz fria.
Caso o seu espaço seja pequeno, não desanime, pois é possível montar um closet no cômodo desde que sejam respeitadas certas medidas.
São elas: a profundidade média de 60 cm; área de circulação (de 70 a 85 cm) em frente ao armário; prateleiras e cabideiros (de 55 a 65 cm de profundidade); e 45 cm de profundidade para os sapatos.
Mais dicas sobre como fazer um closet
Quem não mora perto do mar, ou seja, não tem a maresia para estragar os metais, pode investir em closet aramado. É fácil encontrar hoje opções baratas e simples de módulos prontos e peças avulsas para montar você mesma o seu cantinho fashion.
Outra maneira de ter um closet é comprar um praticamente pronto em MDF. Você escolhe os módulos e prateleiras do jeito que quiser e encaixa tudo sem muito trabalho.
Um detalhe: araras ou prateleiras com varões para organizar as roupas precisam respeitar a distância de 1.90 cm do piso.
Aliás, guardar roupas nos cabides facilita bastante o acesso a elas, que ficam sempre prontas para usar, sem cheirinho desagradável. Para evitar poeira, use uma cortina.
Complete o seu closet com caixas organizadoras. Elas são perfeitas para miudezas e peças íntimas. Já as roupas dobradas ficam legais nas prateleiras.
O bom é que não falta material e modelo de closet para se inspirar! Madeira, alumínio, PVC; com vários compartimentos, mais simples… O que importa é atender às suas necessidades de praticidade, organização e, é claro, estilo. Afinal, o closet tem que ter o seu jeitinho, não é mesmo?
Então, capriche! Sucesso com o seu projeto como fazer um closet, e até breve!
Veja também:
- Closet pequeno: dicas e fotos para montar o seu
- Closet barato: dicas e fotos inspiradoras
- Modelos de closet: veja aqui como escolher o seu