Casa Decoração Organização

Como fazer um terrário? Confira aqui o passo a passo

O terrário é a solução ideal para dar um toque de natureza ao ambiente sem depender de ter espaço para um jardim ou coisa parecida. O pequeno “jarro” de plantas ainda por cima é prático, não requer muita manutenção.

Os terrários são perfeitos quando falta tempo para cuidar de plantas ou para quem mora em apartamento e tem acesso limitado à luz do sol. Quase todos eles ficam bem em ambientes com meia-sombra.

Estes objetos de decoração são charmosos e fáceis de criar; podem ficar na mesa, cabeceira da cama, criado mudo, nichos, estantes e vários outros cantinhos.

Geralmente, o terrário aberto é mais utilizado em décor; enquanto os fechados são aproveitados nas escolas para tratar de temas ligados a ecossistemas, por exemplo.

Eles lembram os minijardins, mas, ao contrário deles, os terrários são normalmente montados em vidro ou outro material transparente. Na verdade, para muita gente, minijardim e terrário é a mesma coisa…

De qualquer forma, você já deve ter visto essa pequena “floresta encapsulada” por aí. E agora vai aprender como fazer um terrário.

Lembrando que é preciso escolher plantas que ficam sempre pequenas, ok? Por razões óbvias… hehehe

Podem ser suculentas, pequenos cactos ou outra que você preferir.

Passo a passo do terrário

Anote aí os materiais necessários para fazer o seu lindo terrário!

• Recipiente de vidro, acrílico, cerâmica ou o que você tiver em casa
• Substrato preparado com 3 partes de terra vegetal, 2 de areia e 1 de perlita
• Cascalhos e pedrinhas
• Mudas de plantas – podem ser suculentas, mas escolha no tamanho adequado ao seu recipiente
• Adereços (conchas, areia colorida, personagens, bichinhos ou o que preferir). Use a criatividade!
• Ferramentas – se não tiver as convencionais, improvise com pincel, pinça longa e colheres de tamanhos variados, por exemplo

Veja como é fácil fazer o terrário:

Passo 1 – lave o recipiente com sabão para evitar fungos ou larvas. E deixe a peça secar por completo.

Passo 2– coloque uma camada fina com pedrinhas ou cascalhos no fundo. Isso permite a drenagem em caso de excesso de água, pois o recipiente não tem furos.

Passo 3 – visualize o cenário que deseja criar antes de inserir os demais itens. Assim, você não corre o risco de ter que desmontar tudo se mudar de ideia.

Passo 4 – tire as plantas dos vasos temporários, sempre com atenção para manter o máximo do torrão original de terra em torno da raiz. A medida ajuda a garantir que a planta tenha uma boa adaptação ao novo local.

Passo 5 – pressione suavemente o solo em volta do tronco depois de colocar as plantinhas, auxiliando na acomodação delas no terrário.

Passo 6 – é recomendável impedir que o solo fique exposto, para que a água não evapore rápido demais. Uma camada pequena de pedrinhas ou areia ajuda a proteger o local.

Passo 7 – por fim, a etapa mais divertida: enfeite seu terrário do jeito que achar mais interessante. Use mini-gravetos, tronquinhos, pedras, personagens, bolinhas coloridas, areia diferente e o que vier à sua cabeça.

Os modelos de recipiente ou vidro para terrário são um show à parte. Usando a imaginação, é possível aproveitar um aquário que está encostado sem utilidade para dar um formato retangular ao seu minijardim.

Dependendo do tamanho da peça, pode ter várias plantinhas ou até enfeites maiores para decorar a mini-floresta.

Se você anda sem tempo para se dedicar à jardinagem, que tal aproveitar o post de hoje e criar seu projeto verde para decorar o home office, quarto e muito mais?

Terrários são simples de montar e manter. E ainda servem de presentes inusitados para quem está de casa nova, por exemplo. Enfim, o que não falta é ideia…

Como fazer um terrário? Agora você já sabe! Mãos à obra…

Até breve…

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */