Artesanato

Como fazer velas artesanais para ter seu próprio negócio

Velas artesanais

Empreendedorismo é a palavra da vez. Uma tendência cada vez mais forte no Brasil. E se você está procurando uma forma de empreender, mas não sabe por onde começar, veja hoje como fazer velas artesanais.

Eventos diversos, casamentos, batizados, festas, formaturas, dia das mães, dos namorados, Natal, enfim, o que não falta é ocasião para ter lindas velas decorando o ambiente. Ou seja, mercado para vender tais produtos existe!

Sem dúvida, as velas são excelentes artigos ornamentais, têm uma boa saída, uma vez que valorizam os espaços, estão presentes em muitos lares e até ambientes comerciais, dependendo do décor deles.

Velas decorativas

Elas iluminam, embelezam e aromatizam, proporcionando uma sensação agradável, bem-estar e beleza.

Com aproximadamente R$300, é possível começar a fabricar velas. O orçamento é suficiente para adquirir 10 tipos de formas e uma pequena quantidade de cada ingrediente.

Aí, basta aproveitar aquele espaço sobrando em casa mesmo para trabalhar e atender às mais diversas necessidades dos consumidores.



Em geral, para produzir vela caseira, é preciso:

  • Colher de pau
  • Faca
  • Molde (cilíndrico ou no formato que preferir)
  • Panela ou recipiente de vidro
  • Parafina líquida
  • Pavios artesanais parafinados
  • Tabuleiro liso
  • Termômetro

Passo a passo de vela artesanal tradicional

Usando os ingredientes e objetos citados anteriormente, faça assim:

  1. Apure a parafina em uma panela em fogo médio (180ºC). Confira com o termômetro, ok?
  2. Mexa bem o produto até que ele fique denso. Mas quando a parafina começar a engrossar, abaixe o fogo.
  3. Tire a parafina do fogo e despeje-a no molde. E atenção: é importante que esta etapa seja feita com rapidez, pois o líquido vai esfriando e pode ficar duro logo.
  4. Corte o pavio artesanal de acordo com o comprimento do molde.
  5. Faça um pequeno furo na parafina com a faca e insira o pavio até alcançar o fundo do molde. Na parte superior, deixe 2 cm de sobra do pavio.
  6. Espere a vela secar por 24 horas. É necessário evitar qualquer atrito ou movimento no material. A dica é manter os moldes ainda no tabuleiro.
  7. Depois de um dia de secagem, desenforme a vela artesanal dando suaves batidas no molde, de preferência nas pontas e laterais dele, até que a peça saia naturalmente, aos poucos.
  8. Para cortar a vela, siga o padrão tradicional, que possui 15 cm de comprimento. Uma régua é útil nesse momento. Em seguida, com a faca, corte a vela sem fazer muita força, para não quebrar o objeto.
  9. Dê um toque especial criando uma pequena e charmosa embalagem de tecido ou saco plástico transparente.

Pronto, você já sabe como fazer velas artesanais e pode começar a comercializar seus produtos.

Velas artesanais de Natal

Mesmo que a venda de velas caseiras não seja o seu negócio principal, não deixa de ser uma opção interessante para conseguir uma renda extra – e quem sabe utilizar o lucro para completar o orçamento doméstico, adquirir um bem, fazer um curso ou viagem… e muito mais!

Além de não precisar de um mega investimento, os lucros costumam ser atraentes e você não precisa alugar uma loja (pelo menos não no começo) para colocar a fábrica em funcionamento.

Sabendo explorar o segmento e conquistar uma boa clientela, você vai longe!

Ah! Assim como no post sobre como fazer sabonetes artesanais, não custa reforçar:

  • Organize todo o material necessário antes de começar a produção.
  • Fique atenta (o) à segurança, já que muitas vezes ficará exposta (o) a produtos em altas temperaturas, objetos cortantes, fogão e panelas aquecidos etc.
  • Use avental, luvas, sapatos e óculos protetores.
  • Mantenha crianças e animais de estimação longe do seu local de trabalho.

Sucesso! Até o próximo post!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */