Beleza Cabelos

Como lavar cabelo fino: as melhores dicas

Como lavar cabelo fino

O cabelo fino pode ser chato e difícil de administrar. Todas sabemos que certas doenças, medicamentos, idade, hormônios e genes são os maiores culpados por trás da queda. No entanto, especialistas dizem que há coisas que fazemos diariamente que o deixa mais propenso a danos, quebra e precipitação. Entre esses fatores está a forma de como lavar cabelo fino.

Mas, aqui está a boa notícia: você pode fazer algo sobre isso. Só é preciso fazer alguns pequenos ajustes em alguns dos seus hábitos diários. Os melhores cabeleireiros revelam alguns dos erros mais comuns cometidos por pessoas com cabelos finos e o que fazer em vez disso.

Portanto, continue lendo esse texto para saber como lavar cabelo fino e também algumas dicas de como cuidar dele.

Cabelo fino

O cabelo fino é significativamente mais frágil do que o cabelo grosso e, portanto, precisa ser tratado com cuidado. Ter cabelos assim significa que os fios do seu cabelo são finos e lisos, em oposição a grosseiros e grossos. A magreza de cada fio é o que torna o cabelo fino propenso a quebra.

Se você notar que seu cabelo tem essas características e quer protegê-lo de danos, ajuste a maneira como escovar e como lavar cabelo fino. Também leve em consideração os produtos que você usa. Você descobrirá que, depois de algumas semanas, seu cabelo ficará mais forte e saudável.

Diferença entre cabelo fino e comum

O seu cabelo é fino quando o diâmetro de um único fio é menor que a média. Assim, mesmo que você tenha uma quantidade normal de cabelo na cabeça, vai aparentar que ele é mais ralinho. Enquanto isso, cabelos comuns ou grossos tendem a sempre dar a impressão de um couro com uma concentração maior de fios.

Por isso é fácil perceber a diferença entre os tipos de cabelo. Porém, muitas pessoas ainda não se dão conta que isso deve influenciar a forma de cuidar dos fios. O que funciona para algumas pessoas pode não dar certo para você e vice-versa; isso não significa que um é pior que o outro.



Como lavar cabelo fino

Como lavar cabelo fino pode ser diferente dos outros tipos

O cabelo fino é significativamente mais frágil do que o cabelo grosso e, portanto, precisa ser tratado com cuidado. Isso acontece porque ele tem muito mais facilidade de quebrar e de cair do couro cabeludo. Dessa forma o jeito de como lavar cabelo fino deve ser mais cuidadoso, bem como a forma de penteá-lo.

Enquanto isso, o cabelo grosso aguenta muito mais estresse. Se você tem esse tipo, sua rotina de cuidados deve ser bem mais focada em cuidar de sua rebeldia. Por ser mais forte, seu frizz também dá muito mais trabalho para ser controlado, além de ser difícil alisar ou cachear.

Dicas de como lavar cabelo fino

Já que vimos que é um tipo de cabelo que precisa de cuidados diferenciados, vamos dar algumas dicas de como fazer isso de forma saudável. Dessa forma, você vai aproveitar o melhor do potencial de seus fios.

1) Por conta da fragilidade de seus fios, manuseie-os suavemente quando estiver lavando. Molhe o cabelo completamente antes de aplicar o shampoo. Muitas pessoas apressam-se nesta etapa, mas é importante “varrer” a sujeira solta, o óleo e os poluentes antes de lavar.

2) Use um shampoo para encorpar e dar volume, feito especificamente para cabelos finos e ralos. Despeje uma porção de shampoo na mão, espalhe nas duas mãos e aplique no cabelo. Então, massageie o couro cabeludo suavemente com as pontas dos dedos, tomando cuidado para não arranhá-lo.

3) Enxágue bem e aplique o condicionador, se necessário, apenas nas extremidades do cabelo para evitar peso e oleosidade. Assim, seu cabelo vai poder continuar leve e livre quando estiver seco. No mais, não é necessário lavar mais de uma vez.

Produtos para cabelos finos

Lavar o cabelo tomando cuidado para não danificá-lo e preservar uma boa aparência para quando estiver seco é importante. Porém, se você quer um resultado ainda melhor, talvez seja interessante investir em alguns produtos. Por exemplo:

  • Mousse volumizador;
  • Gel texturizador;
  • Loção de ajuste.

Com eles, você pode evitar que seu cabelo fique com uma aparência enxuta e sem graça, encorpando os fios e dando textura.

Além disso, leia os rótulos ao comprar shampoo. Muitos deles contêm sodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate, substâncias sintéticas que criam espuma. Eles podem causar reações alérgicas e até mesmo queda de cabelo. Ao contrário do que muitos pensam, montes de espuma não são necessários para limpar o cabelo.

Como lavar cabelo fino

Outras dicas

Além de saber como lavar cabelo fino, é importante conhecer algumas outras dicas que podem contribuir para um cabelo melhor:

  1. Não amarrar o cabelo molhado, pois ele quebra mais fácil;
  2. Evitar usar muito óleo para cabelo;
  3. Colorir e dar luzes pode ajudar no volume;
  4. Lavar o cabelo com menos frequência;
  5. Evitar abusar das extensões.

Algo que pode ser contraditório, mas é importante: cortar as pontas e eliminar as partes ressecadas é essencial para manter seu cabelo com aparência cheia.

Além disso, algo bastante recomendado por especialistas é muito ligado à nutrição. Por isso, você pode reverter o estado do seu cabelo e torná-lo mais grosso e denso ao melhorar a sua alimentação diária. Comer mais proteína é algo relacionado à saúde do cabelo, uma vez que ele é majoritariamente feito dessa substância.

No entanto, o mais indicado é tomar vitaminas que promovam crescimento capilar e que sejam produzidas especialmente para você. Elas vão agir diretamente na raiz do problema e resolvê-lo de dentro para fora. Esse tipo de tratamento demora por volta de 3 a 4 meses para começar a dar resultados notáveis. Por isso, é importante não desanimar e continuar confiando no profissional que te acompanha.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */