Curiosidades

Como ler a bíblia corretamente?

Você já começou a ler a bíblia e não entendeu nada?

Bem, não se preocupe, isso acontece com a maioria das pessoas que pegam a bíblia pela primeira vez.

Ela não é um livro comum. É como se fosse uma biblioteca com 73 livros bem divergentes entre si, escritos por vários autores, em épocas e situações diferentes.

Ler a bíblia de qualquer jeito é uma perda de tempo, pois você logo desanimará e, o pior, não assimilará o conteúdo. Por isso, separamos neste post algumas dicas para você aprender a ler a bíblia corretamente e absorver todos os ensinamentos deste importante livro. Confira.

1. Não comece pelo Gênesis

Quando você abrir a bíblia, vai notar que o primeiro livro é o Gênesis.

E claro, quando começamos a ler um livro, devemos começar pelo início, certo?

Errado. Como dissemos, a bíblia não é como os demais livros e Gênesis definitivamente não é a melhor forma de começar a ler a bíblia. Geralmente pessoas que começam a leitura por ele, não conseguem passar do quinto livro.

O objetivo de quem quer ler a bíblia é a fé e os ensinamentos de Cristo. Portanto não faz sentido começar a leitura pelo Velho Testamento, que é bem pesado e cansativo para um leitor de primeira viagem.

2. Comece a ler a bíblia pelo Novo Testamento

new-testament

Então por onde devo começar?

A forma mais fácil de começar a ler a bíblia é através dos Evangelhos localizados no Novo Testamento.

Comece lendo o Evangelho de Marcos, que é de leitura rápida e fácil e descreve tudo que Jesus Cristo fez em sua jornada terrena. Depois, vá para o Evangelho de João, que relata as palavras ditas por Jesus.

Quando já estiver familiarizado com a vida de Cristo, leia os outros dois Evangelhos, Mateus e Lucas. Você vai ver como a leitura será leve e agradável!

3. As cartas de Paulo

Depois de conhecer a vida e os feitos de Jesus Cristo, antes de ir para o Velho Testamento, você pode folhear um pouco a bíblia e ler as cartas que Paulo enviou aos Romanos e aos Efésios.

Esses livros são inspiradores e lhe ensinarão a alegria do viver em Cristo, em uma existência que o ame e o honre.

Essa leitura também irá prepara-lo para o Velho Testamento.

4. O Velho Testamento: Gênesis

genisis

Agora está na hora de mergulhar no Velho Testamento através do primeiro livro: Gênesis.

A partir deste ponto, a leitura fica mais densa e o conteúdo é mais difícil de assimilar.

A criação, pecado, fé, dilúvio, temor e sacrifício são temas da história que você encontrará ao ler a bíblia a partir de Gênesis.

No começo pode parecer complicado, mas com força de vontade e dedicação, você assimilará tudo tranquilamente. E se tiver dúvidas, não hesite em perguntar para alguém que tenha mais entendimento da bíblia.

5. Pule alguns livros do Velho Testamento

Quando terminar o Gênesis, sugerimos que você pule alguns livros do Velho Testamento por serem de difícil compreensão e por descreverem muitas leis que podem desanimá-lo para continuar a leitura.

São eles o Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Não se prenda a eles, deixe-os para ler futuramente, quando você estiver com um entendimento maior da bíblia.

Para o Velho testamento, sugerimos o seguinte roteiro de leitura: leia o livro de Josué até Crônicas. Depois pule os livros de Isaias até Malaquias. Por fim leia os Salmos, Provérbios e Eclesiastes.

Neste primeiro contato com a bíblia, é importante que você faça anotações e tire sempre as dúvidas com pessoas com maior entendimento do livro sagrado. Após essa primeira jornada, você já estará preparado para ler a bíblia do Gênesis ao Apocalipse!

Você já leu a bíblia? Conta pra gente como foi sua experiência nos comentários!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */