Curiosidades

Como ler símbolos das etiquetas de roupas?

Saber como ler símbolos das etiquetas de roupas é uma habilidade que poucos dominam. Para muitas pessoas, os ícones representados nas etiquetas continuam sendo um código secreto e misterioso.

Conhecer os significados destes símbolos é importante para garantir a limpeza, a conservação e a durabilidade das roupas. Com atenção e interesse é possível memorizar estas orientações e assim preservar a beleza e funcionalidade de suas roupas por mais tempo.

Confira as informações que separamos para você aprender de uma vez por todas como ler símbolos das etiquetas de roupas e nunca mais passar raiva por falta de saber o que aqueles desenhinhos significam. Depois de entender você vai pensar: porque não aprendi isto antes?

Símbolos das etiquetas de roupas: lavar

O aprendizado sobre como ler símbolos das etiquetas de roupas deve começar pela representação que normalmente inicia a sequência de instruções das etiquetas: a lavagem. O principal símbolo que orienta como deve ocorrer a lavagem é a tina, ou balde para muitos.

O desenho da tina indicará informações sobre o tratamento que deve ser dado à roupa durante a lavagem e também a temperatura máxima da água durante este procedimento. O nível suavidade (ou centrifugação) da lavagem também é indicado nesta representação: quando aparece dois traços abaixo da tina, significa que o processo deve ser muito suave; se há apenas um traço abaixo da tina o processo deve ser suave; e quando não há traço nenhum significa que o processo de lavagem deve ser normal.

Outros indicativos importantes são:

– Símbolo da tina com água: significa que a roupa pode ser lavada à mão ou máquina;



– Símbolo de uma mão dentro da tina: significa que a roupa só pode ser lavada manualmente;

– Símbolo de um X sobre a tina: significa que é proibido lavar à água.

Símbolos das etiquetas de roupas: alvejar

O triângulo é o grande aliado de quem quer aprender como ler símbolos das etiquetas de roupas na hora de compreender as instruções sobre o alvejamento dos tecidos. Ele é o símbolo que indica a maneira correta de realizar o procedimento sem correr o risco de prejudicar a roupa.

Etiquetas que apresentam um triângulo totalmente branco indicam que o tecido pode receber qualquer tipo de alvejante. Também é possível encontrar etiquetas no qual dentro do triângulo aparecem as letras “CL”, isto também indica a permissão do uso de alvejante à base de cloro.

Quando o tecido não pode entrar em contato com nenhum tipo de produto alvejante a etiqueta da roupa apresentará um triângulo cortado por um X, alguns fabricantes podem fazer a mesma advertência utilizando um triângulo preto, porém o mais comum é o símbolo com X.

Um triângulo riscado é a indicação de que o tecido pode receber alvejante, desde que ele contenha apenas oxigênio e não tenha nada de cloro.

Símbolos das etiquetas de roupas: secar

Outro desenho fácil de memorizar para aprender como ler símbolos das etiquetas de roupas é o quadrado. Ele é o símbolo do processo de secagem das roupas e indica informações como a temperatura da água, o uso ou não de secadora e a posição que a roupa deve ficar disposta.

Sempre que aparecer um círculo dentro do quadrado, a informação refere-se ao tambor de secagem da máquina. É importante estar atento à estas orientações para não estragar a roupa. Quando aparecer a combinação de um círculo dentro de um quadrado e eles estiverem sobrepostos por um X isto significa que é proibido secar a roupa em máquinas.

A temperatura dentro do tambor é indicada por pontos dentro do círculo: um ponto significa que a temperatura dentro do tambor deve ser mínima. Já dois pontos dentro do círculo significam que a temperatura deve ser máxima para alcançar a secagem adequada.

A posição que a roupa deve permanecer para secar é indicada através de traços dentro do quadrado. O quadrado que contenha um traço horizontal indica que a roupa também deve ser pendurada nesta posição.

A secagem na vertical e feita pelo método de gotejamento é representada por três traços também posicionados na vertical. Já a secagem em varal é indicada através de um quadrado no qual dentro dele aparece um semicírculo, em formato de U. Finalmente, a secagem à sombra é representada por um quadrado com linhas no canto superior esquerdo.

Símbolos das etiquetas de roupas: passar

O símbolo mais fácil de compreender quando se quer aprender como ler símbolos das etiquetas de roupas é o desenho que representa o processo de passar roupas: o ferro de passar. Compreendendo este simbolismo sua vida na lavanderia ficará mais tranquila e segura.

O desenho do ferro indica a maneira de utilizar tanto o ferro doméstico quando o método de secagem por prensagem, utilizando ou não o vapor. Dentro do desenho do ferro a quantidade de pontos existentes indicará a temperatura máxima que o tecido consegue resistir.

Quando houver dentro do símbolo do ferro apenas um ponto isto indicará que a temperatura máxima durante a secagem deve ser de no máximo 110 graus. Dois pontos dentro do ferro indicam 150 graus de temperatura máxima e três pontos dentro do desenho representam que o tecido resiste até 200 graus de temperatura.

Tecidos muito delicados, que não podem ser passados com ferro recebem o símbolo de um ferro riscado por um X. Nesta situação, resta buscar outras maneiras menos agressivas de tirar o amassado da roupa ou simplesmente assumir o formato “despojado” do tecido.

Símbolos das etiquetas de roupas: limpar a seco

Para completar o aprendizado sobre como ler as etiquetas de roupa é importante conhecer a simbologia que orienta a limpeza a seco das roupas. Este processo é representado por um símbolo dentro do qual, principalmente letras informam que tipo de produtos podem ser utilizadas para a secagem do tecido.

Quando o círculo estiver cortado por um X a advertência é grave e não deve ser ignorada: isto significa que o tecido não pode passar pelo processo de limpeza a seco.

A letra A dentro do círculo indica que o tecido pode ser seco com a utilização de todos os tipos de solventes.  A existência da letra F dentro do círculo significa que o tecido pode passar por secagem com produtos que utilizem hidrocarboneto. Já a letra P dentro do círculo demonstra que a secagem pode ocorrer com produtos compostos por hidrocarboneto ou percloroetileno.

Um círculo com um traço abaixo demonstra que o processo de secagem do tecido sofre restrições quanto ao uso da água, temperatura e/ou centrifugação. Neste caso, é bom verificar se o fabricante oferece maiores detalhes de como o tecido deve passar pela secagem.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */