Casa Limpeza

Como limpar a casa com eficiência? Veja dicas aqui!

Parece fácil… basta pegar a vassoura, um balde com água e sabão, um paninho e pronto. É só começar a limpeza da casa. Verdade, complicado não é, mas com algumas dicas, o seu cantinho pode ficar ainda mais bonito e agradável, sem muita perda de tempo. Confira:

• Arrume logo a cama ao levantar. Se necessário, troque lençóis e demais peças. É uma forma de deixar o quarto pronto em um piscar de olhos e espantar a vontade de voltar a dormir.

• Aproveite para abrir as janelas, deixar a casa arejar durante no mínimo 1 hora.

• Antes de colocar a mão na massa, ou melhor, na vassoura, organize seus materiais de limpeza. Divida os produtos em cestos e por setor: banheiro, cozinha, sala e quartos.

Assim, você economiza seu tempo (e energia), em vez de ir várias vezes à lavanderia pegar o que esqueceu.

• Divida também a limpeza por partes. Por exemplo, nas janelas, vá primeiro nas esquadrias, com um aspirador de pó e, depois, pano umedecido com limpador de uso geral. Faça movimentos de cima para baixo.

• A próxima etapa é o vidro. Capriche no pano úmido em toda a superfície, dentro e fora. Um pano seco no final evita manchas.

• Tarefa seguinte: retire o pó de móveis e objetos, não esquecendo de alcançar todos os lados. Rodapé, tomadas e interruptores não podem ficar de fora, ok?

• É hora de tirar a poeira do chão. De preferência, com aspirador seguido de pano umedecido com limpador multiuso.

Este passo a passo serve tanto para os quartos quanto para a sala!

limpeza-da-sala

• Recolha o lixo do banheiro, retire toalhas, tapetes e objetos. Comece a limpeza pela área de banho; esfregue (nesta ordem): azulejos, box e piso, utilizando esponja com detergente para remover a gordura acumulada.

• Passe uma escova no vaso sanitário e higienize o assento com desinfetante ou mistura de água e vinagre branco. A dica é usar uma esponja ou pano para limpeza exclusivamente para o banheiro.

Nada de aproveitar os mesmos acessórios para limpar outros locais. Evite a contaminação por bactérias.

• Armários, utensílios e espelhos ficam impecáveis com pano umedecido com limpador de uso geral. E com aquele velho e bom truque do pano seco no espelho para ele não manchar.

• Limpe todo o piso de área do banheiro, coloque tudo no lugar e siga para o outro cômodo, a cozinha.

Mother and daughter cleaning in the kitchen

Como limpar a cozinha?

O melhor jeito de otimizar o seu tempo é começar pela louça. Lave tudo, enxugue e guarde cada item em seu devido lugar.

Próximo passo: limpe janela e vidros com pano umedecido com limpador de sua preferência – sem esquecer do pano seco para finalizar.

Com uma esponja ou pano, limpe os armários utilizando detergente neutro, enxaguando o objeto e repetindo o procedimento sempre que achar necessário, até remover todos os resíduos do produto.

É hora de limpar detalhadamente fogão, forno, micro-ondas, geladeira e demais eletrodomésticos.

Dê o toque final com a limpeza do chão da cozinha – primeiro retirando as sujeirinhas com aspirador ou vassoura, se preferir; esfregue o piso e passe o pano umedecido.

Agora é com você! Como limpar a casa sem complicação e perda de tempo? Siga as dicas de hoje!

Até breve com muito mais…

Sobre o autor

Fatima