Bolsa e sapato. Uma dupla poderosa no look feminino. E se for de couro, então, melhor ainda! Conheça agora os segredinhos para limpar bolsa de couro:
- Tons claros como bege e branco podem ser limpos com sabão neutro. O de coco, por exemplo, é uma boa pedida! Aplique o produto com auxílio de um pano úmido. Depois, remova os resíduos e seque a bolsa de couro por completo.
- Também há quem recomende bicarbonato de sódio, esfregando o pó com uma flanela limpa, para limpar o couro branco ou claro (bege), além de vinagre e água. Mas, jamais utilize produtos químicos!
- Se o couro é escuro, um pano de úmido a seco já resolve. Em seguida, aplique um pouco de óleo de amêndoas ou vaselina em uma gaze e passe na bolsa, lustrando o acessório para dar brilho e hidratar.
- Como limpar bolsas de couro com adereços de metal (fivelas, aplicações ou correntes)? Primeiro, faça de tudo para que os enfeites não entrem em contato com a água. E passe um pano seco para lustrar as ferragens. Simples assim!
- Jamais coloque sua bolsa de couro em máquina de lavar! Se for realmente preciso lavar a peça, use balde, água e sabão. A forma antiga é a melhor forma de preservar o acessório.
- Caiu comida, molho ou coisa parecida? Passe sabão neutro e esfregue a bolsa gentilmente, com movimentos suaves, removendo o produto com um pano úmido. Na maioria das vezes, isso já resolve o problema, nem é necessário lavar toda a bolsa.
- Quando sua bolsa de couro pegar chuva, o recomendado é deixá-la secar na sombra, de preferência em lugar arejado, para combater a umidade sem prejudicar a qualidade do produto.
- Para manter o couro de sua bolsa, aplique uma cera específica, de preferência em pasta. Ela é melhor que a líquida, porque hidrata e deixa uma película que ajuda a impermeabilizar a superfície.
- Depois de passar a cera, espere a bolsa secar e lustre o couro para finalizar o trato. Use um pano limpo macio ou uma escova de cerdas macias. O lustre não é só uma questão estética. Ele faz diferença na boa manutenção do couro.
Cuidados para evitar as manchas
Ok, você aprendeu como limpar bolsa de couro. Porém, como muita coisa na vida, bom mesmo é prevenir manchas e outros problemas.
Por isso, mantenha a beleza de sua bolsa evitando deixá-la perto de produtos químicos ou outros compostos que possam vazar e, assim, acabar danificando o couro.
Manchas de gordura, óleo, maionese, batom, entre outras, são muito difíceis de remover. Portanto, mantenha sua bolsa de couro longe destes itens.
E cuidado ao usar roupas escuras com bolsas claras. Com a proximidade e o tempo, o atrito da roupa é capaz de deixar marcas na sua bolsa.
Na hora de guardar sua bolsa de couro, evite acomodá-la pendurada. O ideal é ter prateleiras reservadas exclusivamente para cada peça. Mas, gavetas espaçosas também são boas opções para prevenir deformidades e demais prejuízos ao material.
O importante é deixar as bolsas de couro de forma que não amassem, que possam ficar de pé, longe da umidade e, é claro, do risco de esfarelar.
Se preferir, reserve alguns cabideiros para guardar as bolsas mais utilizadas diariamente, deixando as peças de pouco uso em local arejado, de maneira organizada e sem contato com a poeira.
Sabe aquele enchimento que vem na bolsa quando a compramos e que a gente joga fora? Ele serve para evitar que o item perca sua forma ou adquira aspecto amassado. Fica a dica: não jogue o enchimento fora na próxima vez!
Aí, é só curtir sua linda bolsa de couro sempre que precisar. Sucesso e até breve!