Casa Limpeza

Como limpar caixa de gordura com segurança

Limpar caixa de gordura

O nome já diz tudo! É nesta caixa que a água da cozinha passa deixando a gordura despejada nas pias, antes de seguir para a rede de esgoto. O papel dela é filtrar o líquido oleoso produzido nas residências e comércios.

Com o acúmulo de gordura na caixa, surge um tipo de “bola de sujeira” que não passa mais pelo cano, provocando problemas no próprio compartimento e até entupimento da rede de esgoto.

Por isso, é importante usar a caixa de gordura do jeito certo e limpá-la de vez em quando. Caso contrário, o escoamento da água passa a ficar lento, acontece o transbordamento, surge o mau cheiro e o risco de infestação de insetos.

Antes de começar a limpeza, espere a água esfriar – caso você use água quente em casa; aguarde 10 minutos depois de esvaziar a água residual da lava-louças ou da pia. Então, coloque luvas de borracha e remova a tampa da caixa de gordura. Quer saber mais? Vem comigo!

• Deixe uma vasilha ao lado (um balde de lixeira, por exemplo) para colocar a sujeira retirada.

• Se a caixa de gordura já estiver entupida, cuidado ao utilizar objetos pontudos para liberar o fluxo, pois eles costumam perfurar os canos. Aí, já viu… é capaz de aparecer um problema extra: o vazamento. Ninguém merece! Vá com calma…

• Removeu tudo que prejudicava o funcionamento da caixa de gordura? Então, jogue dentro dela 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente. Limpeza concluída. Pode fechar a tampa.



É claro que existem empresas especializadas que realizam a limpeza ou desentupimento da caixa de gordura com equipamentos e produtos químicos apropriados. Mas, podendo evitar gastos, que mal tem, concorda? Porém, em casos mais complicados, é quase impossível fugir da conta.

Portanto, não deixe a situação ficar crítica. Para evitar o entupimento da caixa de gordura, fique atento ao seguinte:

 É interessante que a caixa de gordura esteja em linha reta com a pia da cozinha para facilitar a limpeza do cano em caso de obstrução.
 Curvas nas tubulações favorecem o entupimento. Evite-as!
 Mecanismos de sifão servem para reter as impurezas e permitem resolver facilmente qualquer congestionamento.
 Evite jogar o óleo de cozinha diretamente na pia. O ideal é coletar o produto em recipientes para descartá-lo de maneira adequada, que não prejudique o meio ambiente e nem a sua caixa de gordura.
 Restos de comida devem ser despejados na lixeira o quanto antes. Quando eles descem pelo ralo da pia causam diversos transtornos.
 Procure fazer manutenção e limpeza da sua caixa de gordura a cada 6 meses.

É bom lembrar: a gordura que você removeu da sua caixa também deve ser descartada em local apropriado ou acabará entupindo a rede de esgoto.

Mitos sobre como limpar caixa de gordura

limpar-caixa-gordura

Tem sempre uma história curiosa (ou até perigosa) envolvendo a limpeza da caixa de gordura. Uma delas é a respeito do refrigerante, que teria o poder de desentupir o compartimento. Mas, a verdade é que a bebida apenas ajuda a desmanchar os restos de comida.

Como você viu acima, água quente faz parte do método de limpeza. No entanto, não faz todo o trabalho sozinha. Na dúvida, é só reler os tópicos anteriores.

Tem gente que não dispensa a soda cáustica nos serviços mais pesados, ou melhor, sujos… A dica é ter muito cuidado com o produto! Sua composição é fortíssima, capaz de corroer os canos. Ou seja, pode causar danos mais graves.

De certa forma, a soda cáustica até auxilia na limpeza da caixa de gordura, mas não consegue remover crostas grudadas no cano, por exemplo.

Espero que as dicas de como limpar a caixa de gordura sirvam para deixar o seu lar ou comércio sempre com bom aspecto e sem cheiros desagradáveis.

Boa sorte e até breve!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */