Casa Limpeza

10 dicas de como limpar ferro de passar

Como limpar ferro de passar

Como limpar ferro de passar roupa é uma questão que nos fazemos sempre nos piores momentos: geralmente é na hora que estamos atrasadas e temos de sair correndo que percebemos que o ferro precisa ser limpo.

Normalmente o ferro fica sujo por conta de fibras das roupas que ficam nele. Com isso elas vão queimando e por isso fica preto.

Aqui te mostraremos alguns truques bem simples e fáceis para quando isso acontecer novamente. Não deixe de testar em casa.

1 – Como limpar ferro de passar usando água e bicarbonato de sódio

Faça uma mistura de água com bicarbonato de sódio, com as proporções de 1 medida de água e 2 de bicarbonato.

Com o ferro frio e desligado, passe a mistura no ferro e esfregue com o auxílio de um pano.

Antes de ligar o ferro, tenha atenção para que não tenha ficado líquido no ferro, principalmente nos buraquinhos da saída de vapor, caso seja o caso do seu ferro.

Encha todo o seu ferro com água, caso ele seja de vapor. Ligue o ferro e o coloque na temperatura máxima. Passe um pano para que toda a sujeira saia.



2 – Água e vinagre

Com um copo de água e um copo de vinagre branco, você também poderá limpar seu ferro.

Misture os dois líquidos e passe no ferro. Limpe-o em seguida com um pano limpo. Isso fará com que a sujeira saia.

Caso não adiante, ligue um pouco o ferro. Com o pano úmido na mistura, repita o procedimento. Tenha cuidado para não queimar a mão.

3 – Detergente

Basta misturar um pouco de detergente com água. Entretanto, precisará de mais paciência, pois esse é um dos métodos mais ineficientes em limpar o ferro.

Lembre-se de retirar todo o detergente depois para que não danifique suas vestimentas.

Tenha cuidado com o tecido que usará o ferro de passar. Nunca esqueça de ler corretamente a etiqueta para não danificar sua roupa. Para fazer esta leitura corretamente, não deixe de clicar aqui.

Como limpar ferro de passar

4 – Pasta de dentes

Outro ingrediente que pode limpar facilmente o seu ferro é a pasta de dentes. Como um de seus componente é o bicarbonato de sódio, também poderá fazer uma boa limpeza.

Basta que você use um pano ou até mesmo uma escova velha e esfregue o seu ferro de passar roupa. Não utilize muito, pois poderá mancha-lo. Assim que terminar de esfregar, passe um pano úmido quantas vezes for necessário até que não reste mais resíduos.

5 – Vela

Um dos métodos mais antigos para limpar os ferros de passar roupa é com o uso de uma vela.

Normalmente essa técnica serve para quando o instrumento está sujo após passar roupas sintéticas como, por exemplo, roupas utilizadas para ir na academia. Apesar de não ser recomendado, algumas pessoas podem optar por passa-las.

A vela deve ser usada no ferro com ele minimamente limpo. Para isso, passe um pano com água e espere secar. Em seguida, ligue o ferro.

Pegue um pedaço de vela de parafina, a vela comum utilizada nos dias em que falta energia. No ferro ainda quente, passe a vela.

Depois, utilize uma camiseta velha de algodão para limpar o ferro. Basta somente passar a roupa.

Caso ainda permaneça sujo, faça novamente.

6 – Palha de aço

Você pode usar o famoso Bombril (palha de aço) para limpar o seu ferro também. Entretanto, isso pode danificar o seu ferro. Irá acabar riscando.

Essa é uma opção não muito indicada. Deve ser feita somente algumas vezes, pois irá danificar seriamente o seu ferro.

7 – Açúcar e detergente

Se você ainda quer outra opção de como limpar ferro de passar roupa, também pode usar esses dois ingredientes.

Você deve fazer uma pasta com esses dois elementos. Ligue o ferro por um tempo e depois desligue.

Quando estiver morno, você deve passar a pasta com o auxílio de um pano úmido. Depois, limpe novamente com outro pano úmido com água.

8 – Limão

Outro ingrediente simples que pode te auxiliar em como limpar ferro de passar roupas é o limão. Usado sempre para temperar as saladas e alguns alimentos, o limão pode retirar as sujeiras indesejadas.

Primeiro aperte o suco de um limão em um copo. Depois, jogue esse suco no ferro. Com ele desligado, passe o fero em um pano que pode ficar sujo.

Em seguida, passe vinagre com água no ferro com um pano. Assim, a sujeira sairá e seu ferro estará como novo.

Lembre-se sempre de verificar se as roupas estão devidamente limpas. Caso não, isso também pode interferir no seu ferro.

Para saber como tirar manchas de maquiagem da roupa, não deixe de clicar aqui.

Caso sofra com manchas de mofo, leia aqui como se livrar delas.

Como limpar ferro de passar

9 – Como limpar ferro de passar à vapor com limpeza automática

Alguns produtos possuem a característica de serem auto-limpantes.

Entretanto, isso não acontece sozinho. Para que ele se limpe, é necessário que você encha o compartimento destinado a água do vapor. Depois, ligue o ferro na maior temperatura.

Assim que alcançar a temperatura máxima, leve o ferro até um local que possa ser molhado e que possa ser sujo. Clique no botão de limpeza e o ferro fará o serviço. Aguarde até todo o vapor e água saírem com cuidado para não se queimar.

Em seguida, aguarde o ferro esfriar e passe um pano para retirar as últimas sujeiras que acabaram ficando.

Não deixe que a água fique parada no ferro por muito tempo, pois isso pode ser prejudicial para o seu aparelho. Caso não use sempre, lembre-se de secar seu ferro.

10 – Como limpar ferro de passar de cerâmica queimado

Um dos ferros que mais ficam sujos é o de cerâmica. Apesar de terem facilidades para passarem a roupa, normalmente costumam ficar sujos, podendo interferir na qualidade das vestimentas.

Para isso, tenha um desodorante roll-on em mãos e passe no ferro. O ferro não pode estar quente, caso contrário, poderá causar algum acidente.

Depois, passe um pano limpo para retirar o excesso que pode ter ficado do desodorante.

E pronto! Agora você já sabe como limpar ferro de passar de cerâmica sem maiores problemas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */